Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Para responder às questões de 47 a 50 considere o texto abaixo:

Outro técnico do Ministério Público recebeu a incumbência de elaborar um modelo padrão de tabela na planilha eletrônica MS Excel 2007, que será identificada por Tabela Padrão. A tabela terá uma única página de largura e poderá ter várias páginas de altura, cujo tamanho do papel = A4 e orientação da folha = Paisagem. As margens Superior = 3 cm, Inferior = 2 cm, Esquerda = 2 cm e Direita = 2 cm. As distâncias das bordas do papel para o Cabeçalho e para o Rodapé são de 1 cm. No cabeçalho deverá conter a logomarca, à esquerda, o nome da Instituição, no centro, e o nome Tabela Padrão, à direita. No rodapé deverá conter a data de elaboração do documento (automática do computador), à esquerda, o nome do técnico, no centro, e o número da página (automático pelo computador), à direita. A primeira linha e a primeira coluna da planilha deverão ser repetidas em todas as páginas impressas. Cada célula da primeira linha da planilha será um título centralizado da coluna, composto de duas palavras maiúsculas, cada palavra é um parágrafo na célula. A planilha será composta de 10 colunas, de largura 12 em cada coluna, centralizadas horizontalmente. Todas as células preenchidas deverão conter todas as bordas finas.

As 10 colunas da planilha ficarão centralizadas horizontalmente se na janela

  • A.

    "Formatar células", na aba Alinhamento, for assinalado Centro em Horizontal.

  • B.

    "Configurar página", na aba Margens, for assinalado Horizontal em "Centralizar na página".

  • C.

    "Configurar página", na aba Página, for assinalado Horizontal em "Centralizar na página".

  • D.

    "Formatar células", na aba Borda, for assinalado Horizontal em "Centralizar na página".

  • E.

    "Formatar células", na aba Margens, for assinalado Horizontal em "Centralizar na página".

Dada uma tabela, inserida no Word, composta de 5 colunas e 5 linhas. Para que a primeira linha desta tabela seja uma única célula, que conterá o título da tabela, deve-se

  • A.

    posicionar o cursor na primeira linha e inserir uma nova linha acima.

  • B.

    selecionar a primeira célula da tabela e dividir a célula em 1 coluna e 1 linha.

  • C.

    posicionar o cursor na segunda linha e dividir a tabela.

  • D.

    selecionar as células da primeira linha e mesclar células.

  • E.

    posicionar o cursor na primeira célula e expandir célula em linha.

No Microsoft Outlook, para se obter a exibição do tamanho total e o tamanho que cada pasta ocupa dentro da caixa de correio, basta acessar Propriedades de Caixa de Correio, através

  • A.

    do menu Ferramentas.

  • B.

    do menu Arquivo.

  • C.

    da guia Configuração.

  • D.

    da seção Pastas de Email.

  • E.

    de duplo clique em Pastas Particulares.

O BrOffice.org Writer é um processador de texto similar ao Microsoft Office Word, porém com algumas funcionalidades exclusivas, como, por exemplo:

  • A.

    Hyperlink, no menu Inserir.

  • B.

    Barra de Ferramentas no menu Exibir.

  • C.

    Exportar e Exportar como PDF, no menu Arquivo.

  • D.

    Marcadores e numerações, no menu Formatar.

  • E.

    Colunas, no menu Formatar.

No Microsoft Access 2007, para impedir que novos dados sejam incluídos no formulário, é necessário alterar a exibição deste para o Modo

  • A.

    de Exibição de Folha de Dados.

  • B.

    Formulário.

  • C.

    de Exibição de Layout.

  • D.

    Design.

  • E.

    de Exibição Somente Leitura.

No Word 2007, para

I. desativar o modo Leitura em Tela Inteira e retornar ao modo Layout de Impressão, pressiona-se ESC.

II. impedir que o modo Leitura em Tela Inteira seja aberto automaticamente, no modo Layout de Impressão, clica-se em Opções de Exibição  Não Abrir Anexos em Tela Inteira.

III. mover o cursor até a palavra anterior ou seguinte, pressiona-se CTRL+SETA PARA A ESQUERDA ou CTRL+SETA PARA A DIREITA.

IV. ir até o início ou final do documento, pressiona-se CTRL+HOME ou CTRL+END.

É correto o que consta em

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O BrOffice.org pode inserir números de linha em um documento inteiro ou em parágrafos selecionados no documento. A caixa de diálogo que é aberta no Menu Ferramentas → Numeração de Linhas → Mostrar numeração exibe

  • A.

    a numeração sequencial das linhas, não havendo opção de escolha.

  • B.

    apenas a numeração a intervalos de 2 linhas.

  • C.

    apenas a numeração a intervalos de 3 linhas.

  • D.

    apenas a numeração a intervalos de 5 linhas.

  • E.

    intervalos entre números que foram escolhidos na caixa de diálogo.

No chipset, o chip mais complexo, que fica fisicamente mais próximo do processador e incorpora os barramentos "rápidos" e as funções mais complexas, denomina-se

  • A.

    SATA.

  • B.

    SCSI.

  • C.

    Porta norte.

  • D.

    Porta sul.

  • E.

    PCI Express.

É uma ferramenta do Microsoft Office para diagramação dedicada, com ferramentas de desenho sofisticadas e modelos que podem ajudar a criar facilmente diagramas e realizar diversas tarefas, tais como integrar diagramas de dados conectados com outros arquivos do Microsoft Office system e conectar os diagramas a dados de fontes de dados externas. Trata-se do Microsoft Office

  • A.

    Communicator.

  • B.

    Project.

  • C.

    Publisher.

  • D.

    Visio.

  • E.

    PowerPoint.

Instruções: Para responder às questões de números 89 a 94, considere os dados abaixo.

No que se refere ao Microsoft Excel e ao BrOffice.org Calc, considere as planilhas abaixo, elaboradas na mesma pasta de trabalho, estando a planilha do item I na primeira aba e a do item II na segunda aba.

No BrOffice.org Calc, utilizando a função DESLOC, para que a célula C2, da planilha do item II, seja preenchida com o respectivo valor encontrado na planilha do item I, deve-se utilizar a fórmula:

  • A.

    =DESLOC(Planilha1.A1;CORRESP(A2; Planilha1.A2:A5;0);4)

  • B.

    =DESLOC(Plan1!A1;CORRESP(Plan2!A2; Plan1!A2:A5;0);2)

  • C.

    =DESLOC(Plan1!A1;CORRESP(Plan2!A2; Plan1!A2:A5;0);3)

  • D.

    =DESLOC(Planilha1.A1;CORRESP(A2; Planilha1.A2:A5;0);5)

  • E.

    =DESLOC(Plan1!A1;CORRESP(Plan2!A2; Plan1!A2:A5;0);6)

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