Questões sobre Linguagem

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Considere o código-fonte abaixo, desenvolvido na linguagem de programação “Portugol”:

O número visualizado ao final da execução deste código-fonte é

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.

Linguagem de programação utilizada para aplicações de inteligência artificial (IA), que trabalha com tradução e documentação automática de textos por meio da manipulação de símbolos e listas, é a

  • A. Smaltalk.
  • B. Lisp.
  • C. Pascal.
  • D. Javascript.

Observe o projeto abaixo, desenvolvido na linguagem de programação orientada a objetos, denominada “Java”:

Após a execução do projeto acima, o valor visualizado é

  • A. 38.
  • B. 45.
  • C. 38.
  • D. 64.

Sabendo-se que programas de computador podem ser compilados ou interpretados, é verdadeiro dizer-se que programas

  • A. desenvolvidos com Java igualmente aos desenvolvidos com C# são compilados. Ambos se utilizam de uma linguagem intermediária, para independer do sistema operacional.
  • B. em PHP são interpretados tanto quanto programas em Java para web.
  • C. em JavaScript funcionam Client-Side, ou seja, rodam no lado cliente, por isso precisam ser previamente compilados.
  • D. desenvolvidos para internet precisam de um servidor de aplicação como IIS ou Apache. Devido a isso, são linguagens interpretadas pelo servidor.
  • E. feitos com linguagem que precise de uma máquina virtual ou semelhante, como o Java, são executados e interpretados por ela em tempo de execução (Just-in-time), por isso não precisam ser compilados.

Considere as afirmações.

I. PHP é uma linguagem de programação interpretada Server-Side, que precisa ser utilizada em conjunto com HTML e normalmente é auxiliada por JavaScript.

II. C# é uma linguagem de programação que faz uso do .Net Framework da Microsoft. O código em C# pode ser compilado tanto no Windows quanto no Linux.

III. A linguagem JavaScript pode ser interpretada, tanto no lado cliente (Client-Side), quanto no lado do servidor (Server-Side).

IV. Linguagens de script são compiladas através de interpretadores no servidor de aplicação.

V. Para compiladores ou interpretadores, linguagens de script são tão flexíveis quanto às linguagens compiladas.

VI. As linguagens utilizadas na programação para internet são scripts, portanto são interpretadas pelo servidor de aplicação. Já linguagens que fazem programas instalados localmente são compiladas, para não precisar de servidores.

São corretas:

  • A. I, II e VI.
  • B. I, II e III.
  • C. IV, V e VI.
  • D. I, III e V
  • E. II, IV e VI

Observe o código em Java descrito a seguir.

Assinale a alternativa que representa a ordem de execução desse trecho de código no prompt de comando do sistema operacional, caso o código possa ser executado. O símbolo / representa a quebra de linha.

  • A. o pau no / to to / mas o gato / duas vezes
  • B. no gato / atirei / o pau no / to to / mas o gato / duas vezes
  • C. no gato / atirei / duas vezes / no bichano
  • D. no gato / atirei / duas vezes / no bicho
  • E. Não compila.

Suponha que o seguinte trecho de código em Python 3 seja executado com sucesso:

Estão corretas

  • A. apenas I e II.
  • B. apenas I e III.
  • C. apenas II e IV.
  • D. apenas III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Considere o código em Java descrito a seguir.

Assinale a alternativa que representa a ordem de execução desse trecho de código no prompt de comando do sistema operacional, caso o código possa ser executado.

  • A. Mensagem W - Métodol, Mensagem Y - Méto- do2, Mensagem X - Método3.
  • B. Mensagem X - Métodol, Mensagem X - Méto- do2, Mensagem X - Método3.
  • C. Mensagem Y - Métodol, Mensagem Y - Méto- do2, Mensagem W - Método3.
  • D. Mensagem Y - Métodol, Mensagem Y - Méto- do2, Mensagem X - Método3.
  • E. Não compila.

Observe a seguinte classe Java:

Assinale a alternativa que identifica o conteúdo que será exibido na saída padrão, após a execução da classe Concurso.

  • A. String Object Um
  • B. String String Um
  • C. String Object Dois
  • D. Object Object Dois
  • E. Object String Um

Sobre boas práticas em Orientação a Objetos, considerando o uso da linguagem Java, é correto afir- marque

  • A. referenciar objetos pela sua interface favorece o acoplamento.
  • B. o uso da herança, em alguns casos, pode acarretara quebra do encapsulamento.
  • C. é possível utilizar herança múltipla em classes por meio de "extends", favorecendo o reapro- veitamento de código.
  • D. "synchronized" é um tipo de modificador de acesso útil para implementar o encapsula- mento.
  • E. o encapsulamento é bem definido quando a classe contém e apresenta todos os seus detalhes.
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