Questões de Informática / Microinformática da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma instituição precisa de um serviço de diretório para publicar e buscar por serviços web. Para isso utilizará uma especificação que faz parte da pilha de componentes dos web services e tem como objetivo descrever, descobrir e integrar os serviços web, conhecida como

  • A. XML.
  • B. SOAP.
  • C. UDDI.
  • D. REST.
  • E. WSDL.

Atualmente, o mercado oferece dispositivos para acesso à rede sem fio nas diversas versões do padrão IEEE 802.11. Caso a versão 802.11g seja escolhida para implementar uma WLAN, o esquema de segurança a ser escolhido deve ser o

  • A. WPA, pois é mais simples e seguro que o WPA2.
  • B. WPA2, pois utiliza o TKIP que é o mais seguro atualmente.
  • C. WPA, pois utiliza o esquema de chave fixa de 128 bits que não pode ser quebrada.
  • D. WPA2, pois utiliza o AES que é o mais seguro atualmente.
  • E. WEP, pois utiliza o esquema de chave dinâmica de 64 bits, sendo simples e seguro.

Para executar a estratégia de TI em organizações como o Tribunal Regional do Trabalho, as soluções de TI precisam ser integradas ao processo de negócios e as alterações e manutenções nos sistemas existentes devem ser realizadas de forma a assegurar que as soluções continuem a atender aos objetivos de negócios. Neste contexto, devem-se buscar respostas para questões como:

− Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios?

− Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?

− Os novos sistemas ocorreram apropriadamente quando implementados?

− As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais?

Estas questões de gerenciamento são tratadas, de acordo com o COBIT 4.1, no domínio

  • A. Entregar e Suportar (ES).
  • B. Adquirir e Implementar (AI).
  • C. Monitorar e Avaliar (MA).
  • D. Planejar e Organizar (PO).
  • E. Gerenciar e Corrigir (GC).

Considere que o Tribunal Regional do Trabalho está implantando as melhores práticas da ITIL v3 (atualizada em 2011). Nesta implantação, um Técnico está trabalhando em um estágio do ciclo de vida de um serviço que inclui a definição das práticas que regem este serviço, os processos e políticas requeridos para realizar a estratégia do provedor deste serviço e os mecanismos para facilitar a introdução deste serviço nos ambientes suportados. Para isso, estão sendo utilizados processos como gerenciamento do catálogo de serviço, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento de capacidade e gerenciamento de fornecedor, dentre outros. O Técnico está trabalhando no estágio

  • A. Operação do Serviço (SO).
  • B. Desenho do Serviço (SD).
  • C. Gerenciamento do Serviço (SM).
  • D. Estratégia do Serviço (SS).
  • E. Transição do Serviço (ST).

Os modelos CMMI 1.3 e MPS.BR trabalham com uma escala de níveis de maturidade. Em ambos os modelos há um nível que possui a mesma denominação, cujas definições são:

− No CMMI: neste nível ocorre o aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, uma vez que os mesmos já são controlados de forma quantitativa.

− No MPS.BR: neste nível avalia-se o desempenho dos processos, além da gerência quantitativa dos mesmos.

Este nível é denominado

  • A. Definido Quantitativamente e corresponde ao nível 3 do CMMI, numa escala de 0 a 5, e ao nível C do MPS.BR, numa escala de A a F.
  • B. Quantitativamente Definido e corresponde ao nível B do CMMI, numa escala de 5 níveis, e ao nível 3 do MPS.BR, numa escala de 7 níveis.
  • C. Gerenciado Quantitativamente e corresponde ao nível 4 do CMMI, numa escala de 5 níveis, e ao nível B do MPS.BR, numa escala de 7 níveis.
  • D. Definido Quantitativamente e corresponde ao nível 4 do CMMI, numa escala de 0 a 5, e ao nível B do MPS.BR, numa escala de A a G.
  • E. Gerenciado Quantitativamente e corresponde ao nível 3 do CMMI, numa escala de 1 a 5, e ao nível F do MPS.BR, numa escala de A a F.

Considere a figura abaixo que traz componentes de um sistema de BI-Business Intelligence.

Os elementos I, II, III e IV indicados na figura são, correta e respectivamente, associados com:

  • A. PL/SQL − Oracle 11g − OLAP − Data Mining.
  • B. Portal Corporativo − SGBD − Consultas SQL − Cubo de Dados.
  • C. SGBD − Data Warehouse − OLAP − Data Mining.
  • D. Oracle − Cubo de Dados − Consultas PL/SQL − OLAP.
  • E. OLTP − Data Warehouse − Operações Drill − Cubo de Dados.

O LibreOffice possui alguns aplicativos que apresentam funcionalidades semelhantes às apresentadas pelos aplicativos do MS-Office. O Writer do LibreOffice gera documentos com a extensão

  • A. .odb
  • B. .odp
  • C. .odt
  • D. .ots
  • E. .ppt

É INCORRETO afirmar que o COBIT 5

  • A. é genérico e útil para organizações de todos os portes, sejam comerciais, sem fins lucrativos ou públicas.
  • B. ajuda as organizações a criar valor por meio da TI mantendo o equilíbrio entre a realização de benefícios e a otimização dos níveis de risco e de utilização dos recursos.
  • C. baseia-se em cinco princípios básicos para governança e gestão de TI da organização, sendo um deles voltado a atender às necessidades das partes interessadas.
  • D. define um conjunto de habilitadores para apoiar a implementação de um sistema abrangente de gestão e governança de TI da organização.
  • E. inclui um modelo de maturidade de processo que tem base no padrão de Avaliação de Processo da Engenharia de Software ISO/IEC 27005, reconhecido internacionalmente.

O modelo de referência de processo do COBIT 5 divide os processos da organização nos domínios de Governança e de Gestão. O domínio de Governança contém cinco processos, e dentro de cada processo são definidas práticas para

  • A. construir, adquirir e implementar.
  • B. alinhar, planejar e organizar.
  • C. avaliar, dirigir e monitorar.
  • D. planejar, construir e executar.
  • E. monitorar, avaliar e analisar.

According to ITIL v3, configuration item is any component or other service asset that needs to be managed in order to deliver an IT service. Information about each configuration item is recorded in a configuration record within the configuration management system and is maintained throughout its lifecycle by service asset and configuration management. Configuration items are under the control of

  • A. service portfolio management.
  • B. change management.
  • C. availability management.
  • D. capacity management.
  • E. demand management.
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