Questões de História da Reis & Reis Auditores Associados

Lista completa de Questões de História da Reis & Reis Auditores Associados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao longo de quase três anos de governo provisório, somados a quatro do primeiro mandato e a sete de ditadura no Estado Novo, o governo nacionalista de Getúlio Vargas foi marcante na História do Brasil. Sobre ele é correta a informação:

  • A.

    O governo nacionalista de Getúlio Vargas teve como metas importantes a educação da população, a industrialização do país e a criação de leis trabalhistas, para trazer ao controle do estado as organizações de trabalhadores que já se formavam de maneira independente;

  • B.

    A elite cafeeira paulista, mesmo tendo de enfrentar a crise do produto no mercado internacional, ganhou poder com a ascensão do presidente gaúcho, e as forças políticas se diversificaram;

  • C.

    Em 1932, o afundamento de 17 navios brasileiros no Atlântico e a pressão da opinião pública levaram o presidente a entrar na segunda guerra mundial, contra a Alemanha;

  • D.

    Em novembro de 1932, Getúlio Vargas assumiu o poder executivo e dissolveu o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais. Todos os antigos governadores, com exceção do de São Paulo, foram demitidos e, em seu lugar, nomeados interventores federais, sobretudo tenentes.

Durante a guerra fria consolidaramse diversas instituições de caráter internacional e europeu que contribuíram para a distensão e delinearam a possibilidade de uma nova ordem política internacional. Entre os organismos mundiais destaca-se a ONU (Organização das Nações Unidas). Sobre a ONU é INCORRETO o que se afirma em:

  • A.

    A denominação da nova organização foi concebida pelo presidente americano Franklin D. Roosevelt e utilizada pela primeira vez em 1942;

  • B.

    A ONU foi dotada de uma estrutura destinada a atender especificamente situações políticas que exigem sua presença ou mediação;

  • C.

    Um dos propósitos da ONU é manter a paz e a segurança internacionais.

  • D.

    Nenhuma disposição da Carta (Carta das Nações Unidas) autoriza a ONU a intervir nos assuntos essencialmente da jurisdição interna dos estados.

Analise as afirmativas a respeito da Revolução industrial:

I. A revolução industrial teve início na Grã-Bretanha, já que ela reunia as condições mais adequadas para seu desenvolvimento, mas progressivamente chegou também às outras nações ocidentais.

II. Os primeiros sinais de revolução industrial na Rússia e na Espanha só foram visíveis em finais do século XIX. Nos Estados Unidos, a autêntica expansão industrial se iniciou em 1870, depois da guerra de secessão, com o triunfo do norte industrial sobre o sul agrícola.

III. Os fatores que favoreceram a difusão da revolução industrial durante o século XIX foram numerosos, como a limitação da oferta de capital e de mãode- obra disponível para transferências internacionais.

IV. Junto com a industrialização dos Estados Unidos e do Japão em meados do século XIX, surgiu um novo fenômeno, o da “lentidão” de outros locais como, por exemplo, a América Latina.

Estão corretas:

  • A.

    Somente I e II;

  • B.

    Somente I, II e III;

  • C.

    Somente I, II e IV;

  • D.

    Somente II, III e IV.

A época do Baixo Império Romano (séculos III-V) havia sido considerada uma fase decadente, preâmbulo da “obscura e turbulenta” Idade Média. Esse conceito pejorativo tem sua origem no fato de, durante muito tempo, se ter avaliado o período segundo os padrões da época clássica romana. A partir do século III, o império, afetado por uma profunda crise que se agravaria progressivamente, sofreu uma série de mudanças e transformações que o debilitaram até causar sua derrocada. Tudo isso se refletiu na sociedade e na cultura da época.Um dos fatores externos da crise se encontra em:

  • A.

    As lutas internas da república facilitaram o processo de concentração de terras em mãos dos latifundiários e o emprego da escravidão em grande escala, prejudicando os pequenos proprietários;

  • B.

    O aumento das cargas tributárias que os camponeses livres tinham de suportar fez com que abandonassem as terras, provocando a desertificação do campo;

  • C.

    As cidades foram se povoando de pessoas sem terra, pacificadas pela distribuição de víveres públicos, e a divisão entre patrícios e plebeus foi perdendo importância;

  • D.

    Devido a sua grande extensão, era difícil defender as fronteiras do império.

Analise as proposições a respeito do Feudalismo colocando (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A crise das estruturas herdadas da Antiguidade romana deu origem ao surgimento do sistema social e político hoje conhecido como “feudalismo”.

( ) O feudalismo foi o sistema de relações sociais e econômicas predominante em grande parte da Europa a partir do século XI.

( ) O estabelecimento do feudalismo foi um processo bastante lento, caracterizado pela tomada generalizada do poder territorial por parte dos senhores locais.

( ) Na metade do século XI e, principalmente, ao longo do século XII, tem início o processo de hierarquização dos vínculos feudais dentro dos reinos e principados territoriais.

( ) A igreja cristã, dividida entre a do Oriente (romana) e a do Ocidente ou ortodoxa (bizantina), foi também fortemente influenciada pelo feudalismo, e pode-se afirmar que foi seu agente promotor.

A sequência correta encontrada é:

  • A.

    V-V-V-V-V;

  • B.

    V-V-V-V-F;

  • C.

    V-V-F-V-F;

  • D.

    F-V-F-V-V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...