Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as frases abaixo, procurando detectar as que apresentam coerência de fatos e justificativas sobre a transferência da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju.
I. A cidade de São Cristóvão recebia grande quantidade de migrantes de diferentes cidades do interior de Sergipe e do Nordeste; isso provocou reações da população desta cidade, que pressionou a Câmara Municipal para votar a transferência da capital para Aracaju.
II. A escolha de Aracaju como capital de Sergipe estava diretamente relacionada, entre outros fatores, à força econômica da região de Cotinguaba, que tinha dificuldades de escoar seu principal produto de exportação para o mercado interno e externo.
III. Nas décadas de 1910 e 1920, os jornais "O Estado de Sergipe" e o "Correio de Aracaju" exerceram uma poderosa influência sobre a população de São Cristóvão para que ela se manifestasse contra a transferência da capital para Aracaju.
IV. A transferência da capital de Sergipe estava inserida no contexto das transformações ocorridas no país das quais, dentre outros aspectos, destacaram-se os processos de modernização, de industrialização e de urbanização.
As frases corretas são APENAS
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Depois de conquistar o reconhecimento da independência por nações estrangeiras, o império brasileiro enfrentou internamente diversos obstáculos provocados por insurreições e revoltas que colocaram em risco a manutenção da unidade territorial,
do trabalho assalariado e do domínio do minifúndio.
do socialismo e do latifúndio.
da república e do domínio da pequena propriedade.
do trabalho escravo e do latifúndio.
do regime republicano e do trabalho livre.
Na festa de São Benedito, celebrada no dia de Reis, em Lagarto, há dois folguedos: no 1o, são pretos, vestidos de reis e de príncipes, que fazem a guarda de honra de três rainhas; no 2o, são mulatas vestidas de branco e enfeitadas com fitas que vão em procissão, dançando e cantando música puramente brasileira.
As descrições identificam, respectivamente,
Sambas e Folgança dos mouros.
Congadas e Taieiras.
Batuques e Cavalo marinho.
Espírito Santo e Bumba-meu-boi.
Folgança dos marujos e Pastorinhas.
A pesca do camarão no litoral sergipano constitui uma das principais atividades econômicas para os moradores de
Estância.
Indiaroba.
São Cristóvão.
Pirambu.
Brejo Grande.
Observe o gráfico.
no estado, todas as terras agrícolas são intensamente ocupadas.
embora ocupando pequena área, as lavouras permanente têm alta produtividade
cerca de 1/3 das terras agrícolas do estado são ocupadas por matas.
as lavouras temporáreas concentram-se no agreste e ocupam cerca de 25% da área do estado.
mais da metade das terras agrícolas sergipanas destinam-se à pecuárea
Plantado no litoral porque necessita de solos arenosos e de salinidade, chuvas abundantes e altas temperaturas, é produzido, sobretudo, nos municípios de São Cristóvão, Itaporanga d´Ajuda, Estância e Pacatuba.
O texto acima fala do cultivo de
abacaxi.
coco.
mangabeira.
milho.
mandioca.
Os remanecentes dos quilombos, para manutenção da saúde e da qualidade de vida, precisam de alimentação rica em carboidratos e proteínas, encontrados, respectivamente, no
arroz sem casca e na água.
peixe e na água.
arroz sem casca e nos pastos.
peixe e nos pastos.
arroz sem casca e no peixe.
O rio São Francisco é um exemplo de
teia alimentar.
nicho ecológico.
ecossistema aquático.
ecossistema terrestre.
cadeia alimentar.
A participação popular na escola pública contribui para o aprofundamento da democracia, não apenas na educação, mas também na sociedade brasileira como um todo. É o que pensa Luiz Antônio Cunha (Educação, Estado e Democracia no Brasil. 1991:72) que também aponta duas situações extremas que devem ser evitadas. São elas:
transformar a participação de meio em fim, perdendo-se de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a intromissão de funcionários nas questões pedagógicas da escola.
a interferência de crianças e jovens da definição das diretrizes administrativas e pedagógicas da escola e a presença de candidatos e políticos em reuniões.
a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular e a realização de reuniões em dias letivos.
a intromissão de pais e mães analfabetos nos assuntos educacionais e a presença de dirigentes das secretarias de educação nas reuniões das escolas.
transformar a participação de meio em fim, perdendose de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular.
A NÃO aceitação da escravidão em Sergipe gerou
no séc. XVI a fuga dos negros para o oeste formando quilombos.
a formação de ranchos e mocambos somente nos sertões.
a existência de guerrilhas, onde escravos fugitivos atacavam centros urbanos.
a separação entre os negros que ficavam nas senzalas e aqueles que fugiam.
a formação de grandes quilombos nas regiões canavieiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...