Questões de Informática / Microinformática da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O programa que analisa e traduz um código de alto nível, para a linguagem do computador (máquina) e que roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, traduzindo o programa linha a linha, sendo que o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido, é denominado de:

  • A. Interpretador.
  • B. Compilador.
  • C. Editor de texto.
  • D. Depurador.

Referente a tabela que código abaixo irá gerar, assinale a alternativa correta:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Identifique as afirmativas falsas e verdadeira e escolha a reposta com a sequência de verdadeiras e falsas de cima para baixo.

I. Backlog é o conjunto de tarefas a serem executadas.

II. O Sprint representa o esforço em um período para executar determinadas tarefas.

III. O backlog se origina das tarefas principais, acrescido das melhorias solicitadas e de outras subtarefas resultantes da divisão de tarefas mais complexas.

IV. O Sprint se refere ao prazo e às tarefas atribuídas a cada responsável, tendo duração de semanas e sendo acompanhado diariamente.

  • A. V-V-F-V
  • B. V-V-V-V
  • C. F-V-V-F
  • D. V-V-F-F

Antes de qualquer tentativa de instalação de um sistema operacional, é necessário que o técnico em TI tenha conhecimento do equipamento no qual irá instalar o sistema. São informações imprescindíveis, haja vista que, sem os devidos pré-requisitos, nenhum sistema operacional ficará estável. Assinale a única alternativa que define estes pré-requisitos:

  • A. Quantidade de disco disponível, tipo do processador e quantidade de memória.
  • B. Quantidade de memória, modelo da placa de rede, tipo de HD e modelo do DVD.
  • C. Quantidade de memória, modelo da placa de rede, tipo de HD e modelo do DVD.
  • D. Quantidade de disco disponível, modelo da placa de rede, modelo do DVD e tipo do processador.

Dentro do paradigma da orientação a objeto, para o enunciado abaixo, assinale a alternativa correta. 

 O GATO pode andar, correr, pular. 

O GATO come ração. 

O GATO tem 2 anos.

Assinale a alternativa correta.

  • A. GATO é um objeto. Tem como métodos andar, correr e pular, comer ração.
  • B. Ter 2 anos, andar e correr são instâncias do objeto GATO.
  • C. GATO é uma classe pois há outros GATO que tem idade diferente.
  • D. Andar, correr e pular, são objetos que podem ter como variável O GATO.

São padrões de conexão entre uma placa de vídeo e um monitor em um computador, todas as seguintes, EXCETO:

  • A. DVI.
  • B. HDMI.
  • C. DB15.
  • D. USB.

“Memória de altíssima velocidade de acesso controlada e gerida pelo hardware. Busca acelerar o processo de busca de informações na memória. Está localizada, no computador, logicamente entre o processador e a memória principal.” Esta definição está relacionada a:

  • A. Memória principal.
  • B. Memória cache.
  • C. Memória auxiliar-backup.
  • D. Memória auxiliar.

O mercado mundial de televisores e monitores tem, a cada ano, evoluído mais rapidamente na qualidade das imagens e na capacidade de representação de maior resolução de tela. Em função disto, os até então disputados televisores/monitores FullHD estão sendo substituídos agora como objeto de desejo pelos televisores/monitores 4K UltraHD. Falando-se na resolução dos televisores/monitores, 4K UltraHD representa em pixels de resolução:

  • A. 3840 x 2160 pixels.
  • B. 7680 x 4320 pixels.
  • C. 1280 x 720 pixels.
  • D. 1920 x 1080 pixels.

Há um conjunto de princípios para programação e design orientado a objetos estabelecido por Robert C. Martin. Identifique a alternativa que apresenta corretamente a sigla e seus significados:

  • A. SRP-Princípio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio Aberto-Fechado; LSP-Princípio da Substituição de Liskov; ISP-Princípio da inversão da dependência; DIP-Princípio da Segregação da Interface.
  • B. SRP-Principio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio da Substituição de Liskov; LSP-Princípio Aberto-Fechado; ISP-Princípio da Segregação da Interface; DIP-Princípio da Independência de Processos.
  • C. SRP-Princípio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio Aberto-Fechado; LSP-Princípio da Substituição de Liskov; ISP-Princípio da Segregação da Interface; DIP-Princípio da inversão da dependência.
  • D. SRP-Princípio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio Aberto-Fechado; LSP-Princípio da Substituição de Liskov; ISP-Princípio da Informação e da Segregação da Interface; DIP-Princípio da inversão da dependência.

Em um sistema de computador, normalmente encontrado na placa-mãe, o conjunto de componentes eletrônicos, em um circuito integrado, cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos, controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras, é denominado de:

  • A. Setup
  • B. Clock
  • C. Buffer
  • D. Chipset
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...