Lista completa de Questões de História da (EsPCEx) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a História Social, analise as afirmativas e marque a opção correta.
I. No âmbito do conceito, o termo social tem sido empregado na perspectiva de contemplar a diversidade das ações humanas, sobretudo no que se refere aos usos, aos costumes e à vida cotidiana.
II. A história social surgiu para referir-se às classes inferiores e aos seus movimentos.
III. A história social é um compartimento da história e seus objetos de estudos devem ser analisados isoladamente.
A respeito da cidade-estado de Esparta, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. Grupos sociais dominantes da cidade eram sustentados pelo trabalho compulsório de uma camada da sociedade.
II. Os hilotas formavam uma espécie de camada média da população espartana, cuja relação com os espartanos era marcada pela insatisfação e pela inquietação dos primeiros.
III. As leis determinavam que os homens de Esparta deveriam se dedicar obrigatoriamente à carreira militar.
No ano de 286 D.C. inicia-se uma série de reformas em Roma. Sobre elas, assinale a resposta que contenha duas afirmativas corretas.
Apresentando um quadro da história europeia em torno do ano mil, Georges Duby sintetiza: o feudalismo é, por consequência, em primeiro lugar, o castelo, frase que condensa uma crucial característica daquele período. Assinale a opção que traduz a interpretação do autor.
Sobre o contrato feudo-vassálico é correto afirmar que
Perry Anderson defende a ideia de que o Estado absolutista teve a sua origem na era da Renascença e que as suas técnicas essenciais foram criadas na Itália, perguntando-se porque, apesar disso, a Itália jamais construíra o seu absolutismo nacional. De acordo com a compreensão desse autor a respeito da natureza do absolutismo, marque a opção que responde a questão por ele formulada.
Sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, é correto afirmar que
I. a acumulação de capitais no campo se deveu à redução numérica dos servos nas propriedades feudais, cuja motivação foi a sua migração para as cidades.
II. no setor industrial, essa transição pode ser averiguada a partir dos investimentos oriundos das rendas do campo, aplicados na produção manufatureira.
III. por meio dos cercamentos, a propriedade agrícola passou a ser administrada com base nos critérios capitalistas.
Em boa medida, é correto afirmar que a experiência mercantilista dos Estados monárquicos modernos teve suas raízes em práticas de intervenção econômica das cidades medievais, antes mesmo do século XV. Sobre essa temática e as práticas existentes no âmbito dessas cidades, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. Escabinos e magistrados municipais preocupavam-se com o abastecimento alimentar e de matéria primas, evitando a concorrência de outras cidades e países.
II. Para a retenção dos metais, os mercadores estrangeiros eram obrigados a reinvestir em compras, em certos momentos, a totalidade do que fora adquirido com as suas vendas.
III. Não é possível afirmar que a taxação das exportações de lã de Oxford antes do século XVI tenha tido caráter protecionista.
Sobre a época mercantilista europeia, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. O período de desenvolvimento da política mercantilista pode ser compreendido como uma fase na qual as relações sociais tipicamente medievais vivem uma larga transição para as relações sociais de caráter capitalista.
II. Para a época mercantilista, pode-se detectar a existência de burguesias mercantis bastante variáveis em número e poder econômico.
III. A burguesia mercantil procurou abalar as estruturas sociais do período por meio da negação da sociedade aristocrática.
Quanto ao comércio de africanos para a América Portuguesa, é correto afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...