Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
A noção de Antigo Regime foi sendo construída ao longo da Revolução Francesa e representava tudo aquilo pelo que os revolucionários deveriam lutar.
Em outubro de 2012, morreu em Londres, aos noventa e cinco anos de idade, um relevante historiador do mundo contemporâneo. Ele foi autor de obras que se tornaram clássicas, como a Era das Revoluções e a Era dos Extremos, nas quais ele buscou abordar a história a partir de uma visão marxista, balizada em exaustivas pesquisas. Assinale a opção correspondente ao nome desse historiador.
Tony Judt
Isaac Deutscher
Giovanni Arrigh
Marc Bloch
Eric Hobsbawm
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
Os philosophes iluministas fundamentaram o discurso dos revolucionários, sendo considerados, por isso e por suas ações revolucionárias contra a patronagem dos nobres e a distribuição de cargos na administração real, os pais fundadores da Revolução.
Atualmente, é generalizada a impressão de que ocorre, na Síria, uma guerra civil que repercute de modo negativo na política internacional. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A União Europeia apoia o governo sírio por temer uma possível influência russa na região.
A Síria é uma tradicional aliada dos EUA no Oriente Médio.
O regime democrático em vigor na Síria é destoante das outras ditaduras presentes na região.
A histórica inimizade entre Síria e Irã tem gerado profundas tensões geopolíticas.
A Síria integra o grupo xiita que se opõe a Israel, ao Egito e às monarquias árabes sunitas.
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
Grande parte dos revolucionários radicais de 1789 eram iluministas fracassados, ou seja, pessoas atraídas a uma carreira de letras pelo sucesso dos philosophes, mas que não conseguiam se estabelecer na República das Letras, tal como ocorreu com o jornalista radical Jean-Paul Marat.
O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem
o enrijecimento das fronteiras e o impedimento ao livre comércio.
a ausência do Estado nas atividades econômicas e a ampla circulação de ativos financeiros.
a fragilidade dos mercados financeiros e a restrita circulação de capitais.
a defesa retórica e a prática de medidas protecionistas.
o domínio do conhecimento e as inovações tecnológicas.
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
História - História Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Além das repercussões na Europa, a invasão napoleônica na península Ibérica teve importantes consequências na América colonial. Entre elas, é correto afirmar que:
a presença francesa na península fez com que as colônias espanholas, na América, se unissem em apoio à legítima monarquia espanhola.
a derrota da monarquia espanhola por Napoleão permitiu a fragmentação da América espanhola emdiversas monarquias.
a queda do rei espanhol contribuiu para o sucesso das lutas que conduziriam à independência das áreas colôniais espanholas naAmérica.
os franceses apoiaram a independência das colônias espanholas e, por isso, em todo o continente, do México à Argentina, os novos países adotaram o modelo republicano.
na América espanhola, as populações locais se dividiram, uma parte apoiando os franceses, a outra, o rei espanhol, disso resultando várias guerras civis no continente.
O modelo político adotado durante o Segundo Reinado (1840-1889) foi, por muitos historiadores, denominado de parlamentarismo às avessas. Ao usar o termo, os historiadores estão enfatizando que:
o Imperador escolhia o Presidente do Conselho de Ministros que, então, formava seu gabinete e depois recebia, ou não, a aprovação do parlamento , invertendo a ordem do parlamentarismo usado em países como a Inglaterra.
o Imperador definia a composição do parlamento, designando previamente o número de cadeiras para cada partido, e com isso, o Presidente do Conselho de Ministros já estaria definido antes das eleições.
o Imperador não tinha influência na escolha de representantes do poder executivo ou legislativo, tornando o modelo parlamentar brasileiro or iginal e diverso de out ros modelos parlamentares exercidos ao longo do século XIX.
a fraude eleitoral impedia que o modelo parlamentar fosse exercido no país de forma correta. Os resultados eram manipulados gerando gabinetes às avessas, ou seja, contrários à vontade da maioria.
o partido vencedor das eleições escolhia, entre os seus parlamentares, um representante para servir como Primeiro-Ministro e encarregado de formar o Conselho de Ministros, cabendo ao Imperador ratificar essa decisão do parlamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...