Questões de Informática / Microinformática

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A definição, da própria Microsoft, quanto aos Botões de Ação do Microsoft PowerPoint 2007, está corretamente descrita na alternativa:

  • A. botões que permitem dar ação e movimento aos diversos slides de uma apresentação.
  • B. três botões respectivamente de som, imagem e multimídia para dinamizar uma apresentação.
  • C. formas prontas para inserir “hiperlinks” tanto para navegar entre os slides como em links externos.
  • D. imagens de gifs animados pré-definidos através de botões que podem ser inseridas diretamente em um slide.

  • A. Opções de pasta e pesquisa e chegou a essa aba da janela Opções de Pasta, denominada Modo de Exibição.
  • B. Opções de pasta e pesquisa e chegou a essa aba da janela Opções de Pasta, denominada Geral.
  • C. Propriedades e chegou a essa aba da janela Opções Gerais, denominada Pesquisar.
  • D. Layout e chegou a essa aba da janela Propriedades, denominada Painel de detalhes.
  • E. Layout e chegou a essa aba da janela Opções de Pasta, denominada Painel de Visualização.

É possível otimizar pesquisas no site de buscas Google, utilizando alguns recursos mais avançados denominados operadores. A respeito desse assunto, correlacione a coluna A, contendo o nome dos operadores com a coluna B, contendo suas respectivas funções e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. site:

2. intitle:

3. filetype:

4. * (Asterisco)

5. “ “ (Aspas)

Coluna B

( ) Solicita complementos possíveis para uma pesquisa ou pode ser usado para completar nomes na barra de pesquisa.

( ) Busca retornar sites que contenham em seu título o termo especificado pelo usuário.

( ) Restringe a busca à expressão exata que se deseja pesquisar.

( ) Permite especificar o tipo de domínios dos sites em que se deseja pesquisar.

( ) Permite filtrar sites que contenham arquivos com tipo de extensões específicas.

  • A. 5/ 4/ 3/ 1/ 2
  • B. 1/ 3/ 4/ 5/ 2
  • C. 3/ 4/ 1/ 2/ 5
  • D. 4/ 2/ 5/ 1/ 3
  • E. 4/ 1/ 3/ 2/ 5

No Microsoft Word 2007, para adicionar marcadores ou numeração a uma lista deve-se selecionar inicialmente os itens aos quais deseja adicionar marcadores ou numeração, e em seguida ir na guia:

  • A. Ferramentas, no grupo Estilo, clicar em Definir Novo Marcador ou Número.
  • B. Inserir, no grupo Parágrafo, clicar em Marcadores ou Numeração.
  • C. Página Inicial, no grupo Parágrafo, clicar em Marcadores ou Numeração.
  • D. Formatar, no grupo Estilo, clicar em Definir Novo Marcador ou Número.

Paulo, que trabalha como agente legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, ficou com a tarefa de elaborar um gráfico que apresente o valor existente em caixa, mês a mês, em uma visão de linha do tempo, contemplando um período de 12 meses. Para realizar a tarefa, Paulo, após abrir o Microsoft Excel, deve

  • A. selecionar a opção de inserir gráfico, escolher o modelo de gráfico de linhas ou colunas e em seguida, selecionar a opção de formatação do gráfico, para poder digitar o número ou nome de cada mês e os valores em caixa correspondentes a cada mês.
  • B. digitar na primeira linha das 12 primeiras colunas da planilha o número ou nome de cada mês e na 2ª linha da planilha, digitar os valores em caixa correspondentes a cada mês. Em seguida, deve selecionar a área exata em que os dados digitados estejam contidos, selecionar a opção de inserção de gráfico e selecionar uma das opções de gráfico: pizza ou radar, os quais permitem a visualização desejada.
  • C. digitar em 12 linhas de uma mesma coluna da planilha o nome de cada mês, em seguida um sinal de menos e depois o valor correspondente ao montante em caixa no mês, ficando o nome do mês e o montante de caixa registrados numa mesma célula do Excel. Em seguida, deve selecionar a área exata na qual os dados digitados estejam contidos, selecionar a opção de inserção de gráfico e selecionar uma das opções de gráfico: pizza ou radar, os quais permitem a visualização desejada.
  • D. digitar em 12 linhas de uma mesma coluna da planilha o nome de cada mês, em seguida um sinal de menos e depois o valor correspondente ao montante em caixa no mês, ficando o nome do mês e o montante de caixa registrados numa mesma célula do Excel. Em seguida, deve selecionar todas as células da área em que os dados digitados estejam contidos, selecionar a opção de inserção de gráfico e selecionar uma dentre as opções de gráfico: coluna, barra ou linha, os quais permitem a visualização solicitada.
  • E. digitar na 1ª linha das 12 primeiras colunas da planilha o número ou nome de cada mês e na 2ª linha os valores em caixa correspondentes a cada mês. Em seguida, selecionar todas as células da área em que os dados digitados estejam contidos, selecionar a opção de inserção de gráfico e selecionar uma dentre as opções de gráfico: coluna, barra ou linha, os quais permitem a visualização solicitada.

O campo Cco, quando marcado para exibição, presente na janela de redação de Novo E-mail, do MS Outlook 2013 em português, tem a função principal de:

  • A. Enviar o e-mail com cópia a um ou mais destinatários, exibindo esses destinatários no cabeçalho do e-mail enviado.
  • B. Enviar o e-mail a um grupo de destinatários contidos em um mesmo endereço de e-mail de grupo. Dessa forma, o endereço de e-mail exibido será o e-mail do grupo e não de cada destinatário membro do grupo.
  • C. Enviar automaticamente uma cópia do e-mail para o próprio remetente, de forma a manter um arquivo com todas as mensagens enviadas.
  • D. Enviar uma cópia do e-mail a um ou mais destinatários de forma oculta, isto é, sem exibir esses destinatários no cabeçalho do e-mail enviado.
  • E. Enviar automaticamente uma cópia do e-mail para o administrador dos e-mails, para fins de gerenciamento dos e-mails e verificação do sucesso do envio.

Quanto ao conceito de pastas, diretórios e arquivos, no Windows, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) Uma pasta, ou diretório, é muito semelhante a uma pasta de escritório: é utilizada para se agrupar vários arquivos.

( ) A estrutura de arquivos e diretórios é análogo a uma árvore. Assim, o diretório principal, que não tem nome, é conhecido como raiz.

  • A. V - V
  • B. V - F
  • C. F - V
  • D. F - F

Um usuário de Internet sempre acessa suas páginas pessoais nas redes sociais de sua preferência. Para evitar que ele tenha sempre que digitar os nomes desses sites e possa acessar essas páginas da web com a menor quantidade de click de mouse e o menor número de passos de configuração, o usuário deve

  • A. instalar uma barra de ferramentas não nativa do navegador e nela incluir os endereços URL dos sites desejados.
  • B. inserir os endereços de navegação prediletos na opção de favoritos do navegador.
  • C. cadastrar os endereços URL dos sites desejados como hyperlinks na área de trabalho do seu computador, utilizando o recurso de copiar o endereço que aparece no navegador e colar o endereço em um documento editado e salvo por meio de um editor de textos.
  • D. cadastrar o endereço URL de um site de buscas como página inicial do navegador de sua preferência e este passará a acessar os sites preferidos automaticamente.
  • E. acessar o endereço através de consulta ao histórico de navegação do navegador, independente da configuração do navegador.

Considere duas células do MS Excel 2013 em português, A1 e A2, cujo conteúdo é, respectivamente, ‘456’ e ‘123’.

A fórmula que alimenta a célula A3 dessa mesma planilha com o conteúdo de ‘123456’ é:

  • A. SOMA(A2;A1)
  • B. AGRUPAR(A1;A2)
  • C. AGRUPAR(A2;A1)
  • D. CONCATENAR(A1;A2)
  • E. CONCATENAR(A2;A1)

Um dos vários recursos do Windows é a Área de Trabalho. O Windows 7 possibilita alterar diretamente na Área de Trabalho:

  • A. a prioridade de execução de aplicativos (CPU).
  • B. as fontes (tipo de letra).
  • C. a memória virtual (RAM).
  • D. o plano de fundo (papéis de parede).
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