Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um Técnico é responsável pela realização de cópias de segurança de um Tribunal. Este profissional deve tomar diversas precauções, dentre as quais se encontra:
Informática / Microinformática - Placas de rede, Cabos e Conectores - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2017
Um Técnico deve realizar, como parte da instalação física de uma rede de computadores do Tribunal, a crimpagem de cabos UTP CAT 5 para interligar computadores e Hubs/Switches. Para isso ele selecionou o material necessário, conforme ilustra a figura abaixo.
Ao abrir o cabo de rede, o Técnico notou que ele possui 4 pares de fios entrelaçados. Os dois fios de cada par, que estão entrelaçados, possuem diferentes cores. Antes de iniciar a crimpagem, o Técnico escolheu o padrão EIA/TIA 568B de sequência para as pontas. Desta forma, o primeiro par entrelaça as cores 1-branco e laranja e 2-laranja. Os pares seguintes são:
Considere que uma LAN do Tribunal está conectada em uma topologia formada por um switch como dispositivo concentrador central, do qual partem diversos pontos como desktops, impressora e servidor de dados. Certo dia, o switch parou de funcionar e toda a rede foi paralisada. Um Técnico foi chamado para solucionar o problema. Ele propôs, então, o uso de outro tipo de topologia que possui mais de uma conexão ao mesmo ponto/dispositivo da rede, de forma que se um link entre dois pontos se tornar inoperante, haverá outro caminho que permitirá o tráfego de dados entre esses pontos. Isso manterá a funcionalidade da rede mesmo em caso de falhas no meio de transmissão. Além disso, com esta topologia será possível escolher caminhos alternativos para os dados caso haja congestionamento de tráfego, e até mesmo dividir a carga de transmissão dos dados entre dois ou mais caminhos distintos.
A topologia anterior da LAN e a nova topologia proposta pelo Técnico são, correta e respectivamente,
Um Técnico deseja verificar como estão as configurações TCP/IP de um computador com sistema operacional Windows 7, em português. Para fazer isso, ele deve:
I. Acessar o Painel de Controle, digitar a palavra adaptador na caixa de pesquisa, e, na Central de Rede e Compartilhamento, escolher Exibir conexões de rede. Na janela que se abre, clicar com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolher Propriedades.
II. Clicar no botão Iniciar, digitar a palavra TCP/IP na caixa de pesquisa, escolher Exibir conexões de rede. Na janela que se abre, clicar com o botão direito do mouse na conexão desejada e escolher Propriedades.
III. Acessar o Painel de Controle, escolher Central de Rede e Compartilhamento, escolher Alterar as configurações TCP/IP. Na janela que se abre, clicar na conexão desejada para abrir a janela com as Propriedades.
O Técnico consegue verificar as configurações TCP/IP usando
Um usuário está utilizando o navegador
Na arquitetura TCP/IP, a Camada de
Considere a rede de computadores abaixo
.As caixas I e II correspondem, correta e respectivamente, aos dispositivos de interconexão:
A figura abaixo apresenta uma arquitetura de rede com firewall. DMZ refere-se a uma DeMilitarized Zone ou zona desmilitarizada.
Um Técnico, observando a figura, afirma corretamente que
Os N-IDS ou Sistemas de Detecção de Intrusão baseados em Redes utilizam métodos para informar e bloquear as intrusões. Considere os métodos abaixo.
I. Reconfiguração de dispositivos externos: um comando é enviado pelo N-IDS a um dispositivo externo (com um filtro de pacotes ou um firewall) para que se reconfigure imediatamente e possa bloquear uma intrusão. Esta reconfiguração é possível através do envio de dados que expliquem o alerta (no cabeçalho do pacote).
II. Envio de um trap SMTP a um supervisor externo (armadilha SMTP): é enviado um alerta (e detalhes dos dados envolvidos) em forma de um datagrama SMTP para um console externo.
III. Registro (log) do ataque: cria um backup dos detalhes do alerta em um repositório, incluindo informações como o registro da data, o endereço IP do intruso, o endereço IP do destino, o protocolo utilizado e a carga útil.
IV. Armazenamento de pacotes suspeitos: os pacotes originais capturados e/ou os pacotes que desencadearam o alerta são guardados.
V. Envio de um ResetKill: construção de um pacote de alerta IP para forçar o fim de uma conexão (válido apenas para as técnicas de intrusão que utilizam o protocolo de aplicação IP).
Estão corretos os métodos
Esse tipo de ataque é chamado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...