Questões de Informática / Microinformática

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Quando você abre uma pasta ou uma biblioteca, ela é exibida em uma janela. Em relação às partes dessa janela, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A barra de endereços é utilizada para navegar para uma pasta ou biblioteca diferente ou voltar à anterior.
  • B. Títulos de coluna são utilizados para alterar a forma como os itens na lista de arquivos são organizados. Por exemplo, podemos clicar no lado esquerdo do cabeçalho da coluna para alterar a ordem em que os arquivos e as pastas são exibidos.
  • C. A barra de ferramentas serve para executar tarefas comuns, como alterar a aparência de arquivos e pastas, copiar arquivos em um CD ou iniciar uma apresentação de slides de imagens digitais.
  • D. A caixa de pesquisa serve para procurar um item na pasta ou biblioteca atual. A pesquisa inicia assim que uma palavra ou frase for digitada.
  • E. O painel de detalhes serve para ver o conteúdo da maioria dos arquivos. Quando se seleciona uma mensagem de e-mail, um arquivo de texto ou uma imagem, por exemplo, seu conteúdo pode ser visto sem que o programa seja aberto.

Em relação ao Windows, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. É possível restaurar arquivos e pastas excluídos, assim como é possível restaurar um arquivo ou uma pasta para um estado anterior.
  • B. Se você mover um arquivo para dentro de uma biblioteca (como “Documentos”, por exemplo), o arquivo será salvo dentro do local padrão de salvamento da biblioteca (por exemplo, “Meus Documentos”).
  • C. Ao usar o método de arrastar e soltar para mover arquivos entre pastas, algumas vezes o arquivo é copiado. Outras vezes, ele é movido. Se você estiver arrastando um item entre duas pastas que estão no mesmo disco rígido, os itens serão movidos. Se você estiver arrastando o item para uma pasta que esteja em outro local ou para uma mídia removível, o item será copiado.
  • D. A pasta “Arquivos de Programas” é protegida, utilizada apenas na instalação de programas. Ela não aceita a gravação de nenhum tipo de arquivo diretamente pelo usuário.
  • E. Ao trabalhar com arquivos em uma rede, é possível disponibilizá-los offline, para que sejam acessados mesmo quando o computador não estiver conectado à rede.

Analise as considerações abaixo sobre o uso de contas padrão e de administrador no contexto do Windows 7.

I. Contas de administradores permitem alterar configurações de segurança, instalar aplicativos e ter acesso a todos os arquivos do computador.

II. É mais seguro, no dia a dia, usar uma conta de usuário padrão em vez de uma conta de administrador.

III. Num computador é permitido criar diversas contas padrão, porém apenas uma de administrador.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I;
  • B. I e II;
  • C. II;
  • D. II e III;
  • E. III.

No Windows Server 2012, as rotinas de backup podem, nativamente, ser armazenadas em

  • A. volumes não particionados.
  • B. pastas compartilhadas via FTP.
  • C. qualquer diretório acessível pelo sistema.
  • D. diretórios pré-determinados pelo sistema operacional.
  • E. unidades de disco que não contenham dados do sistema operacional.

Com o objetivo de otimizar o desempenho das rotinas de backup, o Windows Server 2012 oferece o modo de “Desempenho de backup mais rápido”. Nesse modo, a velocidade do backup é aumentada fazendo um backup

  • A. aditivo, isto é, incluindo arquivos novos criados desde o último backup, mas sem incluir arquivos previamente existentes, mesmo que tenham sido modificados.
  • B. completo, isto é, copiando todos os arquivos, sem verificar backups anteriores.
  • C. incremental, isto é, copiando apenas os arquivos criados ou modificados desde o último backup.
  • D. seletivo, isto é, incluindo apenas os arquivos mais acessados desde o último backup.
  • E. diferencial, isto é, copiando apenas os arquivos previamente existentes e que tenham sido modificados desde o último backup, sem incluir arquivos novos.

A conexão de Área de Trabalho Remota do Windows Server 2012 permite que um computador se conecte a outro utilizando o protocolo

  • A. FTP.
  • B. HTTP.
  • C. RDP.
  • D. SMB.
  • E. SSH.

Um administrador de sistemas recebeu a seguinte mensagem ao se conectar em uma estação de trabalho pela Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows Server 2012:

Essa mensagem foi recebida, pois

  • A. as credenciais de autenticação fornecidas para autenticação da conexão estão incorretas.
  • B. o certificado fornecido pelo computador remoto não foi emitido por uma autoridade reconhecida pelo servidor.
  • C. o computador remoto não dá suporte para o algoritmo de segurança que está sendo utilizado pelo servidor.
  • D. o firewall do servidor está bloqueando a conexão de Área de Trabalho Remota do servidor.
  • E. os dados da conexão de Área de Trabalho Remota serão transmitidos por uma conexão não segura.

Pode-se configurar o Windows 8 para que as atualizações importantes sejam instaladas de diversas formas. A forma que é recomendada pelo Windows é

  • A. baixar atualizações apenas quando o computador não estiver em uso.
  • B. baixar atualizações, mas permitir que se escolha quando instalá-las.
  • C. nunca verificar se há atualizações.
  • D. procurar atualizações, mas permitir que se escolha quando baixá-las e instalá-las.
  • E. instalar atualizações automaticamente.

Um Administrador de Sistemas deseja impedir que os usuários do grupo “Contabilidade” criem novos diretórios em uma pasta compartilhada do Windows Server 2012, mas sem impedir que o grupo possa ler ou criar novos arquivos. Para tanto, é necessário que o Administrador acesse as propriedades da pasta e, na aba “Segurança”,

  • A. clique em “Avançadas”, selecione o grupo “Contabilidade”, clique em “Editar”, “Mostrar permissões avançadas” e desmarque a opção “Criar pastas / acrescentar dados”.
  • B. clique em “Avançadas”, “Auditoria”, “Adicionar”, “Selecionar uma entidade de segurança”, procure o grupo “Contabilidade”, clique em OK, “Mostrar permissões avançadas” e desmarque a opção “Criar arquivos / gravar dados”.
  • C. clique em “Editar”, selecione o grupo “Contabilidade” e desmarque a opção “Listar conteúdo da pasta” na coluna “Permitir”.
  • D. clique em “Editar”, selecione o grupo “Contabilidade” e marque a opção “Gravar” na coluna “Negar”.
  • E. selecione o grupo “Contabilidade”, clique em “Editar”, “Avançadas” e desmarque a opção “Criar pastas” na coluna “Permitir”.

O utilitário de linha de comando do Windows Server 2012, responsável por exibir e alterar as listas de controle de acesso (ACL) que definem as permissões de acesso dos arquivos e diretórios do sistema, é o

  • A. attrib.
  • B. chmod.
  • C. icacls.
  • D. ntfsch.
  • E. perm.
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