Questões de Informática / Microinformática do ano 2002

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Seja o trecho de programa abaixo escrito na Linguagem C:

  • A.

    23 e 24.

  • B.

    24 e 22.

  • C.

    24 e 23.

  • D. 25 e 22.
  • E. 25 e 23.

A WML é uma linguagem usada para ser acessada através do protocolo

  • A.

    PPTP.

  • B.

    XML.

  • C.

    NEWS.

  • D.

    WAP.

  • E.

    PPPoE.

A programação dos primeiros computadores digitais era realizada em linguagem de máquina, o que restringia a poucos iniciados a quantidade de programadores, devido à necessidade de conhecimento profundo dos detalhes da arquitetura da máquina. Julgue os itens a seguir, relacionados a esse assunto.

A criação dos chamados programas montadores, ou assemblers, simplificou a tarefa de programação de uma máquina, permitindo que se utilize uma linguagem simbólica, ou assembly, para a construção de programas a serem posteriormente convertidos para a linguagem de máquina pelo montador. Em função de sua ainda estreita relação com a arquitetura da máquina, as linguagens assembly são também específicas para cada tipo de CPU.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação dos primeiros computadores digitais era realizada em linguagem de máquina, o que restringia a poucos iniciados a quantidade de programadores, devido à necessidade de conhecimento profundo dos detalhes da arquitetura da máquina. Julgue os itens a seguir, relacionados a esse assunto.

Compiladores são programas capazes de traduzir um programa escrito em uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, mais próxima de uma linguagem natural e independente da arquitetura da máquina, para o código de máquina necessário para ser executado. Assim, embora, para escrever um programa em uma linguagem do tipo C, não seja essencialmente necessário conhecer a arquitetura da máquina em que ele será executado, para executá-lo em uma máquina específica será necessário utilizar também um compilador específico para aquele tipo de máquina.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação dos primeiros computadores digitais era realizada em linguagem de máquina, o que restringia a poucos iniciados a quantidade de programadores, devido à necessidade de conhecimento profundo dos detalhes da arquitetura da máquina. Julgue os itens a seguir, relacionados a esse assunto.

Examinando-se o conteúdo de uma posição qualquer da memória principal de um computador, pode-se imediatamente determinar se aquela posição está sendo ocupada por uma instrução de um programa, ou um endereço referenciado pelo programa, ou, ainda, um dado do programa, pois esses três tipos de informação têm formatações distintas na memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação dos primeiros computadores digitais era realizada em linguagem de máquina, o que restringia a poucos iniciados a quantidade de programadores, devido à necessidade de conhecimento profundo dos detalhes da arquitetura da máquina. Julgue os itens a seguir, relacionados a esse assunto.

Uma característica essencial dos computadores é a sua capacidade de tomar decisões, modificando o fluxo de execução das instruções de um programa em função de resultados anteriores. Essa característica deve-se ao fato de que as linguagens de programação possuem instruções do tipo IF ... THEN, ou semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sistemas operacionais são essencialmente programas gerenciadores dos recursos disponíveis em um computador. Efetivamente, eles determinam a maioria das características perceptíveis por um usuário da máquina. Em função dessas características, julgue os itens em seguida.

Os sistemas operacionais modernos geralmente têm uma configuração-padrão de instalação, em que alguns usuários e serviços já estão predefinidos. É importante se manter essa configuração-padrão, eventualmente acrescentando-se outros usuários e serviços, conforme necessário, para possibilitar a realização de atualizações do sistema que venham a ser disponibilizadas pelos fabricantes ou fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas arquiteturas de sistemas de informação modernos, integrando acesso, transporte, processamento e armazenamento da informação, um importante papel cabe ao middleware, o assim denominado software subjacente às aplicações e que inclui funções de comunicação, controles operacionais, elementos de gerência e de segurança, suporte à programação e à operação dos sistemas distribuídos etc., elementos fundamentais às arquiteturas modernas de sistemas do tipo cliente-servidor, com duas ou três camadas, e sistemas distribuídos de uma maneira geral. Acerca dos diversos elementos de middleware e dessas possíveis arquiteturas, julgue os seguintes itens.

Os objetos distribuídos, associados com a tecnologia CORBA, caracterizam-se por exigir homogeneidade da linguagem de programação utilizada no desenvolvimento desses objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas das principais linguagens de programação da atualidade são linguagens cujas regras sintáticas e semânticas incluem regras explícitas para o emprego de tipos de dados elementares e estruturas compostas e derivadas. Acerca da utilização de tipos de dados e estruturas nas linguagens de programação freqüentemente usadas na atualidade, julgue os seguintes itens.

Em Java 2TM e em ANSI/ISO C++, a conversão (casting) entre tipos elementares para representação de variáveis numéricas é geralmente automática, mas deve ser anotada explicitamente sempre que existir a possibilidade de redução de precisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas das principais linguagens de programação da atualidade são linguagens cujas regras sintáticas e semânticas incluem regras explícitas para o emprego de tipos de dados elementares e estruturas compostas e derivadas. Acerca da utilização de tipos de dados e estruturas nas linguagens de programação freqüentemente usadas na atualidade, julgue os seguintes itens.

A palavra-chave class é usada para definir tipos derivados em Java e em C++, duas linguagens orientadas a objetos. De fato, tais tipos constituem as principais estruturas dos programas orientados a objetos, escritos nessas linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...