Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
A interdisciplinaridade contribui para o estudo histórico dos episódios, mas é claramente prejudicial quando se trata de examinar o tempo demorado e preguiçoso das civilizações.
Por volta de 1872, a região Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) possuía apenas 2,2% da população brasileira e o contingente de escravos representava não mais que 7,8% do conjunto de seus habitantes. Diante desses números, é correto afirmar que a região
apresentava-se como área de fronteira aberta e que a transição do trabalho escravo para o livre nessa região antecedeu ao fim da escravidão no país.
era relativamente bem povoada, fenômeno que se explica pela atração exercida pelo extrativismo mineral e pelo grande número de trabalhadores cativos.
estava dominada pela monocultura do mate, que atraía levas de imigrantes, recrutados sobretudo entre camponeses empobrecidos do sul do Brasil.
antecipava em cerca de um século sua vocação para o agronegócio, ampliando as áreas de cultivo mecanizado e suas exportações.
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
A expressão história factual refere-se a conhecimento histórico produzido a partir da análise das estruturas das civilizações, sem se deter nos acontecimentos.
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
Segundo Braudel, a busca da verdade pressupõe, necessariamente, uniformidade de interpretação histórica.
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
O tempo histórico é único e imutável, afirma Braudel.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo mundo contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
O Brasil foi um dos poucos países latino-americanos que, na segunda metade do século passado, desconheceram a experiência de regimes autoritários ou ditatoriais.
Assinale a opção correta acerca desse período da história.
A nova sociedade, surgida com o Renascimento, exigiu a associação entre o conhecimento especulativo e o pragmático.
Durante esse período, a sociedade vai se tornando progressivamente religiosa, desligando-se das questões laicas e materiais.
A identidade pessoal, até então baseada no individualismo e no nacionalismo vai, progressivamente, sendo substituída pelos clãs e pela propriedade fundiária.
A Europa, relativamente estável e fechada na era medieval, vivencia, com o Renascimento, um processo de abertura, associado a uma expansão comercial e marítima
Considerando que o Renascimento marca o surgimento de uma nova visão do homem ocidental diante da natureza, assinale a opção correta
O aumento da credibilidade da Igreja evitou o surgimento de novos credos e seitas que conclamassem os homens a interpretar por si mesmos as escrituras sagradas.
Assim como a ciência, a arte também se desligou da realidade concreta, do mundo terreno.
Retomou-se, nesse período, a crença no pensamento especulativo, pois o conhecimento volta a ser considerado assim como no período greco-romano — o resultado de uma bem conduzida atividade mental.
O homem ocidental, preso aos valores que o ligavam à família, aos clãs, com o estímulo do individualismo, começa a conceber-se como agente histórico de mudanças.
Em sua origem, o capitalismo produziu uma subordinação do campo à cidade e da produção agrária aos interesses do comércio e da indústria, que se tornaram prioritários a partir do renascimento comercial do século XV. O campo fornecia à cidade alimentos e matérias-primas de baixo preço, que se transformavam, em contrapartida, em produtos mais caros e valorizados. Considerando esses aspectos, assinale a opção correta acerca do crescimento econômico e do desequilíbrio regional.
O aprimoramento técnico facilitou a expansão das instalações industriais, pois reduziu a necessidade de importação de produtos agrícolas de outros continentes.
Portugal e Espanha assumiram o papel de intermediadores do comércio colonial, no lugar da Inglaterra, metrópole empobrecida e não-industrializada.
Com a expansão mercantilista, nos séculos XVI e XVII, estabeleceu-se relação de exploração entre metrópoles e colônias. De um lado, proibia-se o desenvolvimento manufatureiro nas colônias; de outro, se aviltavam os preços de sua produção agrícola.
A economia dos países independentes da América Latina se reorganizou de acordo com um modelo industrial-exportador.
A existência das mais variadas formas de conflitos, tais como lutas locais, golpes, revoluções e guerras globais, é uma constante na história da humanidade. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A Guerra dos Cem anos consolidou o poder dos nobres europeus ao manter intacta a estrutura do feudalismo.
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, simboliza o fim do Antigo Regime e o nascimento da contemporaneidade.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que foi, a rigor, um conflito europeu, excluiu a presença de outros países, como o Brasil, por exemplo.
No Oriente Médio, a queda do presidente iraquiano Saddam Hussein foi decisiva para a celebração do acordo de paz na região.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...