Questões de História da COPEVE/ UFAL

Lista completa de Questões de História da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto descreve duas formas de organização do estado e sua forma de legitimação pelos governados. Esses sistemas de organização são, respectivamente,

  • A. a democracia e as monarquias hereditárias.
  • B. os governos aristocráticos e os estados teocráticos.
  • C. os estados teocráticos e os governos aristocráticos.
  • D. os estados teocráticos e as monarquias hereditárias.
  • E. as monarquias hereditárias e os governos aristocráticos.

das as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,

I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

No Brasil, a tese relatada no texto pressupunha que

  • A. a miscigenação combateria o preconceito existente no país, diminuindo os conflitos internos, a desigualdade social e ampliando o desenvolvimento nacional.
  • B. apenas os brasileiros de fenótipo branco poderiam ocupar cargos públicos, o que gerou revoltas populares entre os grupos de negros, indígenas e mestiços.
  • C. os europeus que imigrassem para o país não deveriam se miscigenar com brasileiros negros, índios ou mestiços, como uma forma de preservar o fenótipo branco.
  • D. C) os europeus que imigrassem para o país não deveriam se miscigenar com brasileiros negros, índios ou mestiços, como uma forma de preservar o fenótipo branco.
  • E. o extermínio de grupos não desejados deveria ser colocado em prática pelo governo, utilizando técnicas de esterilização masculina e feminina como a única maneira de garantir a superioridade numérica dos brancos.

O conflito entre Brasil e Bolívia, descrito no texto, foi resolvido com

  • A. a reordenação do espaço amazônico, que deu a Bolívia o monopólio do comércio da borracha e, ao Brasil, o da produção.
  • B. o acordo de La Paz, que assegurou ao Brasil uma rota de transporte pelo território boliviano até o oceano pacífico.
  • C. a sujeição do Brasil aos interesses bolivianos, que dominavam o mercado mundial de borracha.
  • D. o estabelecimento de uma pesada multa aos bolivianos e a devolução do estado de Roraima ao Brasil.
  • E. a anexação do Acre ao território brasileiro, o que culminou com a assinatura do tratado de Petrópolis.

Dadas as afirmativas sobre a Lei Adolfo Gordo, de 1907,

I. Propunha a expulsão de estrangeiros envolvidos em greves.

II. Foi uma resposta do Congresso às greves de 1907, que lutavam pela jornada de trabalho de 8 horas.

III. Defendia que estrangeiros casados com brasileiras ou viúvos com filhos brasileiros não poderiam ser expulsos.

IV. O Adolfo Gordo era Ministro chefe da Casa Civil e criou a Lei para expulsar os anarquistas do país.

verifica-se que estão corretas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.


O texto destaca a revolta conhecida como

  • A. Balaiada.
  • B. Sabinada.
  • C. Cabanagem.
  • D. Revolta dos Malês.
  • E. Guerra dos Farrapos.

O grupo mais radical da convenção, liderado por Marat e Danton, ficou conhecido como

  • A. planície.
  • B. jacobinos.
  • C. cordeliers.
  • D. girondinos.
  • E. sans-culottes.

O sistema agrícola mostrado na figura ficou conhecido como

  • A. rotação de terras.
  • B. agricultura itinerante.
  • C. rotação trienal de cultivos.
  • D. agricultura de jardinagem.
  • E. agricultura de campos livres.

Na charge, está representado um momento importante do imperialismo no século XIX, reflexo do capitalismo monopolista que se caracteriza

  • A. pelo acordo de fornecimento exclusivo de matérias primas dos países europeus para os países africanos.
  • B. pela separação dos grupos étnicos de interesse econômico para os europeus, excluindo os mais belicosos e menos rentáveis.
  • C. pela definição dos limites territoriais dos novos países baseados em regime democrático, em substituição as monarquias.
  • D. pela divisão para ocupação dos territórios africanos por potências europeias, desconsiderando os interesses dos povos nativos.
  • E. pelo investimento em infraestrutura de transporte, com o intuito de integrar as regiões ocupadas e dinamizar o comércio local.

O texto aborda o fato de que, de uma forma geral,

  • A. as colônias de povoamento deram origem a países desenvolvidos, enquanto as de exploração deram origem a países subdesenvolvidos.
  • B. os países que foram colônia no passado, independentemente do tipo de colonização, sofrem hoje as consequências negativas desse processo.
  • C. as colônias de povoamento desenvolveram a policultura de exportação, através do sistema de plantation, o que as tornou hoje grandes exportadoras de alimentos.
  • D. o processo de colonização dos países no passado permitiu estabelecer relações comerciais com suas antigas metrópoles, garantindo forte crescimento econômico.
  • E. os países que foram colônias de exploração atraíram durante esse período um contingente maior de imigrantes, tornando-se atualmente áreas com grande densidade demográfica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...