Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens. A invenção da escrita no Oriente Médio significou importante inovação na história da humanidade e possibilitou a renovação e a ampliação das formas de registro e de comunicação cultural de informações, conhecimentos, técnicas, tradições e memórias.
No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens. As origens mais remotas da filosofia ocidental podem ser localizadas nos debates teológicos ocorridos ao longo dos primeiros anos do estabelecimento da igreja católica, no século I d.C.
No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens. A Idade Média, período em que prosperou uma atitude anti-intelectual por parte da igreja católica, corresponde a um período de baixo desenvolvimento técnico devido ao fechamento, na Europa ocidental, das universidades instituídas pelo Império Romano.
No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens. A revolução industrial dos séculos XVIII e XIX iniciou-se com a assimilação do processo produtivo de significativas inovações tecnológicas, como a máquina a vapor e diferentes tipos de máquina de fiar, e com a substituição da lenha pelo carvão como principal fonte de combustível.
Com relação a aspectos genéricos do Estado e específicos do Estado brasileiro, julgue os itens que se seguem. No Brasil, durante o Império, a dispersão da população e a dificuldade no estabelecimento de um controle político direto sobre o território foram aspectos mandatórios para que o governo central estabelecesse pactos informais com os poderes regionais.
João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. O trabalho escravo no Brasil foi utilizado nas lavouras e nas minas de metais preciosos. O restante do trabalho, como as atividades urbanas e os serviços nos lares, era feito por trabalhadores livres.
João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. Os primeiros escravos no Brasil foram os índios, chamados também de negros da terra.
João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. O tráfico de escravos africanos para o Brasil foi menos importante para a lógica econômica mercantilista que a escravização do índio pelos colonos na América.
João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. A abolição da escravidão no Brasil foi decretada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. No entanto, o estado do Ceará já havia abolido o trabalho escravo em março de 1884.
João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. Entre as leis que procuravam o fim da escravidão no Brasil pode se considerar a Lei do Ventre Livre formulada e defendida por Eusébio de Queiroz em 1850.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...