Questões sobre História Geral

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Com o intuito de desconstruir discursos historiográficos baseados em percepções semelhantes à que o texto se refere, a História Cultural valoriza

  • A.

    a escrita desse tipo de história por especialistas nativos, capazes de descrever sua cultura de maneira neutra e fiel.

  • B.

    o entendimento da cultura estrangeira a partir da comparação cultural e avaliação de seu grau de desenvolvimento.

  • C.

    a compreensão do sentido que as representações e valores culturais têm para os povos que os produziram.

  • D.

    os estudos que reconheçam os encontros culturais como processos naturais e inevitáveis, independentemente de eventuais interesses políticos.

  • E.

    a investigação de abordagem positivista, que oferece uma compreensão literal e objetiva de uma determinada cultura.

Observe o mapa com atenção.

Considerando o contexto histórico em que se insere, o mapa permite identificar

  • A.

    uma das grandes imigrações voluntárias dos povos africanos na época moderna.

  • B.

    um dos maiores movimentos populacionais forçados da história da humanidade.

  • C.

    o grau de conhecimento tecnológico da indústria naval europeia no século XV.

  • D.

    um dos mais intensos intercâmbios comerciais entre os americanos e os africanos.

  • E.

    o sistema triangular de comércio adotado pelos portugueses no século XVII.

Segundo a autora, o estudo sobre os intercâmbios na África subsaariana, embora seja vasto e complexo, deixa à mostra as raízes

  • A.

    dos diferentes tipos de escravidão desenvolvidos no continente africano a partir do empobrecimento das classes de mercadores no século XIV.

  • B.

    da ideia de que, antes da chegada dos portugueses, existia na África povos que viviam em “tribos” ou “etnias” em estágio cultural civilizado.

  • C.

    das justificativas para a arbitrariedade e opressão presentes nas relações estabelecidas entre ocidentais e africanos desde o século XV.

  • D.

    da existência de uma África branca com características mais próximas das ocidentais e uma África negra, separadas pelo deserto do Saara.

  • E.

    do movimento político-ideológico do pan-africanismo, cujos desdobramentos fazem-se ainda presentes em todos países do continente africano.

O estudo da circulação desses produtos, mediante os enfoques propostos pela história da alimentação, permite

  • A.

    compreender que ao longo do processo colonizatório ocorreram significativas trocas culturais, ainda que a relação de forças políticas entre metrópoles e colônias fosse completamente desigual.

  • B.

    verificar que a exportação de produtos tropicais ocorreu em virtude de hábitos culturais já arraigados na Europa, como o consumo de alimentos baratos, tubérculos e frutas.

  • C.

    perceber que os hábitos e costumes do Novo Mundo foram impostos à Europa pelos governos das metrópoles ibéricas.

  • D.

    entender o uso da publicidade no início da Era Moderna, uma vez que o comércio intenso e a propaganda criaram necessidades artificiais, como o consumo de café e especiarias.

  • E.

    constatar que a finalidade da colonização do Novo Mundo se restringia ao plantio de alimentos para a população europeia.

Considere as seguintes afirmações sobre a colonização espanhola no continente americano e a colonização inglesa no território então denominado “Treze Colônias”.

I. Ambas tiveram como base estrutural o sistema de plantation, a produção de gêneros tropicais para exportação e administração local subordinada às respectivas Coroas.

II. A Igreja Batista e a Igreja Anglicana tiveram papel fundamental em ambos os processos colonizatórios.

III. Enquanto o trabalho livre e a servidão por contrato foram frequentes nas regiões norte e central das Treze Colônias, o trabalho compulsório predominou em sua região sul e na América Espanhola.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Considere os dados estimados:

A interpretação dos dados acima e o conhecimento da história da Conquista da América nos permitem afirmar que

  • A.

    o Império Inca sobreviveu à conquista espanhola, razão pela qual o quéchua figura hoje como uma das línguas oficiais do Peru e da Bolívia.

  • B.

    a grande população que havia na atual região do México e da América Central comprova o grande fluxo migratório da América do Sul para o Norte.

  • C.

    os povos da região da atual Colômbia ofereceram pouca resistência ao processo da conquista, visto que não possuíam riquezas minerais e eram dóceis.

  • D.

    a conquista espanhola, no período em questão, causou um grande massacre dos povos ameríndios, com destaque para a região central do continente.

  • E.

    a mortandade dos ameríndios resultou do contato natural entre as tribos e foi parte inevitável do processo civilizatório.

Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38

A transformação mencionada no texto, de que o tempo da fábrica se sobrepôs ao tempo da natureza, decorre, entre outros fatores,

  • A.

    do crescimento urbano decorrente da crise do Feudalismo.

  • B.

    da Segunda Revolução industrial, que possibilitou o desenvolvimento das fábricas.

  • C.

    da divisão e especialização do trabalho, vinculada ao modo de produção industrial.

  • D.

    do controle exercido sobre o proletariado pelos governos fascistas.

  • E.

    do fim da escravidão, que causou a exploração do trabalho remunerado.

Considere a figura.

Um forte símbolo iconográfico associado aos comunistas é o da foice e do martelo cruzados. Essa representação remete a uma concepção de processo revolucionário que, segundo seus formuladores, para ser iniciado, deveria contar com a

  • A.

    união entre proletários e camponeses contra a burguesia.

  • B.

    destruição do Estado pelos trabalhadores oprimidos, de todas as categorias.

  • C.

    ação individual dos trabalhadores rurais e urbanos, sem a mediação de partidos.

  • D.

    aliança internacional de países industrializados e agrários para o desenvolvimento global.

  • E.

    organização de sindicatos rurais e urbanos que assumiriam o lugar do Estado.

Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado

  • A.

    à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.

  • B.

    à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.

  • C.

    à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.

  • D.

    ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.

  • E.

    à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.

Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual

  • A.

    os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.

  • B.

    a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.

  • C.

    a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.

  • D.

    a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.

  • E.

    a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.

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