Lista completa de Questões de História da ACCESS Seleção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Como objeto de diferentes leituras, os textos luteranos produziram outras tantas significações: um novo ideal ético-religioso para alguns, uma clara indicação para outros, dos caminhos que mais convinham, por exemplo, às burguesias urbanas ou, em outra ordem de idéias, aos senhores e príncipes alemães.
(Falcon)
Assinale a alternativa correta.
A Reforma, embora começando revolucionária, tornou-se reacionária ao rejeitar o absolutismo, buscando substituir a Igreja Católica no domínio sobre os camponeses.
Para os adeptos da Contra-Reforma, a visão pagã do homem, o culto do corpo humano, o individualismo e o amoralismo expandiram-se em função das idéias e práticas humanistas.
Após um início vitorioso, os tempos ficaram mais difíceis para os protestantes, pela incompatibilidade entre suas idéias e o absolutismo monárquico.
O conhecimento das práticas corruptas do clero, mais do que transformações materiais técnicas e ideológicas, agrediu o profundo moralismo dos reformadores.
A Contra-Reforma representou a coexistência com o fato consumado do relativo sucesso de Lutero e a solidificação dos interesses feudais, em resistência ao verdadeiro inimigo: o calvinismo, defensor da ética capitalista.
Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que consideravam vítimas da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.
(Hobsbawn)
Assinale a alternativa correta sobre o fascismo, o nazismo e o neonazismo.
Esses movimentos não produziram uma doutrina, por se basearem na emoção e no irracionalismo.
O fascismo italiano teve em comum com o nazismo o nacionalismo, o anticomunismo e o antiliberalismo, enquanto o neonazismo é evidentemente racista.
O racismo, fundamental no nazismo, esteve ausente do fascismo italiano, e no neonazismo é ocasional, de acordo com o crescimento ou a retração das correntes migratórias nas últimas décadas.
O nazismo alemão e o seu racismo, longe de ser irracionalista, baseou-se na ciência, buscando apoio na eugenia e nas últimas constatações da genética.
O neonazismo é um fenômeno transitório da globalização e não tem sido combatido pelos governos ocidentais devido à sua capacidade limitada de produzir danos à democracia e aos direitos individuais.
Argumentava-se que a dispersão da população por um território tão vasto, combinada com o livre acesso à terra, encarecia a mão-de- -obra, dificultava a obtenção de braços para a agricultura, além de entravar a civilização.
(Ilmar R. Mattos)
Analise as afirmações seguintes, sobre as leis de protecionismo, propriedade e mão-de-obra.
I. O protecionismo de 1844 viabilizou a ampliação da receita do Estado imperial, gerando, todavia, controvérsias com o governo britânico ao elevar tarifas aduaneiras.
II. As pressões britânicas contra o tráfico intercontinental de escravos visavam à constituição de um mercado consumidor formado de ex-escravos e a encarecer, pela alta dos preços dos cativos no tráfico interno, o açúcar brasileiro concorrente do açúcar britânico antilhano.
III. A vinculação da Lei Eusébio de Queirós à Lei de Terras não era somente temporal, pois visava à criação de uma reserva de trabalhadores livres, mais sujeitos aos interesses dominantes das fazendas, após o fim do tráfico atlântico.
Assinale:
se somente a afirmação I estiver correta.
se somente a afirmação II estiver correta.
se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
se somente as afirmações I e III estiverem corretas.
se somente as afirmações II e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa correta sobre as Revoluções Inglesas do século XVII.
A obstinada tentativa dos Stuarts de impor a unidade religiosa chocou-se com o fortalecimento da gentry e da burguesia urbana, já hostis às regulamentações e privilégios impostos pelo absolutismo.
O problema religioso foi o fator mais atuante que opôs os calvinistas ao absolutismo anglicano na Revolução Puritana.
Mais do que a satisfação dos desejos de uma burguesia ainda incipiente, a Revolução Puritana buscava intensificar os cercamentos e controlar os diggers, originados pelo êxodo rural e muito violentos.
A questão dinástica, principal fator da Revolução Gloriosa de 1688, foi resolvida pela dinastia de Orange, de grande prestígio entre os burgueses.
O princípio iluminista segundo o qual o rei reina, mas não governa foi adotado quando da vitória da Revolução Puritana, e o radicalismo que suscitou resultou na decapitação do monarca.
A expansão era tudo e, sendo a superfície do mundo limitada, o grande objetivo da humanidade contemporânea devia ser tomar tantos pedaços do mundo quantos fosse possível.
(Cecil Rhodes)
Assinale a alternativa correta a respeito da relação entre a expansão imperialista e a Primeira Guerra Mundial.
Não havia lealdade a acordos nem posições imutáveis: as alianças e os projetos em cada região eram alterados de acordo com a emergência dos interesses de cada Estado imperialista, agravando os conflitos diplomáticos e militares.
A expansão imperialista britânica foi impulsionada pela industrialização acelerada da Alemanha, nos primeiros anos após a unificação.
A expansão imperialista estimulou as alianças militares e diplomáticas internacionais, a fim de evitar conflitos armados graves.
O assassinato do arquiduque austríaco expressou a maior importância que a Inglaterra dava à Macedônia do que aos seus aliados na região.
A necessidade de proteção de seus interesses imperialistas no México, na América Central e nas Antilhas diante da concorrência européia retardou a entrada dos Estados Unidos na guerra.
Analise as afirmações seguintes:
I. Pelo fato de ser o faraó identificado ao Deus, primeiro Hórus, depois Ra, mais tarde Aton, a organização política do Egito Antigo caracteriza-se como uma monarquia absoluta de direito divino.
II. As prerrogativas de os faraós, por serem de origem familiar, abrangerem o domínio sobre os camponeses e os aspectos financeiro e fiscal, tanto a título privado como para o Estado, autorizam a caracterização do seu poder como de natureza feudal.
III. A servidão coletiva dos camponeses nas comunidades de aldeia e a prestação de serviços à comunidade dominante de sacerdotes, militares e funcionários caracterizam o Egito antigo como modo de produção asiático.
Assinale:
se somente a afirmação I estiver correta
se somente a afirmação II estiver correta.
se somente a afirmação III estiver correta.
se somente as afirmações I e II estiverem corretas
se somente as afirmações I e III estiverem corretas.
Analise as afirmações seguintes sobre a organização sociopolítica de Esparta. I. Os hilotas eram os escravos do Estado cujo trabalho contínuo isentava os espartanos de qualquer atividade produtiva direta, permitindo-lhes o exercício da política e a prática militar integral. II. Os cidadãos – os iguais – eram iguais em direitos, economicamente auto-suficientes, como resultado dos casamentos entre os espartanos e os abastados periecos. III. A gerúsia era o conselho de anciãos ou senado, composto por maiores de 60 anos, que em Esparta tinham direito de veto sobre as decisões da Apela ou Assembléia. Assinale:
se somente a afirmação I estiver correta.
se somente a afirmação II estiver correta.
se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
se somente as afirmações I e III estiverem corretas.
se somente as afirmações II e III estiverem corretas.
O comércio de mercadorias de luxo através da fronteira rapidamente produziu uma crescente estratificação interna dentro das tribos germânicas: para comprar bens dos romanos, os líderes tribais vendiam o gado, ou faziam incursões sobre outras tribos, capturando escravos para exportar aos mercados romanos.
(Perry Anderson)
Assinale a alternativa correta a respeito das transformações originárias das relações entre romanos e germanos.
Entre o sistema pastoril e aldeão germânico e o militarmente poderoso escravismo romano, somente seria possível um tipo de relação: o conflito armado que originou o poder imperial.
O confinamento dos germanos para além das fronteiras, onde deviam combater os hunos e outras invasões, impediu a continuidade dos intercâmbios com os romanos.
A interrupção das relações de cordialidade de Roma para com os germanos provocou as invasões de vândalos e visigodos, desde o século II.
O intercâmbio entre romanos e povos germânicos produziu influências sociais, culturais, políticas e ideológicas que modificaram as instituições germânicas e contribuíram para a formação das instituições feudais.
A mescla de instituições romanas e germânicas somente ocorreu após a queda do Império e a formação dos reinos bárbaros.
No entanto, tudo empurrava o movimento fidelista na direção do comunismo, desde a ideologia social-revolucionária daqueles que tinham probabilidades de fazer insurreições armadas de guerrilha até o anticomunismo apaixonado dos Estados Unidos na década de 1950 do Senador McCarthy.
(Hobsbawn)
Assinale a alternativa correta sobre a Revolução Cubana.
A quase totalidade da esquerda latino-americana migrou para a chamada linha chinesa, cuja origem agrária defensora da luta armada inspirou o movimento que alcançava o sucesso em Cuba.
Os movimentos de esquerda reforçaram suas teses terceiro- -mundistas e antiimperialistas favoráveis à guerra revolucionária, especialmente em seu modelo foquista.
A Revolução Cubana tornou-se a alternativa ao chamado socialismo real que, na década de 1950, desiludira os revolucionários de todo o mundo.
Nas condições históricas objetivas de Cuba, como o domínio imperialista e a injustiça da concentração fundiária, a revolução foi, desde o início, impulsionada pela firmeza ideológica comunista dos revolucionários Castro e Guevara.
O fracasso francês na Indochina e as dificuldades dos americanos no Vietnã foram os fatores que, pelo exemplo, impulsionaram a Revolução Cubana.
Os textos abaixo caracterizam a organização do império brasileiro (1822 1847). A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A fase de organização do império brasileiro, do ponto de vista político-administrativo, abrange períodos bem distintos.
II. A sociedade brasileira, economicamente, modificou-se apenas nos aspectos exteriores, pois, estruturalmente, continuou agroexportadora de base escravista.
III. A Constituição de 1824 estabelecia, para os cidadãos, direitos e garantias individuais de acordo com os princípios liberais, mas as populações indígena e escrava, no entanto, foram excluídas do conceito de cidadão.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...