Lista completa de Questões de Informática / Microinformática do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes características de sistemas operacionais:
I. Multitarefa preemptivo
II. Multiusuário
III. Multi-sessão
São características do sistema operacional Windows NT/2000:
Durante a instalação do Windows NT Server 4 é possível instalar os serviços abaixo, EXCETO:
DHCP Server.
MAIL Server.
Monitor Agent.
Internet Information Server.
O Windows NT Server 4 apresenta vários grupos internos de usuários. Selecione abaixo um grupo global:
O X Window System:
Não é um sistema cliente/servidor.
Fornece objetos de interface de usuário.
Não suporta operações gráficas de bitmap.
É um ambiente de operação gráfica.
Com relação aos serviços e servidores no Windows 2000:
O WINS é um serviço de resolução de nomes, sendo sua estrutura baseada no conceito de espaço hierárquico de nomes e árvore de domínios. O WINS é um banco de dados dinâmico de nome para endereço, que mantém o suporte para resolução e registro do host name do computador, podendo ser instalado em um ou mais servidores da rede. Quando o usuário tenta acessar um determinado recurso da rede usando o nome de um determinado servidor, cabe ao serviço do WINS localizar e retornar o número IP associado ao nome utilizado. O WINS passou a ser o serviço de resolução de nomes padrão a partir do Windows 2000 Server.
O DNS é um serviço de resolução de nomes, sendo sua estrutura baseada no conceito de espaço hierárquico de nomes e árvore de domínios. Toda comunicação entre os computadores e demais equipamentos de uma rede baseada no protocolo TCP/IP é feita através do número IP. Porém, não seria nada produtivo se os usuários tivessem de consultar uma tabela de números IP toda vez que tivessem que acessar um recurso da rede. Por isso, quando o usuário tenta acessar um determinado recurso da rede usando o nome de um determinado servidor, é o DNS o responsável por localizar e retornar o número IP associado ao nome utilizado. O DNS passou a ser o serviço de resolução de nomes padrão a partir do Windows 2000 Server.
O DNS é um serviço de resolução de nomes, sendo sua estrutura baseada no conceito de espaço plano de nomes e árvore de domínios. Toda comunicação entre os computadores e demais equipamentos de uma rede baseada no protocolo TCP/IP é feita através do número IP. Porém não seria nada produtivo se os usuários tivessem de consultar uma tabela de números IP toda vez que tivessem que acessar um recurso da rede. Por isso, quando o usuário tenta acessar um determinado recurso da rede usando o nome de um determinado servidor, é o DNS o responsável por localizar e retornar o número IP associado ao nome utilizado. O DNS passou a ser o serviço de resolução de nomes padrão para toda a plataforma Microsoft Windows (anterior ou posterior ao Windows 2000 Server).
O WINS é um serviço de resolução de nomes, sendo sua estrutura baseada no conceito de espaço plano de nomes e árvore de domínios. O WINS é um banco de dados dinâmico de nome para endereço que mantém o suporte para resolução e registro do host name do computador, podendo ser instalado em um ou mais servidores da rede. Quando o usuário tenta acessar um determinado recurso da rede usando o nome de um determinado servidor, cabe ao serviço do WINS localizar e retornar o número IP associado ao nome utilizado. O WINS passou a ser o serviço de resolução de nomes padrão para toda a plataforma Microsoft Windows.
Tanto o DNS quanto o WINS são serviços de resolução de nomes, sendo suas estruturas baseadas no conceito de espaço hierárquico de nomes e árvore de domínios e residem em bancos de dados dinâmicos. A diferença marcante no trabalho de cada um é que, enquanto o WINS mantém o suporte para resolução e registro do host name do computador, o DNS cuida da resolução de nomes Netbios. O DNS e o WINS, naquilo a que cada um se destina, passaram a ser os serviços de resolução de nomes padrão para toda a plataforma Microsoft Windows.
No ambiente Windows, quando um determinado aplicativo deixa de responder (trava), a primeira tentativa para solucionar o problema é:
acionar o gerenciador de tarefas e finalizar o aplicativo;
acionar o gerenciador de tarefas e reiniciar o computador;
desligar o computador;
reiniciar o computador através do botão de RESET;
reiniciar o aplicativo que não está respondendo.
No MS Windows 2000, a eliminação de um atalho na área de trabalho implica a
eliminação do software correspondente
desconfiguração da barra de tarefas.
alteração do menu iniciar.
ativação da proteção de tela.
alteração da aparência da área de trabalho.
As questões de número 25 até 34 referem-se à configuração padrão de software e hardware do fabricante. Quando aplicável, todos os softwares devem ser considerados em sua versão em português, exceto quando houver especificação em contrário.
A figura abaixo mostra a configuração do protetor de tela no Microsoft Windows 2000 Professional:
A partir da observação da figura, é CORRETO afirmar que:
o protetor de tela será ativado 6 minutos após o usuário entrar com sua senha;
protetor de tela entrará após 6 minutos de inatividade do usuário e, para desativá-lo, o usuário
o protetor de tela nunca será ativado;
se o protetor de tela ficar ativo por mais de 6 minutos o usuário, para desativá-lo, terá de entrar com sua senha;
6 minutos após o protetor de tela ter sido ativado, o usuário terá de entrar com sua senha.
As questões de número 25 até 34 referem-se à configuração padrão de software e hardware do fabricante. Quando aplicável, todos os softwares devem ser considerados em sua versão em português, exceto quando houver especificação em contrário.
A figura a seguir mostra o aplicativo Agendador de Tarefas sendo executado.
A função deste aplicativo é:
avisar o usuário de um compromisso agendado;
agendar a execução do ScanDisk toda vez que o micro for ligado;
agendar programas e utilitários a serem executados quando o micro for desligado;
agendar a execução regular apenas de utilitários do Windows.
Sobre o Windows NÃO é correto afirmar:
Uma janela pode ser deslocada pela tela, ter seu tamanho aumentado ou diminuído. Pode ser escondida temporariamen-te ou ser minimizada até o tamanho de um ícone.
Se dentro de uma janela existirem muitos ícones e se não for possível a exibição de todos ao mesmo tempo, o Windows se encarrega de acoplar uma barra de status.
Um ícone de programa pode ser transferido de uma janela para outra através da opção Mover.
O item Janela da barra de menu permite que você mude a forma como as janelas são exibidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...