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A contribuição mais substantiva da aprendizagem da História é propiciar ao jovem situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Como decorrência direta disso está a possibilidade efetiva do desenvolvimento da capacidade de apreensão do tempo enquanto conjunto de vivências humanas, em seu sentido completo. O______________________, compreendido nessa complexidade, utiliza o _________________________, institucionalizado, que possibilita referenciar o lugar dos momentos históricos em seu processo de sucessão e em sua simultaneidade.
Completa corretamente a sequência o expresso ordenadamente em:
Tempo histórico; tempo cronológico
Tempo cronológico; tempo histórico
Tempo histórico; tempo geológico
Tempo geológico; tempo histórico
A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, possibilita ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades. (...) As concepções políticas e as referentes às ações humanas nos espaços público e privado, assim como as relações homem-natureza, estão sendo modificadas. Os paradigmas científicos que sustentavam as bases fundamentais dessas concepções estão sendo questionados e colocados em cheque pelas realidades que glorificam o novo tecnológico, mas não solucionam problemas antigos, como as desigualdades, preconceitos, dificuldades de percepção do outro e as diversas formas de convivência e de estabelecimento de relações sociais. A difusão da racionalidade da ciência não acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, permanecendo crenças religiosas diversas, muitas vezes contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias.
A respeito do ensino de História na Educação Básica, analise as afirmativas colocando (V) paras a verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) No que se refere ao conhecimento histórico escolar, os currículos atuais são indicativos das transformações paradigmáticas do campo que envolve o conhecimento histórico como um todo.
( ) As aproximações entre a História ensinada e a produção acadêmica têm se intensificado a partir do final dos anos setenta, estabelecendo relações muitas vezes profícuas, mas que apontam para as dificuldades de consensos e ou definições simplificadas sobre os conteúdos e métodos de ensino.
( ) O debate historiográfico tem sido intenso, com abordagens diversas sobre antigos temas e inclusão de novos objetos que constituem as múltiplas facetas da produção humana e que se sustentam em uma pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos.
( ) A história social e cultural tem se imposto de maneira a rearticular a história econômica e a política, possibilitando o surgimento de vozes de grupos e de classes sociais antes silenciados.
( ) A produção historiográfica, no momento, busca estabelecer diálogos com o seu tempo, reafirmando o adágio que toda história é filha do seu tempo, mas sem ignorar ser fruto de muitas tradições de pensamento.
A sequência correta encontrada é:
V-F-V-V-V
F-V-V-V-V
V-V-V-V-V
V-V-F-V-F
É importante frisar a contribuição da história para as novas gerações, considerando-se que a sociedade atual vive um presente contínuo, que tende a esquecer e anular a importância das relações que o presente mantém com o passado. Nos dias atuais, a cultura capitalista impregnada de dogmas consumistas fornece uma valorização das mudanças no moderno cotidiano tecnológico e uma ampla difusão de informações sempre apresentadas como novas e com explicações simplificadas que as reduzem aos acontecimentos imediatos.
No que se refere ao assunto abordado acima, é INCORRETO afirmar:
O direito à memória faz parte da cidadania cultural e revela a necessidade de debates sobre o conceito de preservação das obras humanas.
A constituição do Patrimônio Cultural e sua importância para a formação de uma memória social e nacional sem exclusões e discriminações é uma abordagem necessária a ser realizada com os educandos.
Introduzir na sala de aula o debate sobre o significado de festas e monumentos comemorativos, de museus, arquivos e áreas preservadas, é irrelevante a compreensão do papel da memória na vida da população.
Ao sintetizar as relações entre as durações e a constituição da memória e da identidade sociais o ensino de História pode favorecer o redimensionamento do presente na continuidade com os processos que o formaram e a construção de identidades com as gerações passadas.
Considerando os conceitos estruturadores da História, analise as afirmativas abaixo:
I. O passado pode ser definido como uma série de eventos que tiveram lugar num momento anterior àquele que a consciência das pessoas identifica como momento presente.
II. O passado está intrinsecamente relacionado com o presente, e é nele que os historiadores, na prática de seu ofício de reconstituir o passado ou construir o conhecimento histórico, encontram as lentes com que olham para o passado.
III. O passado é, portanto, uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana. IV. O passado pode ser utilizado como padrão para determinadas sociedades que procuram reproduzir ou conservar em seu cotidiano as velhas formas do viver.
Estão corretas:
Somente I e II
Somente I, II e III
Somente I, III e IV
Todas as afirmativas
Governou o país por 15 anos, de 1930 a 1945, usufruía forte poder, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde. O trecho refere-se a:
Campos Sales.
Getúlio Vargas.
Floriano Peixoto.
Eurico Gaspar Dutra.
A respeito do assunto abordado acima, analise as afirmativas:
I. O Brasil, Colônia, Império e República, teve historicamente, no aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje.
II. O Decreto nº 1.331, de 17 de fevereiro de 1854, estabelecia que nas escolas públicas do país não seriam admitidos escravos, e a previsão de instrução para adultos negros dependia da disponibilidade de professores.
III. O Decreto nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878, estabelecia que os negros só podiam estudar no período noturno e diversas estratégias foram montadas no sentido de impedir o acesso pleno dessa população aos bancos escolares.
IV. Após a promulgação da Constituição de 1988 o governo federal sancionou, a Lei nº 10.639/88-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma.
V. Em 21 de março de 2008, foi criada a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e instituiu a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Estão corretas:
Somente I, II e III
Somente II, III e V
Somente IV e V
Somente I, III, IV e V
A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente e legalmente apoiada, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. No entanto para que tudo isso se concretize é necessário, EXCETO:
A mudança nos discursos, raciocínios, lógicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente construir o mito da democracia racial na sociedade brasileira.
A adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
Que se questionem relações étnico-raciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de uma sociedade hierárquica e desigual.
A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No que concerne ao currículo, dentro deste contexto, é correto afirmar:
É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano.
É preciso ter clareza que o Art. 26A acrescido à Lei 9.394/1996 provoca unicamente a inclusão de novos conteúdos relacionados a africanidade.
A autonomia dos estabelecimentos de ensino para compor os projetos pedagógicos permite que se valham do apoio direto ou indireto de estudiosos e do Movimento Negro, com os quais estabelecerão canais de comunicação, encontrarão formas próprias de incluir nas vivências promovidas pela escola, inclusive em conteúdos de disciplinas, as temáticas em questão.
Caberá, aos exclusivamente dos diretores de ensino prover as escolas, seus professores e alunos de material bibliográfico e de outros materiais didáticos, a fim de evitar que questões tão complexas, tanto na formação inicial como continuada de professores, sejam abordadas de maneira resumida, incompleta, com erros.
Fernand Braudel retomando as reflexões de Mac Bloch sobre a uração, incorporou os fundamentos antropológicos do estruturalismo de Lévi-Strauss e da História das flutuações econômicas, notadamente de Labrousse, que abrangia amplos espaços e estudos demográficos em larga escala. Bradeal, ao pensar a duração como fundamento da problemática histórica, preocupou-se em situar e delimitar com precisão os diferentes ritmos e níveis que a integram. Para ele, a relação das sociedades com duração é o ponto específico da investigação histórica. Os fatos históricos tem uma duração distinguível em três ordens que não se diferenciam mecanicamente pelas medidas de tempo, como as categorias menos de um ano, a cada século, mais de um século. Em relação a essas ordens relacione as colunas:
Assinale a alternativa correta:
1-2-3
3-2-1
1-3-2
2-3-1
Os debates e discussões sobre meio ambiente ou ecologia que visam à educação ambiental parecem pouco familiares nas salas de aulas de História. Tratar de um tema que aborda as relações da história com o meio ambiente pode provocar certo estranhamento, como se a história estivesse invadindo um território alheio. Quando, no entanto, situamos as diversas problemáticas ambientais, podemos perceber como muitos dos temas abordados são também familiares às ciências humanas e como as aproximações entre a sociedade e o meio ambiente possibilitam enriquecimento mútuo entre as áreas das ciências da natureza e as ciências humanas. Sobre o tema abordado analise as afirmativas abaixo.
I. O termo história ambiental passou a ser utilizado por alguns historiadores engajados nos movimentos ambientalistas de seus países, notadamente os norte-americanos.
II. Donald Worsters foi um destaque entre os historiadores envolvidos em movimentos ambientalistas.
III. A história do meio ambiente no Brasil fortaleceu-se com a contribuição de um norte-americano, o brasilianista Warrem Dean, que em meados dos anos 80 se dedicou a analisar a relação entre sociedade e o meio ambiente no Brasil.
Estão corretas:
Somente I e II
Somente I e III
Somente II e III
Todas as afirmativas
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