Questões de Informática / Microinformática

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Resumidamente e, ainda, considerando todas as condições e pré-condições de ambiente já existentes para garantir o funcionamento adequado de um banco de dados, um Técnico, usando MySQL 5.6, escreveu as seguintes expressões e comandos SQL:

Quanto à construção do Schema e quanto à execução do Select, este, presumidamente, especificado para recuperar Frank e Robert, o resultado foi

  • A. erro, porque o SQL deveria ter sido executado como SELECT Name FROM NAMES WHERE Id = 3 or = 5.
  • B. a recuperação de Frank e Robert.
  • C. erro, porque o CREATE deveria ter sido escrito CREATE TABLE NAMES (Id integer PRIMARY KEY, For Name text).
  • D. a recuperação de 3 Frank e 5 Robert.
  • E. erro, porque todos os Insert deveriam ter sido escritos seguindo a sintaxe exemplo INSERT INTO NAMES VALUES OF (1,'Tom').

Um Técnico do TRE-SP deparou-se, hipoteticamente, com o seguinte problema:

Um banco de dados relacional, modificado por outro profissional, começou a apresentar anomalias. As entidades conceituais que embasaram o banco, originalmente, eram Processo e Cidadão. Os requisitos especificavam que o relacionamento entre tais entidades atendesse ao fato de que um processo poderia relacionar-se com um único cidadão e um cidadão, claramente, poderia relacionar-se com mais de um processo. Isto para o caso do relacionamento denominado Autoria. Já, em outro relacionamento entre as mesmas entidades, denominado Participação, o processo poderia ter a participação de mais de um cidadão e cada um deles também poderia participar de mais de um processo. Ora, após a modificação do banco, quando os usuários tentaram entrar com mais de um cidadão na atualização de participação de um determinado processo, apesar de na tela ter o espaço para tal, o programa apresentava erro de consistência, não aceitando mais de um cidadão participante. Nesse caso, especificamente, ocorreu a implementação do relacionamento

  • A. Participação (Processo Participação de Cidadão, nesta ordem) como n:1.
  • B. Autoria (Processo Autoria de Cidadão, nesta ordem) como n:m.
  • C. Participação (Processo Participação de Cidadão, nesta ordem) como 1:n.
  • D. Autoria (Processo Autoria de Cidadão, nesta ordem) como n:1.
  • E. Participação (Processo Participação de Cidadão, nesta ordem) como n:m.

Conforme os preceitos do COBIT 5, uma informação que atenda às necessidades do consumidor e que seja obtida e usada facilmente, em consonância com as metas de qualidade da informação, isto é, credibilidade, acessibilidade, facilidade de operação e reputação, é considerada

  • A. íntegra.
  • B. completa.
  • C. confiável.
  • D. eficiente.
  • E. eficaz.

Em COBIT 5, os habilitadores utilizados como veículos por meio dos quais as decisões de governança são institucionalizadas na organização, promovendo, assim, uma interação entre a definição da orientação e a execução das decisões, são qualificados como

  • A. cultura, ética e comportamento.
  • B. princípios, políticas e modelos.
  • C. serviços, infraestrutura e aplicativos.
  • D. pessoas, habilidades e competências.
  • E. estruturas organizacionais.

Com base em uma série de princípios, o COBIT 5 fornece os processos e habilitadores necessários à criação de valor para a organização. Nesse sentido, a interligação entre os objetivos corporativos de alto nível e os objetivos específicos de TI, ambos alcançados mediante o uso e a execução otimizados de todos os habilitadores e processos, corresponde ao princípio conforme o qual se deve

  • A. permitir uma abordagem holística.
  • B. aplicar um modelo único integrado.
  • C. atender às partes interessadas.
  • D. cobrir a organização de ponta a ponta.
  • E. distinguir a governança da gestão.

Ao responder ao chamado de um cliente, o responsável pelo atendimento verificou que o serviço de TI requisitado estava em desenvolvimento, o que impossibilitava a resolução do pedido do cliente.

Nessa situação hipotética, em conformidade com o ITIL V3, o serviço deverá constar na categoria

  • A. provedor de serviços.
  • B. serviços inativos.
  • C. pipeline de serviços.
  • D. serviços indisponíveis.
  • E. catálogo de serviços.

Um usuário telefonou para a central de tecnologia da informação (TI) de uma empresa provedora de serviço de Internet, solicitando informações sobre a melhor configuração de senha a ser utilizada para proteger seu equipamento contra acessos indevidos de pessoas não autorizadas.

Nessa situação hipotética, de acordo com o ITIL V3, o servidor que tiver atendido ao chamado deve registrar o serviço como

  • A. solução de contorno.
  • B. aviso de limiar atingido.
  • C. falha de configuração.
  • D. erro conhecido.
  • E. requisição de serviço.

Um técnico pretende implantar a seguinte política de becape para sua organização:

• becape no servidor de banco de dados, a ser realizado todas as noites, diretamente em um HD externo conectado ao servidor via porta USB;

• becape no servidor de arquivos, a ser realizado a cada dois dias, diretamente em um SSD instalado em outro servidor.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. A política do servidor de arquivos poderia ser alterada para ser realizada todos os dias, mesmo que a mídia de destino esteja em outro servidor.
  • B. A execução do becape no servidor de arquivos será mais rápida caso se opte pela utilização de DVD em lugar de SSD.
  • C. Relativamente ao servidor de arquivos, a política em apreço é inexequível, visto que só é possível utilizar dispositivos SSD como mídias de becape se eles estiverem instalados localmente, ou seja, diretamente à placa-mãe da máquina.
  • D. Caso se queira reduzir a periodicidade mínima dos becapes do servidor de banco de dados, deve-se levar em conta o fato de que a opção por um HD externo conectado ao servidor via porta USB requer que essa periodicidade seja de, no mínimo, seis horas.
  • E. Relativamente ao servidor de banco de dados, a política em questão é inexequível, pois só é possível usar HD externo para esse fim mediante conexão desse dispositivo diretamente à placa-mãe.

Sistemas de banco de dados estão sujeitos a falhas como falta de energia, erros de software ou mesmo sabotagem dos dados. O sistema de recuperação é responsável pela restauração do banco para um estado consistente que havia antes da ocorrência da falha. Para precaver-se de tais falhas, devem-se preservar as propriedades de

  • A. consistência e durabilidade.
  • B. isolamento e consistência.
  • C. atomicidade e durabilidade.
  • D. durabilidade e isolamento.
  • E. atomicidade e isolamento.

Na modelagem de dados, a capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior, é denominada

  • A. integridade de domínio.
  • B. esquema.
  • C. especialização total.
  • D. independência de dados.
  • E. cardinalidade.
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