Questões de História da RG Assessoria

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Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:

  • A.

    estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.

  • B.

    possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória.

  • C.

    extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.

  • D.

    promover um currículo que assuma a existência de múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.

  • E.

    propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

  • A.

    incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.

  • B.

    valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.

  • C.

    seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.

  • D.

    problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.

  • E.

    valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.

A Questão do Contestado envolveu a problemática causada pela construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e as disputas entre Santa Catarina e Paraná acerca das áreas limítrofes entre os dois Estados.

Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A.

    Santa Catarina perdeu uma grande parte do seu território para os paranaenses, motivo pelo qual o Estado do Paraná é maior que o de Santa Catarina em área territorial.

  • B.

    Diversos posseiros expulsos das terras da região e também os trabalhadores abandonados pela Brazil Railway Co. se reuniram em redutos e organizaram uma reação armada.

  • C.

    Contando com a presença de religiosos e místicos, o movimento adquiriu um caráter messiânico e muitas autoridades constituídas classificaram os jagunços de fanáticos.

  • D.

    Atualmente, a estrada de ferro construída nesse período encontra-se em completo abandono, mostrando a falta de uma política pública para o transporte ferroviário.

  • E.

    O governo federal utilizou pela primeira vez no Brasil um avião com finalidades militares, objetivando o reconhecimento aéreo da região, identificando os redutos dos caboclos.

A participação do cosmonauta brasileiro Marcos Pontes em um vôo tripulado que o levou à estação espacial internacional tornou-se objeto de uma série de debates acerca do programa espacial brasileiro. Sobre a expedição, suas polêmicas e a exploração do espaço de uma forma geral, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Para vários críticos do projeto, o dinheiro gasto com uma viagem tripulada ao espaço seria melhor empregado no programa espacial brasileiro que tem, segundo eles, outras prioridades.
  • B. Para muitos cientistas brasileiros, essa expedição teve um valor simbólico muito grande, colocando o Brasil entre os poucos países que participam de projetos arrojados, como o da estação espacial internacional
  • C. A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) vetou a presença de astronautas latino-americanos em seu programa espacial. Dessa forma, o governo brasileiro se integrou ao projeto espacial russo.
  • D. Um dos principais objetivos do programa espacial brasileiro envolve o envio de satélites ao espaço. Esse tipo de tecnologia é muito importante para questões meteorológicas, comunicação e estudos dos mais diversos tipos
  • E. O sonho de viajar ao espaço, presente em muitos livros de ficção no passado, apenas se tornou realidade na segunda metade do século XX. Soviéticos e norte-americanos foram os líderes dessa exploração que continua a ampliar-se até a atualidade

O Oriente Médio foi uma das regiões mais conflituosas do mundo durante o século XX. Sobre essas guerras, conflitos e interesses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Para muitos críticos dos recentes conflitos no Oriente Médio, o principal motivo da presença norte-americana na região envolve o controle de estratégicas reservas de petróleo, das quais os EUA são cada vez mais dependentes
  • B. A Guerra do Golfo, em 1991, teve como motivo imediato a invasão iraquiana do Kuwait por Saddam Hussein. A derrota de Saddam foi uma demonstração inequívoca da desproporcional vantagem militar dos EUA sobre a maioria dos outros países do mundo.
  • C. terrorismo internacional, após os atentados de 2001 nos EUA, passou a ocupar o centro das preocupações de segurança dos EUA. Em função disso ocorreram duas intervenções, uma no Afeganistão, em 2001/2002 e outra no Iraque, em 2003.
  • D. conflito árabe-israelense tem como um de seus principais elementos a disputa pelas grandes jazidas de petróleo da Palestina. Após as anexações de territórios palestinos, Israel possui reservas de óleo que lhe garantem o suprimento pelos próximos 50 anos
  • E. O Irã, uma República Islâmica, após a Revolução de 1979, é um dos principais adversários dos EUA na região e vem desenvolvendo um programa nuclear que tem suscitado polêmicas na comunidade internacional.

"As polêmicas sobre as políticas públicas de ação afirmativa na América Latina remetem-se apenas ao fato dessas terem sido articuladas e implementadas, de maneira coerente e global, nos EUA nos anos 60, como conseqüência da longa luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. O debate, portanto, desconsidera os parâmetros históricos fundantes da adoção dessas políticas, assim encobrindo o fato de que esse tipo de política corretiva surgiu das dinâmicas do processo que conduziu à independência dos países da África, da Ásia, do Caribe e do Pacífico Sul, antes colonizados pela Europa, popularizando-se após a Segunda Guerra Mundial."

(SANTOS, Sales Augusto dos. (org.) Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005, p. 313.)

Sobre a relação entre as políticas públicas de ação afirmativa e o desenvolvimento social, considere as afirmativas a seguir:

1 – O texto destaca um aspecto pouco explorado no debate sobre a implementação de ações afirmativas nos países periféricos: a articulação dessas políticas públicas de Estado com os processos históricos de descolonização por eles vivenciados.

2 – A aquisição dos direitos civis pelos afro-norte-americanos se tornou possível em função da cordialidade entre as etnias, característica da formação social dos EUA.

3 – No contexto estratégico da definição de políticas de ação afirmativa, sobretudo em países asiáticos e africanos, foi fundamental determinar cotas e medidas específicas para garantir o rápido acesso dos nativos às funções até então monopolizadas pelos europeus.

4 – Nos países que adotaram ações afirmativas para a ocupação de vagas no ensino ou em cargos públicos, percebe-se uma ampliação da dificuldade dos beneficiados pelas cotas em conseguir a sua ascensão social.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

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