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A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.
Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55
Na República Velha, o voto secreto garantia a lisura das eleições.
Tendo o texto acima como ponto de partida com relação aos aspectos nele evocados, julgue os próximos itens.
O regime militar inaugurado em 1964 levou o Brasil a estreitar parceria política e ideológica com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Julgue os itens a seguir, que abordam aspectos da evolução histórica das instituições museológicas.
A formação de coleções privadas de objetos, prática conhecida como colecionismo, foi uma característica da Alta Idade Média européia, quando os grandes senhores feudais reuniam preciosas coleções de livros, mapas, porcelanas, instrumentos musicais, moedas, armas etc. A exibição pública de tais tesouros era praticada habitualmente a fim de reafirmar o poder e a riqueza daqueles senhores.
No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências
acompanhou os movimentos mundiais e propiciou uma visão crítica da ciência.
adotou, quase que exclusivamente, métodos construtivistas, em todo o período, facilitando a compreensão da ciência enquanto pesquisa.
trouxe muitas atividades práticas para a sala de aula e abandonou o livro didático como instrumento de orientação dos currículos.
foi fortemente influenciado pela abordagem comportamentalista, com uma leve transição para o cognitivismo, devido ao contexto político ditatorial.
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.
Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55
A Revolução de 1930 foi particularmente ativa no Ceará, sepultando definitivamente as oligarquias locais.
Tendo o texto acima como ponto de partida com relação aos aspectos nele evocados, julgue os próximos itens.
Enquanto perdurou o regime militar, o Congresso Nacional esteve fechado.
Julgue os itens a seguir, que abordam aspectos da evolução histórica das instituições museológicas.
O conceito de museu dinâmico surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos da América. Essa expressão foi cunhada para definir aquela instituição que, além de abrigar obras de arte, arquivos, espécimes raros do mundo mineral, vegetal e animal, passou a oferecer serviços educacionais, atividades para grupos infantis e juvenis, ateliês de criatividade, mostras periódicas, mostras circulantes, concertos de música, desfiles de moda, ciclos de debate etc.
Acerca da história cultural, assinale a opção correta.
A história cultural narra o fato imutável, tal como realmente aconteceu.
As relações entre a história cultural e a micro-história resultam em uma singularidade do aprofundamento do processo explicativo e, por conseguinte, em uma única resposta possível para cada situação dada.
O documento desempenha um papel pouco relevante na história cultural.
A representação é uma categoria central da história cultural
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.
Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55
Com Vargas, o Brasil iniciou sua moderna industrialização, cujo símbolo foi a Companhia Siderúrgica Nacional.
Tendo o texto acima como ponto de partida com relação aos aspectos nele evocados, julgue os próximos itens.
O êxito do Plano Cruzado na luta contra a inflação garantiu a reeleição do presidente José Sarney
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