Questões de Informática / Microinformática da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando aspectos gerais de hardware, julgue os itens a seguir.

O processador, principal componente de hardware, controla as outras partes do computador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos relacionados à Internet, assinale a opção incorreta.

  • A.

    http é um protocolo utilizado para se transferirem informações na World Wide Web.

  • B.

    A Intranet, rede que usa tecnologias e protocolos da Internet, está disponível somente para determinadas pessoas, como os funcionários de uma organização.

  • C.

    A tecnologia ADSL possui largura de banda alta que usa linhas de telefone e permite transmissões de voz através dessas linhas.

  • D.

    Uma utilidade de um endereço IP é permitir que se identifique um nó em um conjunto de redes IP.

  • E.

    O Windows Explorer é um dos navegadores mais utilizados no mundo para acesso à Internet.

As visões (views) em um SGBD, como métodos de acesso a dados,

  • A. não são capazes de simplificar as várias informações oriundas de tabelas diferentes consultadas.
  • B. permitem a agregação de informações de uma tabela, mas sem realizar nenhuma operação sobre elas, como cálculo da média aritmética ou a soma de valores.
  • C. podem ser definidas como tabelas, utilizadas para evitar a abstração de informações e dados.
  • D. podem ser do tipo somente leitura, em que a escrita é possível apenas mediante alteração do campo específico da tabela geradora da view.
  • E. podem ser consideradas como resultados de tabelas lógicas construídas a partir de operações query em SQL.

A respeito de funções de hash, julgue os próximos itens.

São exemplos de algoritmos de hash o MD5 e o SHA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando aspectos gerais de hardware, julgue os itens a seguir.

Informações sobre o espaço de disco rígido disponível podem ser obtidas por meio dos seguintes procedimentos: abrir a pasta Meu computador, clicar o botão direito do mouse sobre a unidade de disco rígido e clicar a opção Propriedades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que se seguem.

O termo html corresponde a uma linguagem de programação que permite a elaboração de páginas da Web que não tenham figura, mas não permite elaborar páginas da Web que contenham figuras, tabelas ou hyperlinks.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ferramentas CASE com suporte a modelagem de dados e orientação a objetos, assinale a opção correta.

  • A. Uma ferramenta CASE que suporta a criação e definição de diagramas entidade-relacionamento é capaz de transformar o código de uma entidade em uma função RPC (Remote Procedure Call).
  • B. Na geração de um código SQL a partir de um modelo físico de dados, qualquer ferramenta CASE disponível no mercado é capaz de analisar e mudar automaticamente as primeira, segunda e terceira formas normal do modelo para sistemas de banco de dados.
  • C. Na geração e na conversão de entidades e fluxos em relacionamentos e tabelas com uma ferramenta CASE, utilizase a definição de prototipação.
  • D. Qualquer ferramenta CASE com tecnologia atual é capaz de fazer o tratamento do código de um projeto, necessitando apenas da modificação no código e nos testes de execução, o que dispensa o uso de metodologia de desenvolvimento de software.
  • E. As ferramentas CASE que suportam UML implementam em suas funcionalidades a criação de diagramas de classe e de casos de uso.

Julgue os itens seguintes, relacionados a tecnologia de informática.

A velocidade dos microprocessadores atuais é normalmente medida em gigabytes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item abaixo, referente a correio eletrônico.

maria/[email protected]@brasileiro é uma seqüência de caracteres que apresenta a estrutura padrão de um endereço de correio eletrônico. Nessa seqüência, maria corresponde ao nome do usuário de e-mail, www indica que o usuário está na Web, comercial é a seqüência de caracteres usada para indicar páginas de empresas. O fato de o usuário de correio eletrônico morar no Brasil é indicado pela palavra brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de banco de dados textuais, assinale a opção correta.

  • A. As informações em um banco de dados textual não podem ser armazenadas segundo a estrutura de linha e coluna comum em sistemas gerenciadores de banco de dados.
  • B. A indexação de arquivos html não remove nem faz o tratamento das tags html.
  • C. O uso de operadores lógicos em bancos de dados textuais se restringe ao AND e ao OR, podendo ser modificado apenas a sua ordem inicial.
  • D. O suporte a operadores lógicos AND e OR depende da arquitetura da linguagem de programação usada para indexar o texto.
  • E. A busca de dados em um texto pode ser feita utilizando-se operadores lógicos, que podem ser utilizados em conjunto para exclusão ou inclusão dos dados desejados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...