Lista completa de Questões de Informática / Microinformática do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As memórias de um computador são responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais. Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:
1. EPROM é um tipo de memória ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador.
2. EAROM é um tipo de memória cujo conteúdo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem específica aos pinos de programação.
3. SIMM são memórias do tipo estático e costumam ser usadas em chips de cache.
4. Os pentes de memória DIMM empregam um recurso chamado ECC (Error Checking and Correction - detecção e correção de erros) e têm capacidade mais alta que o padrão anterior: de 16 a 512 MB.
5. As memórias do tipo SDRAM utilizam o encapsulamento SIMM.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre os tipos de hardware de memória responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais em computadores, assinale a alternativa INCORRETA.
A memória do tipo DDR (Double Data Rate) atinge taxas de transferência de dados de duas vezes o ciclo de clock, podendo chegar a 2,4 GB por segundo na transmissão de dados.
Os dados gravados na memória PROM podem ser apagados ou alterados.
DRAM (Dynamic Random Access Memory) são as memórias do tipo dinâmico e geralmente são armazenadas em cápsulas CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor).
Atualmente, usa-se um tipo diferente de memória ROM, a FlashROM, que é um tipo de chip de memória para BIOS de computador que permite que esta seja atualizada através de softwares apropriados. Essa atualização pode ser feita por disquete ou até mesmo pelo sistema operacional.
O encapsulamento SIMM (Single In Line Memory Module), uma evolução do padrão SIPP, foi o primeiro tipo a usar um slot para sua conexão à placa-mãe, havendo pentes no padrão SIMM com capacidade de armazenamento de 1 MB a 16 MB.
Informática / Microinformática - Memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na área de informática, existem diversos dispositivos que permitem o armazenamento de informações em forma digital. Com relação a esses dispositivos, assinale o opção correta.
As memórias RAM usadas nos computadores do tipo PC atuais são exemplos de memória volátil, cujos dados não são apagados quando o computador é desligado. Sua capacidade de armazenamento é de, no máximo, 10.000 bytes.
O disquete de 3½" mais comumente utilizado é um dispositivo de armazenamento magnético que tem uma capacidade de armazenamento de dados inferior a 2 megabytes.
Os dispositivos conhecidos como pen drives são um tipo de memória volátil cuja capacidade máxima de armazenamento de dados é igual a 1 bilhão de bytes.
Os CD-ROMs mais comumente usados funcionam com base em princípios magnéticos, têm capacidade de armazenamento inferior a 300 milhões de bytes e permitem a gravação e o apagamento de dados indefinidamente.
Informática / Microinformática - Memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito das principais funções desempenhadas pela BIOS de um computador do tipo Pentium IV, julgue os itens a seguir.
A criação de uma política de acesso hierárquico à memória RAM para valores superiores a 2 GB permite que a placamãe gerencie individualmente cada slot de memória como um único disco rígido em computadores Pentium IV. Essa funcionalidade só é possível porque a BIOS 78XY de processadores com chipset INTEL formata a memória RAM como um disco rígido.
Informática / Microinformática - Memória - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Analise o texto a seguir sobre uma das técnicas que o gerenciador de memória de um sistema operacional típico utiliza.
"Não havendo espaço na memória principal para um certo processo ser alocado, um outro que já se encontra alocado é removido da memória e provisoriamente armazenado na memória secundária".
Essa técnica é denominada
overlay.
preempção.
round robin.
swapping.
turnaround.
Assinale a opção que apresenta um dispositivo ou mídia de memória volátil.
Disco Rígido IDE
Disco Rígido SATA
Memória RAM
Disquete
Pen Drive
Marque a opção que requer o maior espaço de armazenamento.
3 arquivos de 2 MB
20 arquivos de 3 GB
10 arquivos de 4 KB
2 arquivos de 64 bytes
1 arquivo de 128 bits
As memórias internas de um computador são de dois tipos básicos:
a memória ROM, representada basicamente pelos CDs, e a memória RAM, que é composta pelos discos rígidos e a memória cachê.
a memória RAM, baseada em chips semicondutores, que é volátil e compõe a memória principal do microcomputador, e a memória ROM, que não é volátil e que normalmente armazena a BIOS (Basic Input- Output System).
as memórias estáticas ou RAM e as memórias dinâmicas ou discos rígidos.
a BIOS (Basic Input-Output System), os discos magnéticos e a memória cachê.
A figura representa o utilitário task manager do Windows 2003 Server.
A quantidade aproximada de memória RAM da máquina é:Considerando os tipos de memória de computadores, é correto afirmar:
a não volatilidade é uma das características marcante nas memórias RAM.
a operacionalidade das memórias está diretamente associada ao processador e à placa-mãe e, indiretamente, ao cache e ao chipset.
o CD-R, pelas suas características, é um exemplo típico de memória "ROM programável".
em função de sua volatilidade as memórias ROM perdem seus registros quando ocorre falta de energia.
CMOS é um pequeno programa armazenado em um chip de memória da placa de CPU, responsável por "acordar" o computador e inicializar seus dispositivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...