Lista completa de Questões de História da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as seguintes proposições a respeito das Civilizações da Antiguidade Clássica:
I. Durante o governo de Péricles, a democracia ateniense atingiu sua plenitude por meio do estabelecimento dos princípios da isonomia, igualdade de todos perante a lei; da isegoria, igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia; e da isocracia, igualdade de participação no poder.
II. A composição política de Esparta é atribuída a Licurgo, um lendário legislador. A cidade foi organizada em uma tetrarquia, ou seja, era governada por quatro reis que dividiam entre si as funções políticas, administrativas, religiosas e militares.
III. Durante o período republicano, as desigualdades políticas entre patrícios e plebeus geraram muitos conflitos sociais em Roma, pois, embora muitos plebeus tivessem riquezas e formassem grande parte das forças militares necessárias à proteção da cidade, estavam excluídos dos principais cargos públicos.
IV. Durante o período imperial, sob a orientação de Augusto, foi abandonada a política agressiva de conquistas dos romanos e aperfeiçoada a administração das províncias. Esse novo curso contribuiu para que o império vivesse um período de tranquilidade, que se tornou conhecido como pax romana.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
As secas, a diminuição da produção agrícola e a fome agravaram ainda mais a situação. Nos campos vazios, os sobreviventes exigiram melhores condições de trabalho e uma parcela maior da produção. (...) Ao mesmo tempo, nas cidades, os reis tentavam impor aos artesãos os antigos salários, anteriores à epidemia. Mas era impossível voltar no tempo. (...) Na França, o campesinato sublevou-se, num movimento que ficou conhecido como jacqueries (...) Tais mobilizações ameaçaram a própria sobrevivência da nobreza e do clero. (Braik, 2007)
O trecho acima caracteriza o contexto histórico que marcou
a crise do Império Romano do Ocidente e a formação do Feudalismo.
a crise que marcou o século XIV na Europa Ocidental.
as invasões magiares durante a Alta Idade Média.
a crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas.
o movimento iluminista durante a Era das Revoluções.
(...) o mercantilismo deve ser entendido como um conjunto de ideias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica europeia e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV, XVI e XVIII. (Falcon, 1987) As práticas mercantilistas variaram no tempo e no espaço, ou seja, não foram aplicadas simultaneamente por todos os Estados europeus. E, ainda assim, todas elas apresentaram características comuns, tais como:
I. Intervenção do Estado na economia, com o objetivo de regulamentá-la.
II. Busca de superávit na balança comercial.
III. Metalismo e protecionismo alfandegário.
IV. Comercialismo através da livre concorrência.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Em 1947, o Congresso dos Estados Unidos, por meio do Comitê de Atividades Antiamericanas, investigou a infiltração comunista em Hollywood. Essa investigação reavivou a caça às bruxas e as listas negras em Hollywood, afastando dezenas de atores, diretores e roteiristas talentosos. Várias personalidades da Meca do Cinema denunciaram seus colegas, mas houve um núcleo de diretores, produtores e roteiristas que se recusou a depor. Conhecidos como Os Dez de Hollywood, eles passaram de seis meses a um ano de prisão por essa atitude de firmeza. Em seguida, os Dez foram colocados na lista negra. Alguns não conseguiram mais trabalhar, enquanto outros roteiristas tiveram de escrever sob pseudônimo.
O texto acima ilustra um momento da história dos Estados Unidos denominado
Big Stick.
Destino Manifesto.
Doutrina Truman.
Macarthismo.
Plano Marshall.
As assertivas abaixo dizem respeito à Lei de Terras, aprovada pelo Parlamento brasileiro durante o Segundo Reinado.
I. A votação da lei que proibia a obtenção de terras públicas, exceto se fossem compradas, ocorreu no mesmo ano em que foi aprovada a Lei Eusébio de Queiroz, que extinguiu o tráfico negreiro.
II. A lei determinou que todo proprietário registrasse suas propriedades nos Registros Paroquiais, atendendo aos desejos dos grandes proprietários, com recursos suficientes para registrar suas glebas.
III. Os grupos que aprovaram a lei pertenciam à aristocracia agrária e à nascente burguesia industrial, oriunda dos imigrantes, principalmente italianos, que vieram para o Brasil para substituir a mão de obra escrava nas lavouras de café.
IV. A lei ampliou o acesso à propriedade do solo, à medida que transformou a terra em mercadoria, passível de ser adquirida independentemente da camada social a que pertencesse o indivíduo, que, como única exigência, deveria ser cidadão brasileiro.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Se for eleito a 3 de outubro, no ato da posse, o povo subirá comigo as escadas do Catete. E comigo ficará no governo. (Getúlio Vargas) Em 1951, Vargas voltou à Presidência da República, desta vez legitimado pelo voto popular.
São características a serem reconhecidas durante essa fase da presidência de Vargas:
Liberalismo e Autoritarismo.
Intervencionismo e Coronelismo.
Populismo e Nacionalismo.
Imperialismo e Integralismo.
Sindicalismo e Socialismo.
Os acontecimentos abaixo estão inseridos no contexto histórico da Revolução Farroupilha:
I. Tomada do porto de Laguna (Santa Catarina) pelos farrapos.
II. O Barão de Caxias assume a presidência da Província do Rio Grande do Sul.
III. Ocorre a Batalha de Porongos, em que os negros da infantaria farroupilha são desarmados.
IV. Antonio de Souza Neto proclama a República Rio-Grandense.
V. O presidente da província, Fernandes Braga, é deposto pelos revoltosos.
Assinale a alternativa que apresenta os acontecimentos acima organizados em ordem cronológica, ou seja, do mais antigo ao mais recente.
I III IV V II.
V IV I II III.
IV V II I III.
III II I V IV.
II I IV III V.
São acontecimentos que marcaram a política externa do governo de Jânio Quadros (1961):
I. Rompimento das relações diplomáticas com a União Soviética.
II. Combate ao colonialismo português na África e Ásia.
III. Condecoração de Ernesto Che Guevara com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Em 1977, o governo de Ernesto Geisel, utilizando-se do AI 5, decretou o recesso do Congresso Nacional e promulgou o Pacote de Abril, que estabelecia:
I. Extensão às eleições estaduais e federais da Lei Falcão, que restringia a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
II. Ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos.
III. Alteração do quorum para a votação de emendas constitucionais pelo Congresso Nacional, de 2/3 para maioria simples, ou seja, metade dos votos mais um.
IV. Criação da eleição indireta nas assembleias estaduais para 1/3 dos senadores denominados pejorativamente de "biônicos".
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
No Rio Grande do Sul, o período da República Velha foi marcado pelo domínio do Partido __________________, que tinha como ideologia o ____________________ de _________________.
Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente as lacunas acima.
Liberal liberalismo Adam Smith
Conservador realismo Rousseau
Federalista imperialismo Max Weber
Regressista socialismo cristão Leão XIII
Republicano Rio-Grandense positivismo Augusto Comte
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...