Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

A interdisciplinaridade contribui para o estudo histórico dos episódios, mas é claramente prejudicial quando se trata de examinar “o tempo demorado e preguiçoso das civilizações”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por volta de 1872, a região Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) possuía apenas 2,2% da população brasileira e o contingente de escravos representava não mais que 7,8% do conjunto de seus habitantes. Diante desses números, é correto afirmar que a região

  • A.

    apresentava-se como área de fronteira aberta e que a transição do trabalho escravo para o livre nessa região antecedeu ao fim da escravidão no país.

  • B.

    era relativamente bem povoada, fenômeno que se explica pela atração exercida pelo extrativismo mineral e pelo grande número de trabalhadores cativos.

  • C.

    estava dominada pela monocultura do mate, que atraía levas de imigrantes, recrutados sobretudo entre camponeses empobrecidos do sul do Brasil.

  • D.

    antecipava em cerca de um século sua vocação para o agronegócio, ampliando as áreas de cultivo mecanizado e suas exportações.

 

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

A expressão história factual refere-se a conhecimento histórico produzido a partir da análise das estruturas das civilizações, sem se deter nos acontecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

Segundo Braudel, a busca da verdade pressupõe, necessariamente, uniformidade de interpretação histórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

O tempo histórico é único e imutável, afirma Braudel.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo mundo contemporâneo, julgue os itens que se seguem.

O Brasil foi um dos poucos países latino-americanos que, na segunda metade do século passado, desconheceram a experiência de regimes autoritários ou ditatoriais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca desse período da história.

  • A.

    A nova sociedade, surgida com o Renascimento, exigiu a associação entre o conhecimento especulativo e o pragmático.

  • B.

    Durante esse período, a sociedade vai se tornando progressivamente religiosa, desligando-se das questões laicas e materiais.

  • C.

    A identidade pessoal, até então baseada no individualismo e no nacionalismo vai, progressivamente, sendo substituída pelos clãs e pela propriedade fundiária.

  • D.

    A Europa, relativamente estável e fechada na era medieval, vivencia, com o Renascimento, um processo de abertura, associado a uma expansão comercial e marítima

Considerando que o Renascimento marca o surgimento de uma nova visão do homem ocidental diante da natureza, assinale a opção correta

  • A.

    O aumento da credibilidade da Igreja evitou o surgimento de novos credos e seitas que conclamassem os homens a interpretar por si mesmos as escrituras sagradas.

  • B.

    Assim como a ciência, a arte também se desligou da realidade concreta, do mundo terreno.

  • C.

    Retomou-se, nesse período, a crença no pensamento especulativo, pois o conhecimento volta a ser considerado assim como no período greco-romano — o resultado de uma bem conduzida atividade mental.

  • D.

    O homem ocidental, preso aos valores que o ligavam à família, aos clãs, com o estímulo do individualismo, começa a conceber-se como agente histórico de mudanças.

Em sua origem, o capitalismo produziu uma subordinação do campo à cidade e da produção agrária aos interesses do comércio e da indústria, que se tornaram prioritários a partir do renascimento comercial do século XV. O campo fornecia à cidade alimentos e matérias-primas de baixo preço, que se transformavam, em contrapartida, em produtos mais caros e valorizados. Considerando esses aspectos, assinale a opção correta acerca do crescimento econômico e do desequilíbrio regional.

  • A.

    O aprimoramento técnico facilitou a expansão das instalações industriais, pois reduziu a necessidade de importação de produtos agrícolas de outros continentes.

  • B.

    Portugal e Espanha assumiram o papel de intermediadores do comércio colonial, no lugar da Inglaterra, metrópole empobrecida e não-industrializada.

  • C.

    Com a expansão mercantilista, nos séculos XVI e XVII, estabeleceu-se relação de exploração entre metrópoles e colônias. De um lado, proibia-se o desenvolvimento manufatureiro nas colônias; de outro, se aviltavam os preços de sua produção agrícola.

  • D.

    A economia dos países independentes da América Latina se reorganizou de acordo com um modelo industrial-exportador.

A existência das mais variadas formas de conflitos, tais como lutas locais, golpes, revoluções e guerras globais, é uma constante na história da humanidade. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A Guerra dos Cem anos consolidou o poder dos nobres europeus ao manter intacta a estrutura do feudalismo.

  • B.

    A Revolução Francesa, iniciada em 1789, simboliza o fim do Antigo Regime e o nascimento da contemporaneidade.

  • C.

    A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que foi, a rigor, um conflito europeu, excluiu a presença de outros países, como o Brasil, por exemplo.

  • D.

    No Oriente Médio, a queda do presidente iraquiano Saddam Hussein foi decisiva para a celebração do acordo de paz na região.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...