Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na virada dos anos 80 e 90 do século passado, aprofundou-se a globalização econômica, ao tempo em que o chamado socialismo real entrou em verdadeiro colapso. Com relação ao quadro histórico contemporâneo do mundo, julgue os itens subsequentes.
A globalização praticamente fechou o mercado mundial ao restringi-lo às grandes potências econômicas, como os Estados Unidos da América, o Japão e a Alemanha.
A Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, foi possível graças à existência de várias precondições, como
minas de metais preciosos nas colônias inglesas africanas.
percepção positiva do conceito de revolução, após a ruptura entre a monarquia e o papado (século XVI).
importação de matérias-primas, a exemplo da lã.
suprimentos de energia, provenientes das jazidas de carvão mineral.
O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que
desconheciam a escrita.
viviam em cavernas.
eram socialmente desorganizadas.
desprezavam a vida civilizada.
Considerando a imagem acima, que apresenta o Partenón, em Atenas, monumento que se tornou símbolo da civilização grega antiga e, em grande medida, berço dos valores da sociedade ocidental, assinale a opção que explica a função desse edifício nas estruturas políticas e sociais do século IV a.C.
Abrigava a assembleia dos cidadãos, dos representantes da elite política grega.
Transformado em academia de intelectuais, tornou-se o local de formação dos grandes filósofos.
Concebido como templo, contribuía para definir a identidade da cidade.
Era utilizado como espaço de discussão e trocas comerciais.
A Idade Média é um período cronológico, cujo nome decorre
das dificuldades dos historiadores em encontrar documentos que ajudassem a elucidar os fatos dessa época, também denominada Idade das Trevas.
da impossibilidade de se definir corretamente a organização feudal, segundo seus aspectos políticos e econômicos, preferindo-se recorrer à ideia de idade do meio.
da influência aristotélica sobre os filósofos escolásticos, que recorreram ao princípio da virtude do meio-termo ou equilíbrio para definir a época marcada pelo controle social da igreja católica.
do fato de esse período mediar dois outros momentos da História mais valorizados pela tradição política ocidental: o Império Romano e o Estado Moderno.
As palavras do rei, citadas acima, revelam ao historiador que, naquele momento, havia
um sentimento de abandono político que enfraquecia o monarca.
uma percepção de que a crise poderia ser solucionada pela via reformista.
uma noção clara de que a situação se encaminhava para a revolução.
um problema de governabilidade a ser resolvido pela intervenção estrangeira.
Considerando-se a história da América Latina, é correto afirmar que os autores do texto acima referem-se
à crescente homogeneização da produção agrícola para atender às demandas industriais e aos padrões de consumo.
ao peso econômico e social da agricultura, embora a política estivesse, antes de 1930, sob o controle das elites urbanas.
às transformações nas estruturas sociais agrárias que afetaram as lógicas de distribuição de riqueza no campo.
ao fenômeno urbano que exerceu poder de atração sobre a população e provocou a mecanização da agricultura.
O regime militar, instaurado no Brasil em 1964, afetou negativamente a cidadania, e, no que diz respeito aos direitos civis, proibiu
a livre organização sindical.
a criação de novos partidos políticos.
a liberdade de expressão.
as eleições diretas para presidente da República.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o Renascimento e o surgimento de uma nova visão de mundo no contexto histórico de crise do feudalismo medieval, julgue os itens de 41 a 52.
O Renascimento dos séculos XV e XVI foi um amplo movimento de renovação cultural que, iniciado na Itália, disseminou-se por outras regiões europeias e teve no antropocentrismo uma de suas características essenciais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o Renascimento e o surgimento de uma nova visão de mundo no contexto histórico de crise do feudalismo medieval, julgue os itens de 41 a 52.
Ao destacar as rupturas, referindo-se ao momento das grandes descobertas ultramarinas, o texto remete, entre outras possíveis interpretações, à afirmação de uma cultura humanística sobre a visão teocêntrica que caracteriza a cultura europeia no período medieval.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...