Questões de História da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Euclides da Cunha (FEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De 1831 a 1848, ocorreram diversas revoltas no Brasil. Esses movimentos protestaram, entre outras coisas, contra:

  • A.

    o domínio do partido português e o alto custo de vida;

  • B.

    a criação da Guarda Nacional e o domínio militar na política;

  • C.

    a política emissionista do governo e o fim do tráfico negreiro;

  • D.

    o alto custo de vida e a desvalorização da moeda;

  • E.

    o monopólio português sobre o comércio e a influência da Igreja.

Analisando a década de 1840, em termos mundiais, particularmente a Europa, pode-se afirmar que uma de suas características foi:

  • A.

    a crença no progresso, respaldada no desenvolvimento científico e na diminuição significativa da pobreza;

  • B.

    o fim da escravidão, exigência da nova ordem industrial que necessitava de mão-de-obra livre e assalariada;

  • C.

    o desaparecimento da monarquia como forma de governo dominante, substituída pela república;

  • D.

    o equilíbrio europeu, organizado a partir da ausência de uma potência exercendo a hegemonia econômica ou política;

  • E.

    o temor dos industriais em relação ao proletariado, reforçado com o surgimento de uma onda de revoluções na Europa.

Sobre a Lei de Terras, aprovada pelo governo brasileiro em 1850, pode-se afirmar que:

  • A.

    foi proposta por uma elite escravista para administrar a superação da escravidão;

  • B.

    doava terras a imigrantes para ocupar espaços vazios do território nacional;

  • C.

    previa o fim do registro de todas as terras efetivamente ocupadas para evitar ações contra o governo;

  • D.

    incentivava a aquisição de terras públicas para estimular a agricultura;

  • E.

    impedia a transformação da terra em mercadoria corrente para beneficiar os camponeses.

De 1820 a 1830, assistimos ao surgimento de uma cultura e, em particular, de uma literatura que se pretendiam "brasileiras". Paralelamente, ocorreu uma revisão da História, que juntamente com o Romantismo, voltou-se para a construção do herói arquétipo brasileiro, representado pelo:

  • A.

    lusitano;

  • B.

    índio;

  • C.

    caboclo;

  • D.

    negro;

  • E.

    mestiço.

Leia o texto abaixo.

"Procedeu-se às reformas do sistema de ensino que culminou com a Lei Orgânica do Ensino Secundário. Ocorreu a uniformização dos procedimentos pedagógicos e a padronização de conteúdos, currículos e livros didáticos em âmbito nacional. Criaram-se serviços na área de radiodifusão, comunicação e canto coral, este influenciado por Heitor Villa-Lobos, todos eles instrumentalizadores de uma imagem de Brasil integrado".

O texto refere-se ao governo de:

  • A.

    Juscelino Kubitschek;

  • B.

    Eurico Gaspar Dutra;

  • C.

    Getúlio Vargas;

  • D.

    Campos Sales;

  • E.

    Rodrigues Alves.

A disputa presidencial de 1960 foi marcada por jingles como, por exemplo, os relacionados abaixo:

"Lott

De leste a oeste

 De sul a norte

 Na terra brasileira

 É uma bandeira

o marechal Teixeira Lott"

 

 "Jânio

 Varre, varre, varre, varre, vassourinha

 Varre, varre a bandalheira

 Que o povo já está cansado

De sofrer desta maneira

Jânio Quadros esperança deste povo abandonado.

 

"Jango ...

e o meu Rio Grande vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart

Pra vice-presidente nossa gente vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart"

 Sobre esse processo eleitoral, pode-se afirmar que:

 I - A dobradinha PSD-PTB lançou o marechal Teixeira Lott para presidente e, para vice, João Goulart.

 II - João Goulart foi lançado candidato à vicepresidente pela UDN.

 III - Jânio Quadros saiu candidato pelo PTN, que estabeleceu diversas alianças, inclusive com a UDN.

 IV - As campanhas eram feitas em separado porque o voto era desvinculado - votava-se no presidente e no vice separadamente.

 Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    II e IV.

Observe a charge abaixo:

 

 

(Jornal do Brasil, 05/08/1981.) A charge ilustra uma medida do governo do general João Batista Figueiredo, pois ele:

 

 

  • A.

    adotou a liberalização da entrada, ação e saída de capitais estrangeiros no país, revogando a Lei de Remessas de Lucros para o Exterior, com que João Goulart procurara obstar as saídas de divisas do país;

  • B.

    acelerou as transformações institucionais, concedendo a Anistia Política e alterando a legislação partidária com a extinção da ARENA e do MDB;

  • C.

    impôs o Ato Institucional Nº 2, dissolvendo os partidos políticos e limitando a representação partidária a duas frentes: a ARENA, de apoio ao governo, e o MDB, representando a oposição;

  • D.

    aprovou o Ato Institucional Nº 5, instrumento básico do regime, fechando o Congresso Nacional e cassando inúmeros mandatos parlamentares;

  • E.

    adotou uma política econômica, proclamada como o "Milagre Brasileiro", permitindo a entrada maciça de capitais estrangeiros e impondo o arrocho salarial.

George Bush, eleito presidente dos EUA pelo Partido Republicano para o período de 1989 a 1993, comandou, reafirmando a supremacia norteamericana, a Guerra do Golfo, contra:

  • A.

    a Coréia do Norte;

  • B.

    o Irã;

  • C.

    o Iraque;

  • D.

    a Arábia Saudita;

  • E.

    o Kuwait.

Observe a charge abaixo:

 

 

(Jornal do Brasil, 14/11/1995.)

 Considerando os termos "Primeiro Mundo", "Segundo Mundo" e "Terceiro Mundo", pode-se afirmar que:

 I - países comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

II - países capitalistas e comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

III - estados pós-coloniais que surgiram após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), junto com a maior parte da América Latina, foram agrupados no "Terceiro Mundo";

 IV - países comunistas não desenvolvidos formam o "Segundo Mundo";

V - a classificação dos países em "Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo" ocorreu a partir do processo de globalização econômica, iniciado nos anos de 1970.

É correto o que se afirma em:

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    III;

  • D.

    IV;

  • E.

    V.

Leia o comentário de Martin Woollacott, feito em 1997, e publicado no livro Globalização: as conseqüências humanas, de Zygmunt Bauman.

"O conglomerado sueco-suíço Ase Brown Boveri anunciou que reduziria sua força de trabalho na Europa ocidental em 57000 pessoas e criaria mais empregos na Ásia. A Eletrolux, em seguida, anunciou que reduzirá a sua força de trabalho global em 11 por cento, sobretudo na Europa e na América do Norte. A Pilkington Glass também anunciou cortes significativos. Em apenas dez dias, três empresas européias cortaram empregos em escala suficiente para se equiparar aos números mencionados nas propostas dos novos governos francês e britânico para a criação de empregos".

A partir da leitura do texto pode-se concluir que:

  • A.

    o principal objetivo das empresas transnacionais é o combate ao desemprego, onde estão localizadas as matrizes das empresas;

  • B.

    o mercado não influi nas decisões sobre aplicações de capital, pois o objetivo maior é o da criação de empregos;

  • C.

    as grandes empresas buscam o lucro, respeitando as decisões dos governos locais, voltadas para a área social;

  • D.

    o Estado nacional, criador de mecanismos de investimentos globais, é a instituição capaz de definir com autonomia a política de empregos;

  • E.

    os governos nacionais têm um campo de ação muito limitado face à ação das grandes empresas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...