Questões de História da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Leia os versos abaixo, que revelam o que significavam as leis trabalhistas para o trabalhador do campo:

Da leitura desses versos, encontrados na década de 40 do século XX, no sertão pernambucano, depreende-se que

  • A. segurança e liberdade eram direitos que os trabalhadores da cidade haviam conquistado por meio das inúmeras greves dos operários comunistas.
  • B. os trabalhadores do campo, por serem analfabetos, não precisavam da proteção das leis, o que não se aplicava aos trabalhadores urbanos, que eram explorados pelos patrões capitalistas.
  • C. o homem do campo acreditava que as leis trabalhistas tinham sido pensadas apenas para os trabalhadores urbanos, enquanto os do campo não possuíam nenhum amparo do Estado.
  • D. o trabalho na cidade foi protegido pelas leis trabalhistas, porque os locais das fábricas eram insalubres, o que não ocorria no campo.

O golpe militar de 1964 resultou da aliança entre importantes líderes da sociedade civil e das Forças Armadas. Nesse contexto, os militares tentaram tornar legal a ação golpista, ao

  • A. reprimir todas as manifestações populares, como a Marcha da Família em São Paulo, por considerálas incentivadoras da desobediência civil.
  • B. estabelecer uma aliança com a União Democrática Nacional UDN), partido conhecido por sua posição antipopulista e por sua avidez de poder.
  • C. extinguir todos os partidos políticos, por considerá-los de tendência comunista ou de orientação maoísta.
  • D.

    decretar o impeachment de Goulart, por vislumbrarem um tempo apocalíptico na política, pondo em risco a governabilidade do país.

Em 1966, o Partido Comunista do Brasil PC do B) planejou um movimento armado como proposta de resistência à ditadura militar. Esse movimento, conhecido por Guerrilha do Araguaia, caracterizou-se por ser

  • A. inspirado estrategicamente no maoísmo e no foquismo; deveria representar a etapa inicial da construção de um Estado Nacional Popular.
  • B. de orientação marxista-trotkista; acreditava que somente com o apoio dos povos da floresta seria possível derrubar a ditadura militar.
  • C. organizado por Che Guevara, que havia treinado jovens revolucionários brasileiros na tática de guerrilha para a resistência ao governo de Castelo Branco.
  • D. inspirado no fascismo, que acreditava que os camponeses seriam a base política e social da construção da resistência aos militares no poder.

Na etapa de preparação das Forças Guerrilheiras do Araguaia, os guerrilheiros foram estimulados a

  • A. plantar grãos para a sua subsistência, visto que não poderiam contar com a colaboração das populações locais, que os consideravam espiões do governo.
  • B. estabelecer uma relação com os membros tanto da Igreja Católica como da Pentecostal, pois esta era uma estratégia para confundi-los com os missionários catequistas.
  • C. criar todas as estratégias de luta armada envolvendo a população local em treinamento de guerrilha, como forma de obrigar os camponeses a participar dos combates na selva.
  • D. ter vida simples e a ser solidários com os moradores locais, defendendo o direito do camponês à propriedade da terra e a terra dos índios.

Um dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a)

  • A.

    eleição do mineiro Tancredo Neves, numa composição de chapa com um militar da "linha moderada", o que agradava muito a oposição política e o status quo.

  • B. eleição direta para presidente, capitaneada pelo PMDB e endossada pelo clero católico, marcada por inúmeros comícios regionais, como o de São Paulo, que reuniu um milhão de pessoas.
  • C. fim do governo de Geisel, que era considerado um dos mais rigorosos da chamada "linha dura" do Exército e que não admitia a volta do governo aos civis.
  • D. nomeação de Paulo Maluf, político de São Paulo, para assumir a presidência após o governo do general Figueiredo.

A campanha pelas eleições diretas para presidente da República teve início em 1983 com a apresentação de um (uma)

  • A.

    proposta ao Congresso Nacional pelo jornal Folha de S.Paulo que exigia a participação de um político paulista na sucessão presidencial.

  • B. emenda substitutiva à Constituição pela ARENA, que desejava participar das eleições diretas para presidente com um candidato mineiro.
  • C. emenda constitucional ao Congresso Nacional, por um jovem deputado do PMDB, Dante de Oliveira.
  • D. ato constitucional pelos partidários de Ulysses Guimarães, que desejavam vê-lo como presidente eleito diretamente pelo Congresso Nacional.

A Constituição de 1988 (art. 210) representou um avanço na educação escolar indígena ao,

  • A. reconhecer que o ensino fundamental para os índios deveria ser ministrado por professores universitários que dominassem a língua das variadas etnias.
  • B. assegurar às comunidades indígenas o ensino fundamental regular ministrado em língua portuguesa e o direito de utilização da língua indígena e de processos próprios de aprendizagem.
  • C. incluir os conteúdos científicos e culturais na educação básica os quais deveriam ser ministrados exclusivamente na língua pátria.
  • D. manter programas de formação humana para atuar nas escolas indígenas que deveriam funcionar sob a supervisão direta do Ministério da Igualdade Racial.

Nas palavras do presidente Geisel, a transição para o governo civil deveria ser "lenta, gradual e segura". Para realizar essa tarefa, foi escolhido seu sucessor, João Figueiredo, que, visando "fazer deste país uma democracia", sancionou, em agosto de 1979, o a)

  • A. lei que ressuscitava a "linha dura", para evitar o "perigo vermelho", que ameaçava a sociedade brasileira desde a condecoração de Che Guevara pelo presidente Jânio Quadros.
  • B. decreto que escolhia os senadores "biônicos" para a composição do Congresso Nacional que votaria no "Pacote de Abril".
  • C. Lei da Anistia para todos os crimes políticos, do governo e da oposição, propiciando a volta ao país de inúmeros exilados, famosos e não famosos.
  • D. decreto de anulação do Ato Institucional n.º 5, que determinava o fim dos partidos políticos, com exceção do governista ARENA e do oposicionista PMDB.

A história, como outras formas de conhecimento da realidade, está em contínua construção. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A.

    o conhecimento que ela produz é perfeito e acabado.

  • B.

    ela dispensa o auxílio de outras áreas que estudam o homem.

  • C.

    ela narra a realidade sem poder transformá-la.

  • D.

    o conhecimento que ela produz nunca é perfeito e acabado.

Sobre a Nova História, é correto afirmar que

  • A.

    é associada à chamada Escola Nova.

  • B.

    se trata de um movimento de reação a paradigmas tradicionais.

  • C.

    é estritamente baseada em documentos historiográficos.

  • D.

    apresenta uma visão de história oficial.

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