Questões de Informática / Microinformática do ano 2014

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Acerca do Microsoft Word 2007, assinale a opção correta.

  • A. Para se aplicar um estilo a um texto, é suficiente clicar a seta no canto inferior direito do menu Parágrafos e selecionar o estilo de texto escolhido.
  • B. Os recursos Caixas de texto e Moldura permitem que se posicionem, respectivamente, somente textos e somente imagens em local específico de uma página.
  • C. Para se hifenizar automaticamente um documento inteiro, é suficiente que sejam seguidos os seguintes passos: verificar se não há texto selecionado; na guia Layout de Página do grupo Configurar Parágrafo, clicar em Hifenização; e, por fim, clicar a caixa de seleção Automática.
  • D. Em um texto, embora um hiperlink seja inserido automaticamente ao se digitar um email ou endereço de sítio, é possível inserir um hiperlink manualmente, selecionando-se o trecho de texto desejado e clicando-se, sucessivamente, o menu Inserir e a opção Hiperlink.
  • E. Para se inserir uma macro em um texto, é necessário que se marque a opção Script ou VBA no menu Inserir.

  • A. Exibição.
  • B. Inserir.
  • C. Página Inicial.
  • D. Layout da Página.
  • E. Arquivo.

Ana digitou no Microsoft Word 2010, em português, o seguinte trecho, retirado do Artigo 13 do Decreto no 41.446 de 16 dezembro de 1996, que dispõe sobre o regulamento do sistema tarifário dos serviços prestados pela SABESP:

Artigo 13 − As tarifas serão determinadas com base nos custos de referência, de acordo com a seguinte composição:

despesas de exploração;

depreciação, provisão para devedores duvidosos e amortização de despesas; remuneração adequada do investimento reconhecido.

Em seguida, Ana selecionou as últimas linhas do trecho e utilizou uma ferramenta disponível no grupo Parágrafo da guia Página Inicial para deixá-lo da seguinte forma:

Artigo 13 − As tarifas serão determinadas com base nos custos de referência, de acordo com a seguinte composição:

I. despesas de exploração;

II. depreciação, provisão para devedores duvidosos e amortização de despesas;

III. remuneração adequada do investimento reconhecido.

A ferramenta utilizada por Ana foi:

  • A. Lista de Vários Níveis.
  • B. Numeração.
  • C. Marcadores.
  • D. Classificar.
  • E. Definir Estilo.

João digitou, em um documento, uma lista de endereços eletrônicos de sites (links). Após digitar cada endereço e pressionar a tecla Enter, ele, automaticamente, ficava sublinhado e com a letra na cor azul. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o endereço (link), aparecia uma mensagem informando que se fosse pressionada a tecla Ctrl e clicado no link, ele seria aberto.

João percebeu então que o Word estava entendendo os endereços dos sites como links e não como textos simples.

Para remover este efeito de link e fazer com que o Word entenda os endereços como textos simples, João deve

  • A. selecionar os endereços e clicar na ferramenta Limpar Formatação da guia Página Inicial.
  • B. selecionar os endereços, clicar com o botão direito sobre eles e selecionar a opção Remover Rastros de Internet.
  • C. clicar com o botão direito do mouse sobre cada endereço (link) e selecionar a opção Remover Hiperlink.
  • D. selecionar os endereços e clicar na ferramenta Remover Hiperlink da guia Exibição.
  • E. clicar com o botão direito do mouse sobre cada endereço (link) e selecionar a opção Limpar Formatação.

Nos documentos do MS-Word, o cabeçalho e o rodapé podem conter certas informações, entre elas, número de página. Com relação a esse dado, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Pode-se definir que, nas páginas pares, o número da página fica à esquerda e, nas ímpares, à direita, ou vice-versa.
  • B. A página um pode deixar de ser numerada, iniciando a numeração a partir da página dois.
  • C. A numeração das páginas pode iniciar a partir de um valor escolhido que não seja 1, mas a numeração deve ser contínua a partir daí e não pode haver reinício de numeração em um mesmo documento.
  • D. A numeração das páginas pode ser feita com números cardinais (1, 2, 3, 4..) ou com números romanos (I, II, III, IV,...).
  • E. A numeração das páginas pode ter o número no cabeçalho para as páginas pares e, no rodapé, para as páginas ímpares, ou vice-versa.

O MS-Word pode ter textos ou parte deles organizados em colunas. Assinale a alternativa correta com relação a esse recurso.

  • A. Pode-se ter, em uma única seção, um texto com duas colunas e outro, com três colunas.
  • B. Se forem usadas quatro ou mais colunas, a largura de todas deve ser a mesma.
  • C. O espaçamento entre as colunas é sempre o mesmo quando se utiliza três ou mais colunas.
  • D. Quando se usa três ou mais colunas da mesma largura, pode-se especificar que o espaçamento entre as mesmas seja diferente.
  • E. Pode-se ter uma linha vertical separando as colunas.

Considere o texto abaixo, digitado no MS-Word.

Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta dos recursos de formatação de texto 1, 2 e 3, respectivamente, utilizados no texto acima.

  • A. Recurso 1: subscrito e sublinhado; Recurso 2: sobrescrito; Recurso 3: tachado.
  • B. Recurso 1: subscrito e tachado duplo; Recurso 2: sobrescrito; Recurso 3: tachado.
  • C. Recurso 1: sobrescrito e tachado duplo; Recurso 2: subscrito; Recurso 3: sublinhado.
  • D. Recurso 1: sobrescrito e sublinhado; Recurso 2: subscrito; Recurso 3: tachado.
  • E. Recurso 1: sobrescrito e sublinhado; Recurso 2: subscrito; Recurso 3: sublinhado.

Em qual das guias presentes no menu do aplicativo Microsoft Word 2007 está presente a opção PROTEGER DOCUMENTO?

  • A. Inserir.
  • B. Layout de Página.
  • C. Exibição.
  • D. Revisão.

O seguinte aplicativo não é um software nativo do sistema operacional Microsoft Windows XP:

  • A. Microsoft Internet Explorer.
  • B. WordPad.
  • C. Prompt de Comando.
  • D. Microsoft Word.

Ana abriu no Microsoft Word 2010, em português, um documento cuja formatação estava incorreta, dificultando a leitura e o entendimento. Para limpar toda a formatação do documento, selecionou o conteúdo, pressionando a combinação de teclas Ctrl + T e clicou na ferramenta

  • A. Formatar, disponível no grupo Parágrafo, da guia Página Inicial.
  • B. Limpar Formatos, disponível no grupo Texto, da guia Início.
  • C. Formatar Parágrafo, disponível no grupo Estilo, da guia Exibição.
  • D. Limpar Formatação, disponível no grupo Fonte, da guia Página Inicial.
  • E. Formatar Fonte, disponível no grupo Configurações, da guia Início.
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