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Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Militarismo, expansionismo e totalitarismo foram algumas das principais características do regime nazista.
Um dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente
abandonar a noção genérica e homogênea de índio, concepção que ignora a diversidade que sempre existiu entre os numerosos grupos indígenas.
fixar o estudo dos índios no passado, centrando-se sua participação nos séculos iniciais da colonização portuguesa.
compreender que as culturas indígenas estão paralisadas no tempo, imunes a acontecimentos e a situações que as transformem.
fazer uso da intensa documentação escrita produzida pelos povos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, vinculase às circunstâncias geradas pela Segunda Guerra Mundial.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque constituiu-se no símbolo da Crise de 1929.
No Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história
passou a ser elemento central no currículo escolar, com carga horária superior à das demais disciplinas, com o claro objetivo de fazer desse conhecimento instrumento de apologia ao regime político autoritário vigente.
transformou o ambiente escolar, fazendo da sala de aula autêntico laboratório de pesquisa, livre de cerceamento à atuação dos docentes e dos alunos, aos quais eram abertas as fontes documentais produzidas pelo Estado.
desprezava os assuntos relativos ao país, voltando-se para o exame da denominada História Mundial e, mais enfaticamente, para a até então desconhecida História da América.
perdeu muito de sua autonomia no currículo escolar, visto que, ao ser reduzido a Estudos Sociais, perdeu o seu conceito de produção de conhecimento, por meio de métodos próprios, e a sua essência de questionamento crítico da realidade brasileira.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Por ser ditador, o Vargas do Estado Novo levou o Brasil a alinhar-se com os países do Eixo.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Dois grandes blocos marcaram a Segunda Guerra Mundial: o Eixo (Itália, Alemanha e Japão) e os Aliados (Estados Unidos da América (EUA), União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e Inglaterra).
Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque
insurgiu-se contra o poder metropolitano e proclamou a independência da capitania de Mato Grosso em meados do século XVIII.
defendeu a liberdade dos indígenas que viviam na região de Mato Grosso, recusando-se a escravizá-los e a permitir que outros o fizessem.
delimitou definitivamente a fronteira oeste de Mato Grosso, ao vencer os espanhóis em três sucessivas batalhas.
descobriu ouro nas margens do rio Coxipó, em 1719, marco inicial do povoamento da região de Cuiabá.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiram no contexto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em dezembro de 1996, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional. Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas em história, assinale a opção que não se enquadra nas propostas formuladas pelos PCN.
Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.
Relativizar as diversas concepções de tempo e formas de periodização cronológica.
Situar as diversas produções da cultura em seus respectivos contextos históricos.
Valorizar a memória social e eliminar o sujeito individual na construção do saber histórico.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.
Após o fracasso da mineração, a colonização do Brasil centrou-se na agroindústria açucareira.
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