Questões sobre Software

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Na orientação a objetos com Java as classes

  • A. permitem apenas um construtor, que pode ser declarado explicitamente ou não.
  • B. estáticas são necessárias para se conseguir polimorfismo.
  • C. podem possuir variáveis com modificadores de acesso public, private, protected e void.
  • D. precisam possuir um método main por meio do qual são instanciados os objetos.
  • E. podem possuir métodos com o mesmo nome, desde que recebam parâmetros de tipos diferentes.

XSS é a mais predominante falha de segurança em aplicações web, que ocorre quando uma aplicação inclui os dados fornecidos pelo usuário na página (enviados ao navegador) sem a validação ou filtro apropriado desse conteúdo. Os três tipos conhecidos de falhas XSS são Persistente, Refletido e

  • A. Gerenciado.
  • B. baseado em Cookie.
  • C. baseado em DOM.
  • D. Lazy Load.
  • E. Binário.

Para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis baseados em Android são utilizados elementos básicos, sobre os quais é INCORRETO afirmar:

  • A. Widgets são os elementos utilizados para construir o layout da tela de um aplicativo Android.
  • B. A classe pai para os objetos que são colocados na tela do Android é a classe View.
  • C. Uma View é um espaço retangular delimitado na tela do dispositivo Android.
  • D. O Android provê uma estrutura XML que declara as classes e subclasses das Views, mas o usuário pode criar o layout de uma aplicação apenas usando uma IDE Java.
  • E. Em uma View se encaixam os widgets e também os gerenciadores de layout, que funcionam como containers para outros widgets.

A arquitetura de web services pode ser descrita conforme a figura abaixo, que mostra os seus componentes. Estes componentes interagem entre si conforme indicam as atividades de A a D.

A correta associação entre as interações de 1 a 4 e as atividades de A a D é apresentada em:

  • A. 1B − 2D − 3A − 4C.
  • B. 1C − 2A − 3D − 4B.
  • C. 1A − 2B − 3C − 4D.
  • D. 1D − 2C − 3B − 4A.
  • E. 1B − 2C − 3A − 4D.

Um Técnico participou do levantamento de requisitos de um novo sistema do Tribunal. Devidamente autorizado, ele se inseriu no ambiente de trabalho em que o sistema seria utilizado e observou o trabalho diário, anotando as tarefas reais. Seu principal objetivo era descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletissem os processos reais nos quais as pessoas estão envolvidas, ao invés de processos formais. Além destes requisitos, ele também coletou os requisitos derivados da cooperação e conscientização das atividades de outras pessoas envolvidas. O Técnico estava colocando em prática a técnica de levantamento de requisitos denominada

  • A. VORD (Viewpoint-Oriented Requirements Definition) ou Definição de Requisitos Orientada a Ponto de Vista.
  • B. Etnografia.
  • C. JAD (Joint Application Design).
  • D. Workshop ou Oficinas de Trabalho.
  • E. Prototipagem.

O principal objetivo da Análise Orientada a Objetos é definir todas as classes relevantes ao problema a ser resolvido e

  • A. os métodos e atributos a elas associados, as relações entre elas e o seu comportamento.
  • B. os requisitos básicos do usuário, sob o ponto de vista da orientação a objetos.
  • C. a hierarquia de superclasses, interfaces e métodos construtores.
  • D. os mecanismos de especialização da herança e do polimorfismo entre elas.
  • E. a generalização do conjunto de classes, subclasses, superclasses e construtores a elas relacionadas.

Um Técnico observou o trabalho de 2 equipes de desenvolvimento de software e constatou as seguintes características do trabalho:

Equipe 1: A implementação do código era feita em dupla, com os dois desenvolvedores trabalhando em um único computador. Eles procuravam identificar erros sintáticos e semânticos, pensando estrategicamente em como melhorar o código que estavam implementando.

Equipe 2: A equipe estava em uma reunião de planejamento cuja intenção era responder as seguintes questões: “O que será entregue como resultado do incremento da próxima Sprint?” e “Como o trabalho necessário para entregar o incremento será realizado?”

Baseado nas características acima, o Técnico concluiu que as equipes 1 e 2 estavam praticando atividades ligadas, respectivamente, às metodologias

  • A. Processo Unificado e XP (Extreme Programming).
  • B. Scrum e XP (Extreme Programming).
  • C. Scrum e Processo Unificado.
  • D. XP (Extreme Programming) e Processo Unificado.
  • E. XP (Extreme Programming) e Scrum.

Comparando-se os modelos de qualidade de software CMMI versão 1.3 e MPS.BR, é correto afirmar que

  • A. ambos os modelos possuem níveis de capacidade que permitem à empresa trabalhar em projetos grandes e complexos. Os níveis de capacidade do CMMI variam do 1 ao 5 e do MPS.BR variam do G ao A.
  • B. ao contrário do MPS.BR, o primeiro nível do CMMI já exige que a empresa tenha determinados processos definidos. Ambos os modelos possuem níveis de qualidade equivalentes, mas os custos de implantação do CMMI são menores.
  • C. os níveis do MPS.BR são compostos por Áreas de Processos e os do CMMI são compostos por Metas Específicas, o que dificulta a criação de equivalência entre os níveis do CMMI e do MPS.BR.
  • D. os processos no MR-MPS-SW são descritos em termos de propósitos, que descrevem o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo, e os resultados a serem obtidos com a efetiva implementação do processo.
  • E. os níveis do CMMI permitem que a empresa implante processos de uma forma mais gradual. Essa ideia foi trazida para o MPS.BR por beneficiar as médias e grandes empresas brasileiras, que são o foco do modelo nacional.

Um Técnico está participando do projeto de um sistema com arquitetura multicamadas. Esta arquitetura faz uso de objetos distribuídos aliados à utilização de interfaces para executar seus procedimentos. Em um sistema desenvolvido nestes moldes, pelo menos três camadas são necessárias, como a camada de

  • A. Dados, que fica fisicamente localizada na estação cliente e é responsável por fazer a interação do usuário com o sistema.
  • B. Regras de Negócios, responsável por fazer as requisições ao banco de dados e todo o seu tratamento.
  • C. Validação, que é a última divisão do modelo, na qual fica localizado o sistema gerenciador de banco de dados.
  • D. Apresentação, na qual são executados todos os procedimentos necessários para garantir a integridade dos dados.
  • E. Servidor, que fica localizada na estação cliente e é responsável por fazer a interação do usuário com o banco de dados.

Um Técnico está participando do desenvolvimento de uma aplicação que funcionará simultaneamente em um dispositivo móvel e no ambiente corporativo, necessitando, portanto, de um processo de sincronização entre as informações processadas no dispositivo móvel e na base corporativa. Ambas as aplicações devem se comunicar com um objeto que deve ser único para processar este sincronismo, a fim de evitar a possibilidade de criar dados na base. O Técnico sugeriu a utilização do Singleton, um

  • A. aplicativo baseado na arquitetura cliente-servidor.
  • B. web service orientado a serviços, baseado em SOA.
  • C. padrão de projeto que precisa do Create, que é responsável pelo processo de criação do objeto.
  • D. padrão estrutural que se preocupa com a forma como classes e objetos são compostos para formar estruturas single.
  • E. padrão de projeto que define um método estático que permite aos clientes obterem o objeto único.
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