Questões de História da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Sobre a Civilização Mesopotâmica é correto afirmar

  • A.

    O humanismo, presente em sua arte, influenciou diversos povos do Oriente e refletiu-se, mais tarde, no Renascimento.

  • B.

    A região norte da Mesopotâmia é formada por uma planície de aluvião fértil propícia à agricultura e a região sul é montanhosa e favorável ao pastoreio

  • C.

    Na Baixa Mesopotâmia, as cidades-estados tinham à frente um governante, chamado patesi, cujo poder político estava separado do poder religioso

  • D.

    Entre os assírios, as terras eram comunitárias, a produção partilhada entre os cultivadores e a distribuição dos bens controlada pelo Estado

  • E.

    A atividade agrícola conheceu amplo desenvolvimento com o domínio de técnicas de controle e convivência com as enchentes periódicas.

As cidades-estados da Grécia Antiga, na Península Balcânica, constituíram um modo de organização política que:

  • A.

    foram inventadas pelos eólios e dórios, povos bárbaros vindos do norte da Europa, que já haviam implantado o Estado.

  • B.

    eram politicamente autônomas, sendo Corinto, Micenas Atenas e Esparta as mais notáveis.

  • C.

    constituíram-se em instrumento de controle da concorrência desenfreada entre a economia gentílica e a economia urbana.

  • D.

    baseavam-se em uma organização econômica comunitária, o que resultou na instituição de práticas econômicas solidárias.

  • E.

    instituíram a democracia na totalidade dos casos, possuindo uma organização social militarista baseada no escravismo.

Sobre a República em Roma é correto afirmar

  • A.

    As instituições políticas eram controladas pelos plebeus, por isso a estabilidade política do regime republicano romano.

  • B.

    O Senado era um conselho formado por patrícios, responsável apenas pela interpretação dos costumes e pela aplicação de leis costumeiras

  • C.

    As lutas sociais entre patrícios e plebeus obrigaram o patriciado a fazer concessões que beneficiavam, sobretudo, as camadas ricas da plebe

  • D.

    As guerras púnicas opuseram romanos a gregos, permitindo o domínio da Magna Grécia e a escravização de atenienses e espartanos.

  • E.

    Eleitos tribunos, Caio e Tibério Graco propuseram um projeto que legalizava as terras públicas ocupadas pelos latifundiários.

Sobre o Feudalismo é incorreto afirmar:

  • A.

    Suseranos e vassalos estavam ligados por obrigações recíprocas

  • B.

    A propriedade da terra constituía a base econômica do poder político senhorial.

  • C.

    Poder centralizado inexistia devido ao esvaziamento das cidades e a ruralização.

  • D.

    Obrigações do servo devidas ao senhor não se transmitiam hereditariamente.

  • E.

    A Igreja católica dispunha de poder econômico representado por bens móveis e imóveis.

São elementos históricos que contribuíram para a crise do feudalismo:

 1. as críticas aos desvios da Igreja católica.

 2. o renascimento comercial e urbano

 3. a formação da burguesia

 4. o retorno às relações servis.

Estão corretas

  • A.

    apenas 1, 3 e 4

  • B.

    apenas 1, 2 e 3.

  • C.

    apenas 1 e 2.

  • D.

    apenas 1 e 4.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?

  • A.

    Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados.

  • B.

    Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação.

  • C.

    Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades.

  • D.

    Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico.

  • E.

    Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis.

A Reforma Protestante ocorre num momento em que a antiga ordem medieval começava a desmoronar. Sobre o ambiente reformista é correto afirmar.

  • A.

    A nova ordem religiosa protestante encontrou um terreno fértil onde florescer junto à classe média urbana, aos pobres das cidades e aos dos campos

  • B.

    As pessoas sentiam-se seguras com a emergência das novas forças econômicas, dos monopólios e dos capitalistas

  • C.

    Ao atacar as autoridades religiosas e fazer do Evangelho o centro de seus ensinamentos, Lutero afastou-se dos pobres das cidades e campos.

  • D.

    Lutero manteve-se coerente aos princípios que defendia e apoiou sem reservas os levantes camponeses e as rebeliões urbanas.

  • E.

    No calvinismo, o significado do trabalho fazia parte da visão moral da vida, enfatizando-se o sucesso como sinal do esforço do homem

As proposições abaixo se referem aos primórdios da história humana.

1. A primeira grande transformação na economia humana ocorreu com o surgimento da agricultura e possibilitou o controle sobre o abastecimento da alimentação.

2. A adoção de uma economia produtora de alimentos influiu, no período denominado de Neolítico, na vida dos grupos sociais, refletindo-se na curva populacional.

3. A época em que os homens se tornaram agricultores corresponde ao período das Eras Glaciárias.

4. Ao produzir ferramentas materiais e bens simbólicos, o ser humano foi capaz de ampliar sua ação sobre a natureza, construindo a cultura.

Estão corretas apenas

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4.

  • E.

    2, 3 e 4

As afirmativas abaixo referem-se ao Mercantilismo. Analise-as.

1. O estímulo à exportação pelas metrópoles de matérias- primas industriais para os mercados coloniais emergentes foi um objetivo da política mercantilista.

2. Dentre as principais práticas mercantilistas destacam-se o estímulo à balança comercial favorável, o metalismo, o monopólio comercial e a intervenção estatal na economia.

3. O Mercantilismo é constituído por um conjunto de idéias e práticas coerentes e uniformes, aplicadas por vários Estados Nacionais europeus com resultados semelhantes.

4. A aplicação das idéias mercantilistas acarretaram o fortalecimento do Estado Nacional, de um poder centralizado e absoluto, cuja expressão foi a Monarquia Absoluta.

 Estão corretas apenas.

  • A.

    1, 3 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    3 e 4.

Sobre o Renascimento é correto afirmar

  • A.

    A pintura renascentista recriou a figura do homem, mais glorioso que antes, porém denotando ter receio de representá-lo com um corpo vigoroso e desnudo.

  • B.

    O Renascimento, como uma onda contagiante, varreu vários países europeus, resultando de um impulso espiritual baseado na revelação cristã.

  • C.

    O redescobrimento dos clássicos da Antiguidade influenciou a imaginação, fazendo reviver, nas pessoas, crenças religiosas greco-romanas, pilares do Renascimento.

  • D.

    A crise do feudalismo propiciou a liberdade de ação aos indivíduos e o enfraquecimento da autoridade religiosa, porém pouco contribuiu para o Renascimento artístico

  • E.

    O termo Renascimento tem sido utilizado com os significados de: reflorescimento da erudição, renovação das artes, revolta contra os Escolásticos e expansão para o além mar.

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