Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No LibreOffice Calc 4.1 e no Microsoft Excel 2013 em português, para contar o número de valores contidos nas células do intervalo de A2 a A8 que sejam maiores do que 10, posiciona-se o cursor em uma célula fora deste intervalo e utiliza-se a fórmula

  • A. =CONT.SE(A2:A8;">"&10)
  • B. =SOMA.SE(A2:A8;">"&10)
  • C. =CONTAR(A2:A8;>10)
  • D. =CONTAR_VALORES(A2:A8;">10")
  • E. =CONTAR.VALORES(A2:A8;>10)

Deseja-se criar uma tabela chamada Departamento contendo os seguintes campos:

Considerando-se que o banco de dados está aberto e em condições ideais, o comando SQL que deverá ser utilizado é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Completa correta e respectivamente as lacunas:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere as informações a seguir:

− Requisitos mínimos de sistema I: Processador de 300MHz; 128MB de RAM; HD com pelo menos 1,5GB disponível; Adaptador de vídeo e monitor super VGA (800 x 600) ou superior.

− Requisitos mínimos de sistema II: Processador 32 bits (x86) de 1GHz ou 64 bits (x64) de 1 GHz; 1GB para memória do sistema; HD como pelo menos 15GB disponível; Placa gráfica compatível com Windows Aero.

− Requisitos mínimos de sistema III: Processador 32 bits (x86) de 1GHz ou 64 bits (x64) de 1 GHz; 1 GB de RAM (32 bits) ou 2GB de RAM (64 bits); HD com pelo menos 16GB disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits); Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.

Os sistemas I, II e III possuem, correta e respectivamente, os requisitos mínimos para os sistemas operacionais Windows

  • A. XP Professional − Vista Home Basic − Vista Home Premium.
  • B. Vista Home Basic − XP Home Edition − 7.
  • C. 7 − XP Home Edition − Vista Home Premium.
  • D. XP Professional − Vista Home Premium − 7.
  • E. 7 Home Premium − XP Professional − Vista Home Basic.

Um Analista Judiciário está usando uma ferramenta do pacote Microsoft Office 2010 e precisa salvar seu documento em um arquivo em formato PDF. O Analista deve

  • A. buscar na Internet e instalar um aplicativo especial que permite salvar um arquivo do Word 2010 no formato PDF, pois o mesmo não possui este recurso.
  • B. usar ou o OneNote ou o Word, que são as únicas ferramentas do Office 2010 que permitem que documentos possam ser salvos em arquivos em formato PDF.
  • C. clicar na guia “Página Inicial” e em “Salvar como”. Ao surgir a caixa de diálogo “Salvar como”, ele deve clicar no ícone “PDF” e clicar em “OK”. Este procedimento é válido para o Excel 2010 e o OneNote 2010.
  • D. clicar na guia “Página Inicial” e em “Salvar como”. Ao surgir a caixa de diálogo “Salvar como”, ele deve clicar no ícone “PDF” e clicar em “OK”. Este procedimento é válido para o Word 2010 e o PowerPoint 2010.
  • E. clicar na guia “Arquivo” e em “Salvar como”. Escolher o formato PDF no campo “Tipo” da caixa de diálogo “Salvar como” e clicar em “Salvar”. Este procedimento é válido para o Word 2010 e o Excel 2010.

Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar:

  • A. No Internet Explorer 9, ao se digitar apenas um ponto de interrogação na barra para digitar endereços, o histórico é exibido. Para saber qual é a versão do Internet Explorer, basta clicar no botão “Ferramentas” (cujo ícone é uma roda dentada) e clicar em “Sobre o Internet Explorer”.
  • B. O Internet Explorer 10 não é compatível com o sistema operacional Windows 7. Esta versão do navegador funciona apenas com o Windows 8 e versões superiores.
  • C. Um e-mail é enviado ao servidor de correio eletrônico encarregado do transporte, denominado MTA (Mail Transport Agent), até o MTA do destinatário. Na Internet, os MTAs comunicam entre si usando o protocolo SMTP.
  • D. Para receber e-mails não é necessário estar conectado à Internet, pois o e-mail funciona com provedores. Mesmo com o computador desligado, os e-mails são recebidos e armazenados na caixa postal do usuário, localizada no seu provedor.
  • E. Quando um usuário acessa sua caixa postal, pode ler seus e-mails online pelo Webmail ou fazer o download de todas as mensagens para seu computador através de programas de correio eletrônico.

O processo de proteção da informação das ameaças caracteriza- se como Segurança da Informação. O resultado de uma gestão de segurança da informação adequada de ve oferecer suporte a cinco aspectos principais:

I. Somente as pessoas autorizadas terão acesso às informações.

II. As informações serão confiáveis e exatas. Pessoas não autorizadas não podem alterar os dados.

III. Garante o acesso às informações, sempre que for necessário, por pessoas autorizadas.

IV. Garante que em um processo de comunicação os remetentes não se passem por terceiros e nem que a mensagem sofra alterações durante o envio.

V. Garante que as informações foram produzidas res peitando a legislação vigente.

Os aspectos elencados de I a V correspondem, correta e respectivamente, a:

  • A. integridade − disponibilidade − confidencialidade − autenticidade − legalidade.
  • B. disponibilidade − confidencialidade − integridade − legalidade − autenticidade.
  • C. confidencialidade − integridade − disponibilidade − autenticidade − legalidade.
  • D. autenticidade − integridade − disponibilidade − le galidade − confidencialidade.
  • E. autenticidade − confidencialidade − integridade − disponibilidade − legalidade.

Um técnico abriu duas janelas, uma ao lado da outra, na área de trabalho do Windows 7, em português. A janela da esquerda contém os arquivos e pastas de um pen-drive e a janela da direita, os arquivos e pastas de uma partição do HD. Usando o método arrastar e soltar, o técnico arrastou um arquivo da janela da esquerda para a janela da direita. Neste caso, o arquivo será

  • A. movido.
  • B. compactado.
  • C. apagado.
  • D. ocultado.
  • E. copiado.

Em um computador com o Windows 7, em português, pode-se instalar mais de um sistema operacional, fornecendo ao usuário a opção de escolher qual deseja usar ao iniciar o computador. Este procedimento

  • A. é chamado de configuração de inicialização múltipla ou de inicialização dupla e exige pelo menos 2 discos rígidos na máquina, um para cada sistema operacional.
  • B. permite que o usuário mude de sistema operacional sem ter que reiniciar o computador sempre que desejar alternar para um sistema operacional diferente.
  • C. exige partições separadas para cada sistema operacional. Se o usuário estiver executando um sistema operacional, não poderá executar um programa instalado em outro sistema operacional.
  • D. facilita a instalação de uma versão mais antiga, como o Windows Vista ou o Windows XP, logo depois da instalação do Windows 7, sem causar problemas.
  • E. inviabiliza a instalação de uma versão mais nova, como o Windows 8, pois pode fazer o sistema parar de funcionar. Isso porque versões mais recentes não reconhecem os arquivos de inicialização do Windows 7 e os substituem.

O menu Iniciar do sistema operacional Windows 7, em português, tem três partes básicas:

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas com:

  • A. Acessórios – função Pesquisar – Prompt de Comando
  • B. Todos os Programas – caixa de pesquisa – Painel de Controle
  • C. Todos os Programas – função Localizar – Prompt de Comando
  • D. Painel de Controle – caixa Computador – Painel de Controle
  • E. Programas Padrão – caixa Pesquisar ou Localizar – Opções da Internet.
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