Lista completa de Questões de História da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comparando o processo de independência do Brasil com o restante das ex-colônias americanas, encontraremos distinções que destacamos a seguir, porém uma alternativa apresenta-se incompatível, assinale-a.
As ex-colônias espanholas adotaram o regime republicano, ao passo que o Brasil instituiu rapidamente a monarquia.
Na maioria das colônias espanholas, o regime republicano só foi opção após fracasso de experiências monárquicas, o que não aconteceu com a América portuguesa.
A fragmentação político-administrativa foi fenômeno observado na América espanhola, sucedendo o contrário com a América portuguesa.
Foi ampla a participação popular nas guerras de libertação das ex-colônias espanholas o que não se notou na América portuguesa.
A integridade territorial foi a marca na luta próindependência na América portuguesa, não acontecendo na América espanhola.
A proclamação da Independência garantiu, ao Brasil, autonomia em relação a Portugal. Segue-se a construção da ordem nacional brasileira que teve aspectos a seguir assinalados, porém, uma alternativa é incompatível, assinale-a:
Teve nas elites um papel predominante na construção do Estado brasileiro.
Aquela proclamação não alterou o cenário sócio-econômico que permaneceu com suas estruturas predominantemente de cores coloniais
D. Pedro I se transformou no eixo da nova ordem política, naquela altura sem as amarras do dirigismo das cortes portuguesas.
A fim de garantir a construção da ordem política independente, D. Pedro I contou com o apoio das elites nacionais.
Pode-se dizer que a construção da nova ordem foi realizada sem atropelos com amplo apoio interno, principalmente de grupos de portugueses radicados no Brasil.
Madrugada de 07 de abril de 1831, O Imperador e primeiro mandatário do Estado brasileiro, D. Pedro I abdica do Trono. Economia fragilizada, elevados gastos com a organização do Estado, inexistência de fonte nacional de recursos, hostilidades políticas, são alguns argumentos que explicam o afastamento do governante. Com a abdicação, seguese:
O período Regencial compreendido entre 1831 até 1840, considerado como um dos mais agitados da história brasileira.
O período regencial, marcado por profundas mudanças na vida do jovem estado brasileiro com muitos entendimentos entre as várias facções das elites políticas.
O período regencial, diante da não aceitação imediata do príncipe herdeiro, que tinha identificação com as forças que queriam a volta ao colonialismo.
O período regencial, solução política em completa discordância com o que estabelecia a constituição brasileira de 1824.
O período regencial instituído para poder apaziguar os interesses conflitantes entre grupos que discordavam do herdeiro do trono.
Em 1840, teve início o Segundo Reinado, do ponto de vista das estruturas econômicas e políticas. que alternativa apresenta-se completamente destoante do que teria ocorrido nessa fase da nossa história?
A feição econômica do período foi marcada pela presença hegemônica da produção agroexportadora em especial açucareira e cafeeira.
O desenvolvimento de movimentos contra o autoritarismo do Imperador que se reflete em revoltas como as de caráter nativista.
No referido período, emergiram novas forças sociais, nascidas de uma incipiente industrialização e de lento processo de urbanização.
Ocorre um processo de progressiva extinção do trabalho escravo que começa com fim do tráfico e culmina com a Lei Áurea.
No referido período, ocorreu entrada de fortes contingentes de imigrantes provenientes da Europa que se constituiriam como novos trabalhadores, atuando principalmente nas fazendas de café.
Leia o que se segue e responda os quesitos 34 e 35.
No Século XIX, circulava, na imprensa da época, versinhos bastante críticos a respeito do Império. Estes tinham o seguinte teor:
Dos versinhos, podemos concluir, assinale a interpretação correta.
O povo concordava com os acontecimentos de corrupção política.
Os versos denunciavam a corrupção na vida pública da Corte.
Os versos afirmavam que todos os corruptos não eram perdoados.
Que era minúscula a estrutura administrativa da Corte.
Que ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
Leia o que se segue e responda os quesitos 34 e 35.
No Século XIX, circulava, na imprensa da época, versinhos bastante críticos a respeito do Império. Estes tinham o seguinte teor:
Sobre o papel do povo naquela estrutura, retratada nos versos, é correto afirmar:
Que ao povo cabia carregar aquela pesada estrutura corrupta e ineficaz
Teria de encobrir os desvios feitos no Erário
Que mesmo fiscalizando as elites, ao povo, cabia a obrigação de denunciá-las.
Que o povo era quem mais furtava e se escondia
Que não havia muita diferença entre povo e elite.
A proclamação da República no Brasil, em 1889, gerou expectativas em torno da criação de uma novo cenário social. O primeiro período da república brasileira (1889-1930) é denominado de república velha, que pode ser caracterizado por aspectos que nos permitem interpretações que apresentamos a seguir, embora só uma seja verdadeira, assinale-a.
A república velha foi, em grande parte, resultado da aliança dos cafeicultores paulistas com forças do exército visando vencer o inimigo comum o imperialismo Inglês.
As forças populares passaram a ter um lugar importante no campo da política formal, prova disso foram as rebeliões como Canudos, Contestado e a Revolta da Chibata.
A república velha, na verdade, representou a oportunidade de uma forte aliança entre regiões , classes sociais e grupos econômicos.
A república velha representou a aliança entre cafeicultores e exército contra um inimigo considerado, por eles, comum, o Império.
A república velha representou uma ruptura entre agricultura de exportação do café e açúcar e as novas forças da industrialização.
O movimento militar de março de 1964 trouxe posteriormente profundas transformações na estrutura econômica brasileira fruto de necessidades do desenvolvimento capitalista no país e de pressões advindas das mudanças do mercado internacional. Abaixo seguem alternativas em que procuramos apresentar indicadores verdadeiros das transformações na economia brasileira, embora um seja absolutamente incorreto. Assinale-o.
Criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que chega, substituindo o antigo sistema de estabilidade no emprego.
A elevação do volume de impostos, provocando verdadeira quebradeira nacional, principalmente nos setores das grandes corporações.
Entrada agressiva de grandes corporações multinacionais e facilitação de remessas de lucros dessas corporações para seus países de origem.
Expansão de diversos ramos industriais, como petroquímica, siderúrgicas e alumínio, com patrocínio do Estado e participação de grupos nacionais e estrangeiros.
Crescimento do mercado de oferta de vários bens, principalmente os não duráveis.
Em outubro de 1988, Brasil ganha uma nova Constituição, hoje em vigor. Com a nova Carta, ficava para trás a Constituição de 1967/1969 e todos os atos arbitrários do período militar. Do ponto de vista político, essa Constituição trouxe uma série de medidas democratizantes. Abaixo citamos algumas, mas há uma alternativa que não é verdadeira, assinale-a:
Democracia liberal com separação dos três poderes e eleições diretas para todos os cargos do executivo e legislativo.
Realização de dois turnos nas eleições dos cargos executivos mais importantes (presidente da república, governadores de estado e prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes).
Voto obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, sendo facultativo a analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e pessoas com mais de 70 anos.
Fim da censura prévia e garantia do direito de greve.
Realização de dois turnos nas eleições dos cargos executivos mais importantes (presidente da república, governadores de estado e prefeitos de todos os municípios) .
A Constituição de 1988, apesar de seus aspectos conservadores, foi considerada pela maioria dos analistas políticos como a mais democrática que o país conheceu. Aprovada em Assembléia Constituinte, sofreu algumas emendas, mas continua sendo nossa grande bússola política. Abaixo apresentamos o nome do político brasileiro que presidiu a Assembléia Constituinte formada em 1986 e a denominação recebida por esta carta, assinale a alternativa correta.
Fernando Henrique Cardoso – Constituição das Lutas.
Jose Sarney – Constituição Social.
Ulisses Guimarães – Constituição Cidadã.
Leonel Brizola – Constituição Trabalhista.
Lula da Silva – Constituição dos Trabalhadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...