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Com o intuito de desconstruir discursos historiográficos baseados em percepções semelhantes à que o texto se refere, a História Cultural valoriza
a escrita desse tipo de história por especialistas nativos, capazes de descrever sua cultura de maneira neutra e fiel.
o entendimento da cultura estrangeira a partir da comparação cultural e avaliação de seu grau de desenvolvimento.
a compreensão do sentido que as representações e valores culturais têm para os povos que os produziram.
os estudos que reconheçam os encontros culturais como processos naturais e inevitáveis, independentemente de eventuais interesses políticos.
a investigação de abordagem positivista, que oferece uma compreensão literal e objetiva de uma determinada cultura.
Observe o mapa com atenção.
Considerando o contexto histórico em que se insere, o mapa permite identificar
uma das grandes imigrações voluntárias dos povos africanos na época moderna.
um dos maiores movimentos populacionais forçados da história da humanidade.
o grau de conhecimento tecnológico da indústria naval europeia no século XV.
um dos mais intensos intercâmbios comerciais entre os americanos e os africanos.
o sistema triangular de comércio adotado pelos portugueses no século XVII.
Segundo a autora, o estudo sobre os intercâmbios na África subsaariana, embora seja vasto e complexo, deixa à mostra as raízes
dos diferentes tipos de escravidão desenvolvidos no continente africano a partir do empobrecimento das classes de mercadores no século XIV.
da ideia de que, antes da chegada dos portugueses, existia na África povos que viviam em tribos ou etnias em estágio cultural civilizado.
das justificativas para a arbitrariedade e opressão presentes nas relações estabelecidas entre ocidentais e africanos desde o século XV.
da existência de uma África branca com características mais próximas das ocidentais e uma África negra, separadas pelo deserto do Saara.
do movimento político-ideológico do pan-africanismo, cujos desdobramentos fazem-se ainda presentes em todos países do continente africano.
O estudo da circulação desses produtos, mediante os enfoques propostos pela história da alimentação, permite
compreender que ao longo do processo colonizatório ocorreram significativas trocas culturais, ainda que a relação de forças políticas entre metrópoles e colônias fosse completamente desigual.
verificar que a exportação de produtos tropicais ocorreu em virtude de hábitos culturais já arraigados na Europa, como o consumo de alimentos baratos, tubérculos e frutas.
perceber que os hábitos e costumes do Novo Mundo foram impostos à Europa pelos governos das metrópoles ibéricas.
entender o uso da publicidade no início da Era Moderna, uma vez que o comércio intenso e a propaganda criaram necessidades artificiais, como o consumo de café e especiarias.
constatar que a finalidade da colonização do Novo Mundo se restringia ao plantio de alimentos para a população europeia.
Considere as seguintes afirmações sobre a colonização espanhola no continente americano e a colonização inglesa no território então denominado Treze Colônias.
I. Ambas tiveram como base estrutural o sistema de plantation, a produção de gêneros tropicais para exportação e administração local subordinada às respectivas Coroas.
II. A Igreja Batista e a Igreja Anglicana tiveram papel fundamental em ambos os processos colonizatórios.
III. Enquanto o trabalho livre e a servidão por contrato foram frequentes nas regiões norte e central das Treze Colônias, o trabalho compulsório predominou em sua região sul e na América Espanhola.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Considere os dados estimados:
A interpretação dos dados acima e o conhecimento da história da Conquista da América nos permitem afirmar que
o Império Inca sobreviveu à conquista espanhola, razão pela qual o quéchua figura hoje como uma das línguas oficiais do Peru e da Bolívia.
a grande população que havia na atual região do México e da América Central comprova o grande fluxo migratório da América do Sul para o Norte.
os povos da região da atual Colômbia ofereceram pouca resistência ao processo da conquista, visto que não possuíam riquezas minerais e eram dóceis.
a conquista espanhola, no período em questão, causou um grande massacre dos povos ameríndios, com destaque para a região central do continente.
a mortandade dos ameríndios resultou do contato natural entre as tribos e foi parte inevitável do processo civilizatório.
Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38
A transformação mencionada no texto, de que o tempo da fábrica se sobrepôs ao tempo da natureza, decorre, entre outros fatores,
do crescimento urbano decorrente da crise do Feudalismo.
da Segunda Revolução industrial, que possibilitou o desenvolvimento das fábricas.
da divisão e especialização do trabalho, vinculada ao modo de produção industrial.
do controle exercido sobre o proletariado pelos governos fascistas.
do fim da escravidão, que causou a exploração do trabalho remunerado.
Considere a figura.
Um forte símbolo iconográfico associado aos comunistas é o da foice e do martelo cruzados. Essa representação remete a uma concepção de processo revolucionário que, segundo seus formuladores, para ser iniciado, deveria contar com a
união entre proletários e camponeses contra a burguesia.
destruição do Estado pelos trabalhadores oprimidos, de todas as categorias.
ação individual dos trabalhadores rurais e urbanos, sem a mediação de partidos.
aliança internacional de países industrializados e agrários para o desenvolvimento global.
organização de sindicatos rurais e urbanos que assumiriam o lugar do Estado.
Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado
à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.
à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.
à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.
ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.
à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.
Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual
os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.
a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.
a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.
a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.
a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.
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