Questões sobre Linguagem

Lista completa de Questões sobre Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos conceitos de UML e Implementação, considere as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Considere os seguintes itens:

Os Diagramas de Classes, na UML, costumam conter os itens discriminados em:

  • A.

    1, 2 e 3 apenas.

  • B.

    1, 4 e 5 apenas.

  • C.

    2, 3 e 4 apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 5 apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Suponha que uma classe em seu projeto Java possua um número significativo de estados e que você deseja armazenar o estado corrente das instâncias preservando, no entanto, o princípio do encapsulamento. Nesse cenário, o estado das instâncias deveria ser armazenado:

  • A.

    em um arquivo chamado estadoInstancias.txt onde cada linha corresponderia ao estado de uma instância;

  • B.

    em uma variável de instância do tipo public final;

  • C.

    fora da definição da classe, como um conjunto de variáveis globais;

  • D.

    na classe, como uma variável estática;

  • E.

    em uma variável de instância private.

Observe a declaração das classes Delphi a seguir:

As classes A e B herdam da ClasseBase:

  • A. a IDL CORBA
  • B. a implementação do método getNome
  • C. a interface
  • D. o atributo nome
  • E. nada, uma vez que o método getNome é abstrato na ClasseBase

Observe na figura a seguir a representação UML da classe Estudante:

A fim de implementar esta classe em alguma linguagem de programação, NÃO é necessário conhecer:

  • A. a superclasse da classe Estudante;
  • B. as multiplicidades das associações;
  • C. as subclasses da classe Estudante;
  • D. os parâmetros dos métodos;
  • E. os tipos dos atributos.

AJAX é um termo que se refere a um conjunto de tecnologias para desenvolvimento de aplicações WEB. Assinale a opção que contempla uma dessas tecnologias.

  • A. Ant
  • B. XML
  • C. WiMAX
  • D. VoIP
  • E. Jakarta

Em UML, qual símbolo é utilizado para atribuir visibilidade pública a determinado atributo?

  • A. @
  • B. $
  • C. -
  • D. +
  • E. *

Na notação UML (Unified Modeling Language - versão 1.3) utilizam-se diagramas que podem representar a parte estática, bem como outros que podem representar a parte dinâmica de um sistema. Assinale a alternativa que corresponda, exclusivamente, aos diagramas dinâmicos:

  • A.

    diagramas de objetos, diagramas de sequências, diagramas de estados, diagramas de componentes

  • B.

    diagramas de classes, diagrama de colaboração, diagrama de componentes, diagramas de sequências.

  • C.

    diagramas de colaboração. diagramas de sequências, diagramas de estados, diagramas de atividades.

  • D.

    diagramas de caso de uso. diagramas de sequências, diagramas de colaboração, diagramas de componentes

  • E.

    diagramas de sequências, diagramas de estados, diagramas de componentes, diagramas de implementação.

Na notação UML (Unified Modeling Language - versão 1.3) os diagramas de sequência e de colaboração possuem algumas características que os diferenciam. Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa corretamente estas diferenças.

  • A.

    No diagrama de seqüência pode-se definir, explicitamente, o foco de controle. No diagrama de colaboração não se pode mostrar, explicitamente, este foco de controle.

  • B.

    No diagrama de colaboração pode-se definir, explicitamente, o foco de controle. No diagrama de seqüência não se pode mostrar, explicitamente, este foco de controle.

  • C.

    No diagrama de seqüência pode-se indicar a ordem temporal das mensagens. No diagrama de colaboração não se pode representar a ordem temporal das mensagens

  • D.

    No diagrama de colaboração pode-se indicar a ordem temporal das mensagens. No diagrama de sequência não se pode representar a ordem temporal das mensagens.

  • E.

    No diagrama de colaboração pode-se mostrar, explicitamente, a linha de vida de um objeto. No diagrama de seqüência não se pode mostrar, explicitamente, a linha de vida de um objeto.

Durante a fase de análise em um projeto de desenvolvimento de sistemas orientado a objetos e utilizando-se a notação UML (Unified Modeling Language - versão 1.3 e posteriores) é possível categorizar classes por meio de estereótipos. Acompanhando um processo de desenvolvimento como o RUP (Rational Unified Process), pode-se confeccionar modelos utilizando-se três esteriótipos principais denominados:

I - Limite (boudary);

II - Entidade (Entity); e

III - Controle (Control). Na UML, estas classes podem ser representadas de forma visual, respectivamente, pelos seguintes símbolos:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...