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Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.
A existência de monarquias centralizadas restringiu o poder da nobreza laica e eclesiástica, sobretudo da primeira, ao inibir o estabelecimento de laços de solidariedade e fidelidade entre os nobres.
Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.
As mudanças que se processaram nas estruturas feudais a partir da segunda metade do século XII permitiram a retomada do crescimento urbano e estimularam as atividades mercantis e manufatureiras.
Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.
Desde a reforma gregoriana, a igreja católica manteve-se afastada de questões de poder e restringiu sua atuação à missão evangélica das ordens religiosas, reconhecendo que à igreja cabiam unicamente as lidas espirituais.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
Em consonância com a especialização que caracteriza a fragmentada civilização contemporânea, a atual legislação brasileira enumera como constituintes do patrimônio cultural do país obras, objetos, documentos, edificações e outros espaços destinados a manifestações artístico-culturais, mas excetua dessa enumeração as criações científicas e tecnológicas.
Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.
No século XIV, as contradições do sistema feudal resultaram em profundas crises em todo o ocidente europeu, contribuindo para incrementar os processos de expansão mercantil e a centralização do poder nas mãos dos reis.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
A rigor, a concepção de história presente na legislação dos anos 30 do século passado perdura ainda hoje em seus aspectos mais definidores, ou seja, mantém-se a convicção de que fatos memoráveis estão vinculados às relações de poder político, protagonizadas por personagens que se distanciam do cotidiano da sociedade.
No intervalo entre os séculos XV e XVIII, o Ocidente foi cenário de transformações e as bases de produções foram alteradas, assim como as articulações políticas, jurídicas, culturais, de modo que outros valores e espaços circunscreveram as relações humanas. Com relação a esse período, julgue os próximos itens.
A comercialização e a utilização de escravos negros africanos agilizaram o processo de exploração do Novo Mundo e contribuíram para a edificação de culturas que foram hostilizadas pelos europeus.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
A Constituição de 1988 avançou na compreensão abrangente do que seja patrimônio cultural, incluindo nesse conceito os bens de natureza material e imaterial vistos coletiva ou individualmente portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos mais diversos grupos formadores da sociedade brasileira.
No intervalo entre os séculos XV e XVIII, o Ocidente foi cenário de transformações e as bases de produções foram alteradas, assim como as articulações políticas, jurídicas, culturais, de modo que outros valores e espaços circunscreveram as relações humanas. Com relação a esse período, julgue os próximos itens.
O absolutismo monárquico, contrariando as diretrizes dos tempos modernos, inibiu o crescimento e o fortalecimento dos estados centralizados por meio da incorporação da nobreza à corte e do cerceamento da ascensão dos segmentos sociais mercantis.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.
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