Questões de História da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Acerca da História Mundial, assinale a alternativa correta:

  • A. Foi durante o reinado de Alexandre, o Grande, que o Império Romano alcançou o seu apogeu.
  • B. Durante a primeira Guerra Mundial, a chamada tríplice entente compreendia o Reino Unido, a França e o Império Russo.
  • C. Durante a segunda Guerra Mundial, as Potências do Eixo eram a Alemanha, a Itália e a Rússia.
  • D. Atualmente, diversos países que integraram a União Soviética fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, inclusive a própria Rússia.

Acerca da História Mundial, marque a alternativa que contém todas as associações corretas:

  • A. União ibérica foi união política e econômica da península ibérica de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e da Espanha.
  • B. Na década de 30 eram líderes de seus países: no Brasil, Getúlio Vargas; Alemanha, Adolf Hitler; União Soviética, Lenin; Itália, Benito Mussolini.
  • C. Na época dos grandes descobrimentos, Vasco da Gama descobriu uma rota marítima para as Índias; e Bartolomeu Dias organizou a primeira viagem de circum-navegação do globo.
  • D. Após a Revolução Francesa, a Monarquia Francesa foi deposta e nunca mais regressou ao poder.

O ensino da história está presente nas escolas brasileiras desde o século XIX. Naquela época, tinha entre seus principais objetivos, estudar a formação da nação e desenvolver uma identidade nacional. Isto se dava, dentre outras formas, através da valorização dos heróis e acontecimentos considerados marcos da história do país. À medida que o tempo foi passando, outros objetivos foram preconizados pelo estudo da história. Após a década de 1930, por exemplo,

  • A. a principal função da história, tanto como disciplina, quanto ciência nascente, era transmitir a história das civilizações ocidentais, das quais o Brasil se originara, tendo a Europa como centro referencial e modelo a ser seguido.
  • B. o ensino da história passou a defender, entre outras coisas, a necessidade da relação dos conteúdos com o presente e a utilização do método biográfico (vida de grandes homens, heróis e condutores de homens, e nacionalidade).
  • C. o principal objetivo era transmitir o conhecimento puro, pragmático e científico, baseado nas comprovações acadêmicas e ligado especificamente às áreas tecnológicas e empreendedoras do estado-nação em franca evolução.
  • D. a história deveria garantir a exposição temática e crítica dos conteúdos, baseados especificamente no desenvolvimento de habilidades e competências, formando cidadãos participativos, porém conscientes de suas obrigações políticas.

Observe a imagem.

No período da colonização da América, a mineração foi uma das principais atividades. Nesse contexto, é correto afirmar que:

  • A. As feitorias eram órgãos que fiscalizavam os negócios coloniais, a cobrança dos impostos (quinto) sobre o ouro e o comércio colonial.
  • B. A mita era o sistema utilizado para aplicar a justiça, cuidar de assuntos administrativos, militares e religiosos, relacionados ao território das minas.
  • C. As audiências eram responsáveis por nomear os funcionários para os altos cargos da administração colonial, principalmente ligados à extração aurífera.
  • D. A encomienda era o direito de explorar o trabalho de uma ou mais comunidades indígenas, podia cobrar impostos, exigir que os índios trabalhassem na agricultura ou nas minas.

Essa influência cultural brasileira tão forte em Benin, na África, pode ser explicada em grande parte:

  • A. Pelo fato de que os escravos que aportaram no Brasil no período colonial, eram Bantos, originários de Benin.
  • B. Pela exigência da Coroa Portuguesa de que em Daomé (hoje Benin), a cultura brasileira fosse respeitada e divulgada.
  • C. Pela presença marcante de brasileiros e de escravos que, libertos, puderam regressar à África entre os séculos XVIII e XIX.
  • D. Pelo ambiente eclético que reinava em Benin, com colonizações diversas entre os quais se destacavam os lusitanos, os franceses e os holandeses.

O trecho contundente de Eduardo Galeano, do seu livro “As veias abertas da América Latina”, traz como crítica principal:

  • A. A exploração e a perversidade do processo de colonização, que alimentou a ostentação europeia e pouco ou nada deixou para a América.
  • B. A destruição dos palácios e templos dos povos pré-colombianos que, ao assimilarem a religião católica, perderam totalmente suas crenças e cultura própria.
  • C. A falta de reconhecimento do valor histórico e cultural da América por parte dos europeus, que continuam até os dias atuais a desrespeitar as culturas ameríndias.
  • D. O extermínio dos animais nativos, tais como a alpaca e a lhama que, ao serem inseridos nos hábitos europeus, passaram a ser exportados e consumidos na Europa.

O sistema de Capitanias Hereditárias, no contexto da formação do espaço social brasileiro à apropriação da terra, foi adotado no Brasil, dentre outros motivos:

  • A. Por conta de uma imposição por parte dos espanhóis para garantir que o território além de Tordesilhas não fosse desrespeitado.
  • B. Para fazer prevalecer as tradições europeias do Comitatus e do Beneficium, sistemas que visavam fortalecer a Coroa e a igreja católica.
  • C. A partir do acordo com os holandeses que, interessados na cana-de-açúcar, ajudaram a empreender a colonização das terras lusitanas.
  • D. Por já ser uma prática conhecida de Portugal, que visava tentar impedir a fragmentação dos domínios e manter a força da elite proprietária.

Acerca dessa questão da ideologia na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. À medida que a relação pedagógica se estreita e ganha transparência, é desejável que tanto o docente quanto os estudantes possam expor – civilizadamente – suas convicções pessoais.

II. O importante é não colocar a própria visão como a única correta e aprender a separar as coisas. Ter militância é um direito do professor, mas a sala de aula não é um lugar adequado para exercê-la.

III. É possível fazer uma interpretação 100% marxista da história e isso se faz necessário, uma vez que a teoria da história é parte integrante dos currículos.

IV. É necessário o compromisso de ser intelectualmente honesto e deixar claro que existem outros pontos de vista, igualmente legítimos, além daquele que eventualmente será mostrado com mais detalhe.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

Em 1808 a família real de Portugal dirigiu-se à América portuguesa em razão da invasão francesa a Portugal, no contexto das guerras napoleônicas. A partir daí, já no Rio de janeiro, no que diz respeito às relações internacionais, D. João VI:

  • A. Determinou guerra à França e a invasão à Guiana Francesa, que só seria devolvida em 1817 aos franceses.
  • B. Rompeu definitivamente com a Inglaterra, já que em segurança no Brasil, dispensava a proteção britânica.
  • C. Reforçou o sistema de Exclusivo Colonial, limitando o comércio interno e cessando temporariamente as importações.
  • D. Procurou estabelecer acordos diplomáticos na Bacia do rio Prata (Uruguai, Paraguai e Argentina) para garantir sua segurança.

A imagem anterior trata-se de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, uma militar brasileira de origem humilde, que se tornou heroína. É considerada a primeira mulher desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.

Suas ações heroicas estão ligadas a uma data célebre e a um contexto importante da historiografia brasileira e dos baianos especificamente que culminou no 2 de julho de 1923. Esse período foi marcado

  • A. pelas rebeliões regenciais, movimentos de cunho social rechaçados com violência pelo governo brasileiro.
  • B. pelos confrontos entre brasileiros e lusitanos gerados, principalmente, pela proclamação da Independência do Brasil.
  • C. pela abdicação intempestiva de D. Pedro I, criticado ostensivamente por populares e políticos por suas atitudes autoritárias.
  • D. pela eclosão da Confederação do Equador, que levou todos os estados do Nordeste brasileiro a se rebelarem contra o governo central, com o apoio do exército.
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