Questões de Informática / Microinformática

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os programas aplicativos de finalidades gerais desenvolvidos pela Microsoft para o ambiente operacional MS-Windows, tipo Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Access e Microsoft PowerPoint, apresentam muitos elementos em comum. Dentre os elementos comuns presentes na janela principal destes programas, podemos destacar a(o) ________________________, que contém as opções relacionadas à movimentação, redimensionamento e fechamento da janela do programa, a(o) ____________________________, que é a área reservada para a identificação do programa em questão, a(o) _____________________, que contém as opções do programa para manipulação de documentos e demais recursos e a(o) ________________________, área que contém, na forma de botões, atalhos para algumas das principais opções da Barra de Menus do programa.

As lacunas são preenchidas corretamente pela seqüência:

  • A.

    Barra de Título / Área de Trabalho / Barra de Ferramentas Padrão / Barra de Menus

  • B.

    Menu de Controle /Barra de Título / Barra de Menus / Barra de Ferramentas Padrão

  • C.

    Barra de Título / Menu de Controle / Área de Trabalho / Barra de Ferramentas de Formatação

  • D.

    Barra de Ferramentas Padrão / Menu de Controle / Barra de Menus / Barra de Título

  • E.

    Menu de Controle / Barra de Menus / Barra de Ferramentas Padrão / Barra de Ferramentas de Formatação

Algumas empresas da Internet são especializadas em indexar uma quantidade enorme de páginas pessoais e empresariais no mundo todo através de palavras-chave que, na maioria dos casos, são extraídas do próprio texto de cada uma delas individualmente. Essas empresas normalmente disponibilizam a consulta gratuitamente e são conhecidas no jargão da Internet como

  • A.

    Sites de Busca.

  • B.

    Provedores de Internet.

  • C.

    E-Comerce.

  • D.

    Salas de Chat.

  • E.

    Internet Grátis.

Em algumas situações na programação Orientada a Objetos é necessário descrever o relacionamento entre os objetos. Para isto, utilizam-se determinados diagramas que esclarecem como as instâncias das classes estão relacionadas em determinados instantes da execução do programa. Tratase dos diagramas

  • A.

    de classes.

  • B.

    de relacionamentos.

  • C.

    de objetos.

  • D.

    dinâmicos de instâncias.

  • E.

    estáticos de instâncias.

Num projeto estruturado de sistemas, a alocação dos processos essenciais, dos depósitos de dados e dos processadores, segundo Yourdon, deve ser representada no

  • a.

    diagrama de fluxo de dados.

  • b.

    diagrama de transição de estados.

  • c.

    modelo de programação.

  • d.

    modelo de tarefas.

  • e.

    modelo de processador.

Com o intuito de se informar acerca do programa Fome Zero, proposto pelo governo brasileiro, um usuário da Internet acessou, por meio do Internet Explorer 5 e a partir de um microcomputador do tipo PC, o site http://www.fomezero.org.br. Após navegar entre as páginas desse site, o usuário obteve, na página do Internet Explorer 5 acima ilustrada, que contém um parágrafo introdutório seguido de um gráfico, informações acerca da distribuição dos pobres pelos estados da federação. Com base na janela acima e na leitura comparativa do texto e do gráfico mostrados nessa janela, julgue os itens a seguir.

Caso o usuário deseje retornar à primeira página acessada na sessão de uso do Internet Explorer 5 descrita acima, é suficiente clicar o botão  .

  • C. Certo
  • E. Errado

O correio eletrônico ou e-mail tem sido usado internamente em redes corporativas há anos, mas, com a difusão do uso da Internet, hoje é comumente usado em comunicações nacionais e internacionais. Com relação ao padrão estabelecido para endereço ou caixa postal de e-mail, cada elemento do endereço de e-mail fictício ficçã[email protected] representa:

I. ficção: corresponde ao nome de acesso do remetente ou destinatário das mensagens de correio eletrônico.

II. @: corresponde à contração, em inglês, do termo "at" (localizado em ...).

III. portal: corresponde à identificação do provedor de acesso à Internet do remetente ou destinatário.

IV. .com: corresponde à identificação do tipo de empresa do remetente ou destinatário, no caso do endereço fictício, uma empresa de COMputação.

V. .br: corresponde à localização do provedor de acesso à Internet do remetente ou destinatário, no caso do endereço fictício, a localização é Brasil.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas I, IV e V estão corretas.
  • B. Apenas IV e V estão corretas.
  • C. Apenas II, III e V estão corretas.
  • D. Apenas I, II, III eV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Na programação Orientada a Objetos, quando uma instância de uma classe precisa saber sobre uma outra instância, pode-se utilizar um relacionamento entre classes do tipo

  • A.

    abstração

  • B.

    generalização

  • C.

    especialização

  • D.

    herança

  • E.

    associação

Com o intuito de se informar acerca do programa Fome Zero, proposto pelo governo brasileiro, um usuário da Internet acessou, por meio do Internet Explorer 5 e a partir de um microcomputador do tipo PC, o site http://www.fomezero.org.br. Após navegar entre as páginas desse site, o usuário obteve, na página do Internet Explorer 5 acima ilustrada, que contém um parágrafo introdutório seguido de um gráfico, informações acerca da distribuição dos pobres pelos estados da federação. Com base na janela acima e na leitura comparativa do texto e do gráfico mostrados nessa janela, julgue os itens a seguir.

Devido às leis de direitos autorais relativas a conteúdo de Internet, somente páginas que possuem certificado digital de propriedade podem ter seus conteúdos copiados para o winchester do computador a partir do qual se está acessando a Internet. Caso a página mostrada acima tenha tal certificado, ao se clicar o menu  , será disponibilizada uma lista de opções, entre as quais a opção Salvar como, que permite salvar o conteúdo dessa página.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um conjunto pré-definido de instruções e convenções de programação associadas utilizado para acessar serviços de sistema ou de rede denomina-se

  • A.

    programa utilitário.

  • B.

    protocolo de serviço.

  • C.

    protocolo de comunicação.

  • D.

    interface de aplicação.

  • E.

    interface gráfica de comunicação.

O Microsoft Excel apresenta um conjunto de funções predefinidas para facilitar o dia-a-dia de seus usuários com tipos comuns de fórmulas matemáticas. O resultado obtido com o uso de cada uma das fórmulas abaixo é:

I. ARRED(núm;núm_digitos) - Arredondamento de um número até uma quantidade especificada de dígitos.

II. SOMA(núm1;núm2;...) - Soma todos os números em um intervalo de células.

III. SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) – Retorna Verdadeiro se a condição especificada for avaliada como verdadeira e retorna Falso caso seja avaliada como falsa.

IV. MÉDIA(núm1;núm2;...) - Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números

Assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas I e II
  • B. Apenas I e IV
  • C. Apenas I e III
  • D. Apenas I, II e IV
  • E. Todas
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...