Questões de Informática / Microinformática

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Considere o seguinte script encontrado em uma página web desenvolvida com a linguagem PHP.

Ao se executar o script, será exibido na página

  • A. Lucas = 43 Marcos = 55 Pedro = 40 Mateus = 62
  • B. Pedro = 30 Lucas = 43 Marcos = 55 Mateus = 62
  • C. Mateus = 62 Marcos = 55 Lucas = 43 Pedro = 30
  • D. 0 = 62 1 = 55 2 = 43 3 = 30
  • E. Lucas = 43 Marcos = 55 Mateus = 62 Pedro = 30

Um paradigma de programação basicamente é como um determinado caminho que os programadores utilizam, para resolver problemas, e cada caminho tem uma forma diferente para resolver o problema. No paradigma orientado a objetos, pode-se definir um conjunto de classes em uma estrutura hierárquica, onde cada uma das classes “herda” características das suas superiores nesta estrutura. Observe o código em JAVA.

Esse código em JAVA é um exemplo de herança com o uso da palavra-chave

  • A. this e sobrescrita (override) de método.
  • B. extends e sobrecarga (overload).
  • C. this e sobrecarga (overload) de método.
  • D. extends e sobrescrita (override) de método.
  • E. o código gera um erro, pois o modificador final, quando utilizado em classes ou métodos, bloqueia, respectivamente, a extensão e a sobrescrita (override).

Considere o trecho do programa Python abaixo.

Os valores impressos, ao se executar o programa, são, respectivamente,

  • A. 1 e 1.
  • B. 10.
  • C. 1 e 10.
  • D. 10 e 1.
  • E. 10 e 10.

Analise o código Python (versão 3) mostrado a seguir.

Ao final da execução desse código, os valores, na variável lista, estarão

  • A. removidos da variável, devido a um erro no código.
  • B. ordenados de forma crescente.
  • C. ordenados de forma decrescente.
  • D. embaralhados, não sendo possível prever a ordem dos valores.
  • E. duplicados, devido a um erro no código.

Considerando uma situação hipotética com o uso da XP (eXtreme Programming) concomitante com Scrum em um projeto de desenvolvimento de software em uma organização, julgue os seguintes itens.

I É viável a utilização do TDD (Test Driven Development) na fase de sprint, de modo que se escreva o teste automático antes da codificação.

II O princípio da integração contínua da XP deve ser utilizado especificamente na retrospectiva da sprint com vistas a integrar a equipe scrum.

III Integrantes da equipe scrum podem realizar a programação do código em pares, o que proporciona, entre outras vantagens, o nivelamento de conhecimento da equipe.

IV O conceito de requisito “pronto” continuaria válido, contudo, inviabilizaria o refactoring, pois é proibitivo inserir o mesmo item (requisito) em várias sprints.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

A representação em binário do número decimal 75, e a representação em hexadecimal do número binário 1010001 são, respectivamente:

  • A. 1001011 e 51
  • B. 1010011 e 5A
  • C. 1100101 e A1
  • D. 1001011 e B1
  • E. 1001011 e 41

Em lógica de programação, existe um artifício que, geralmente, economiza linhas de código com uma solução elegante e eficaz de reúso do código, o qual faz uma chamada a si mesmo. Este artifício algorítmico é denominado de

  • A. reusabilidade.
  • B. recursividade.
  • C. multitarefa.
  • D. multithreading.
  • E. fibonacci.

Analise o retorno para o seguinte algoritmo.

A saída produzida pelo código acima é

  • A. 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21
  • B. 1 1, 2, 3, 5, 8, 13, 19
  • C. 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13
  • D. 1 1, 2, 3, 5, 8, 13,
  • E. 1,1, 2, 3, 5, 8, 13,

Observe a seguinte lógica de programação.

Este algoritmo escreve a saída

  • A. 3, 5, 7, 9
  • B. 1, 3, 5, 7, 9
  • C. 2,4, 6, 8
  • D. 1, 2, 4, 6, 8
  • E. 1, 3, 5, 7, 8

Os sistemas de computação trabalham com a numeração binária, em que os símbolos 0 e 1 são chamados de dígitos binários. O número binário (110001100)2 corresponde, na base decimal, ao número

  • A. (332) 10.
  • B. (396)10.
  • C. (412) 10.
  • D. (393) 10.
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