Lista completa de Questões de Informática / Microinformática do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere uma fonte de 450 Watts que, de acordo com as informações do fabricante, é capaz de fornecer 32 amperes na saída de 3.3 V, 35 amperes na saída de 5 V e 14 amperes na saída de 12 V. Um Técnico de Suporte, ciente dos perigos que uma fonte de alimentação pode representar para um microcomputador, afirma corretamente que:
Um Técnico de Suporte sempre verifica tudo antes de ligar um microcomputador que está sendo montado. Entre as verdades e os mitos sobre os cuidados e os erros, é INCORRETO dizer que
É relativamente comum que componentes de microcomputadores venham com problemas ou DOA (Dead on Arrival), ou seja, já são vendidos com defeito, devido a danos ocorridos durante o transporte, ou à falta de controle de qualidade por parte do fabricante. Em função disto, um Técnico de Suporte deve sempre verificá-los e testá-los antes de utilizá-los. Considere os 2 componentes:
I. Módulos deste componente podem ser facilmente danificados por eletricidade estática quando manuseados. Como cada um deles é composto por 8 ou 16 chips e cada um possui vários milhões de transistores, o dano costuma ser localizado, afetando apenas um conjunto de células adjacentes. Um programa de teste verifica individualmente cada uma das células, indicando até mesmo problemas que aparecem apenas em certas situações. Podem ser danificados, também, por picos de tensão ou ainda por causa de problemas na fonte ou nos circuitos de alimentação da placa-mãe.
II. Este tipo de componente geralmente possui uma área chamada de defect map que é usada automaticamente pela placa controladora sempre que setores apresentam erros de leitura. A controladora deixa de usar o setor defeituoso e passa a usar um dos setores da área reservada. Só quando estes setores extras se acabam é que programas de diagnóstico começam a indicar setores defeituosos. A presença de alguns poucos setores defeituosos geralmente indica a presença de um problema mais grave. Em alguns casos o problema se estabiliza e o componente pode ser usado por meses sem o aparecimento de novos badblocks, mas em outros o problema pode ser crônico.
Os componentes referenciados em I e II são, correta e respectivamente,
Um Técnico de Suporte, ao montar um microcomputador, foi instalar os conectores das portas USB frontais, que são ligados diretamente na placa-mãe. Para instalar estes headers USB, o Técnico
O processador e o cooler são componentes importantes a serem instalados na placa-mãe. Ao instalá-los, um Técnico de Suporte
Considere a lista com alguns sintomas relacionados a defeitos em 3 componentes de um PC:
I. Os problemas mais comuns deste componente são defeitos causados pelo desgaste dos capacitores. O defeito começa se manifestando nos jogos mais pesados, quando o consumo elétrico e o stress sobre os capacitores é maior, e vai progredindo gradualmente até que o componente realmente pare de funcionar. Nesse caso, é possível que o PC simplesmente não funcione com o componente encaixado ou que a máquina inicialize normalmente, mas nenhuma imagem seja exibida no monitor.
II. Defeitos neste componente não impedem que a placa-mãe realize o POST. O PC começa o boot normalmente, mas, por não detectar ou não conseguir inicializar o componente, para no início do carregamento do sistema operacional. Defeitos nos cabos flat causam corrupção nos dados. Quando ocorrerem problemas de leitura e gravação, deve-se procurar trocar o cabo.
III. Existem muitos casos de incompatibilidades entre determinadas marcas deste componente e alguns modelos de placasmãe. Quando o PC simplesmente não dá o boot com um determinado módulo (mas funciona com outros) ou para de funcionar depois de instalar um módulo adicional, é bem provável que o módulo esteja bom e o problema seja simplesmente alguma incompatibilidade entre ele e a placa-mãe.
Identifica, correta e respectivamente, os componentes I, II e III:
Um Técnico de Suporte realizou 3 ações:
1. verificou a chave 110/220 V da fonte e a posição do jumper Clear CMOS;
2. limpou as configurações do Setup, removendo a bateria e mudando o jumper Clear CMOS de posição por 15 segundos e
3. limpou as configurações do Setup usando uma moeda ou chave de fenda para fechar um curto entre os dois polos da bateria, também por 15 segundos.
O objetivo do Técnico com estas ações foi
O BIOS
Em muitos casos, os drivers incluem também o firmware da placa, que é carregado a cada boot em uma área volátil de memória no dispositivo. Isto pode
Atualmente é possível encontrar processadores com dois ou mais núcleos. Sobre estes processadores é correto afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...