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Maria acaba de preparar um texto no Word e se esquece de salvá-lo. Acidentalmente, tenta fechar o Word. Seu texto:
João está preparando um documento no Word num computador sem mouse. Para imprimir o texto, as teclas que João deve pressionar, simultaneamente, são:
Observe a barra de ferramentas, que contém muitos atalhos úteis quando se está utilizando o Word.
Para que esta barra seja exibida, deve-se selecionar, no menu exibir, a barra de ferramentas denominada:
Considere as ações abaixo:
I - selecionar o trecho desejado do arquivo
II - abrir o menu Editar
III - clicar em Copiar
IV - clicar em Colar
V - clicar uma célula
VI - clicar no documento
A seqüência de ações executadas nos dois aplicativos para a importação de uma tabela em um documento Word para uma planilha do Excel é
O ícone abaixo foi retirado da área de trabalho (desktop) do Windows ME/98. Note que ele possui uma pequena seta na sua parte inferior esquerda. Esta seta indica:
que o ícone é uma cópia de um programa ou documento;
que o ícone é o original de um programa ou documento;
que o programa está sendo executado ou o documento está aberto;
o ponto a ser clicado para finalizar o programa ou documento;
que o ícone é referente a um atalho para um programa ou documento.
Considere o texto abaixo, digitado no MS-Word. Este texto foi digitado utilizando-se fonte Verdana, tamanho de fonte 10:
Este é apenas um texto.
Com o objetivo de dar ênfase à palavra "apenas", o seu tamanho foi aumentado para 20, conforme o texto abaixo:
Este é apenas um texto.
A seqüência de comandos utilizada para realizar esta tarefa foi:
clicar no botão da barra de ferramentas, digitar 200% seguido de "Enter";
selecionar a palavra apenas e, no menu de opções, selecionar o comando Formatar ® Fonte, na janela Fonte, digitar 20 em Tamanho: e clicar em OK;
escolher um fonte de tamanho maior, como por exemplo o fonte arial ou courier;
re-digitar o texto com a tecla Caps Lock ativada;
com a palavra apenas selecionada, no menu Ferramentas selecionar a opção Tamanho, digitar 20 e Enter.
João começa a digitar um documento no Word e, com medo de que falte luz, decide salvá-lo. Uma seqüência correta para salvar este documento pela primeira vez é:
Arquivo / Novo / Arquivo em branco;
Arquivo / Abrir / digitar nome do documento;
Arquivo / Salvar como / digitar nome do documento;
Editar / Copiar;
Ferramentas / Opções / Salvar / OK
Maria quer imprimir seu trabalho digitado no Word mas não consegue achar o atalho para impressão que apresenta o desenho de uma impressora, conforme mostrado abaixo.
Para que apareça a barra que contém esse atalho, a seqüência mais adequada é:
Exibir / Barra de Ferramentas / Padrão;
Exibir / Barra de Ferramentas / Formatação;
Janela / Organizar tudo;
Formatar / Estilo;
Ferramentas / Personalizar / Menus de atalho.
O chefe de Maria pede a ela que imprima 50 cópias de um texto de 10 páginas. As folhas devem ser entregues à gráfica separadas por número, isto é, as 50 cópias da primeira página seguidas das 50 cópias da segunda página, etc. A forma mais rápida de se fazer isto é:
imprimir 50 cópias do arquivo no modo seqüencial;
imprimir 50 vezes cada uma das páginas em ordem;
reconfigurar a impressora;
desmarcar a opção agrupar na tela de impressão;
usar a opção intercalar no menu Ferramentas/Opções.
João seleciona um parágrafo do seu texto com o objetivo de trocá-lo de lugar. No entanto, ele pressiona a tecla errada, e o parágrafo é deletado. Para não perder o texto, ele deve:
salvar o arquivo e fechá-lo;
usar o comando colar no menu Editar;
digitar tudo novamente;
usar o comando desfazer no menu Editar;
usar o comando refazer no menu Editar.
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