Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Para as questões de número 21 até 30, considerar as configurações padrões e/ou típicas de instalação dos softwares citados na sua versão em português.
Uma mensagem de correio eletrônico com um arquivo anexo é enviada simultaneamente a vários destinatários utilizando também cópias (CC) e cópias ocultas (CCO). Nesse cenário, é correto afirmar que:
os destinatários relacionados no campo CCO receberão um aviso que havia um anexo, mas sem seu conteúdo;
somente o(s) destinatário(s) que estiverem no campo Para ou no campo CC receberão o anexo; os destinatários do campo CCO não receberão informações sobre anexos;
somente o(s) destinatário(s) que estiverem no campo Para receberão o anexo;
Considere que as questões a seguir referem-se a computadores com uma instalação padrão do sistema operacional Microsoft Windows XP Professional e uma instalação completa do Microsoft Office 2003.
Um recurso muito importante de utilização do Microsoft Word 2003 é provido pela ferramenta Numeração (Numbering), cujo ícone é
A função dessa ferramenta é:
numerar as páginas do texto, informando a posição e a formatação dos números;
definir a lista de arquivos a serem impressos, informando a ordem de impressão;
definir o tamanho da fonte conforme a ordem dos parágrafos, ou seja, parágrafos superiores terão fonte maior;
fazer a verificação ortográfica no texto selecionado;
criar listas numeradas a partir de linhas de texto existentes ou criadas conforme se digita.
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As políticas públicas voltadas para a Informática na Educação começaram:
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
"Inclusão digital como instrumento de inclusão social" significa:
instalar computadores nas escolas públicas do país;
preparar cidadãos para viverem com plenitude em uma sociedade da informação;
dar uma "Bolsa computador" para todos os alunos carentes;
financiar a venda de computadores para os professores das escolas públicas;
vender softwares a escolas privadas com preços subsidiados.
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O termo "Informática na Educação", relacionado ao uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação, significa:
apropriação crítica das TIC pelos professores para uso na sua prática pedagógica;
equipar as Secretarias das Escolas com TIC, inclusive com a Internet;
ensinar os alunos a usar programas aplicativos do tipo editor de texto, planilha eletrônica, etc;
ensinar os alunos a usar programas aplicativos para a Web do tipo navegadores,salas de bate-papo, etc;
estimular os professores a usar programas aplicativos para a Web do tipo navegadores, salas de bate-papo, etc, como estratégia de ensino.
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em relação ao FUST- Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações NÃO é correto afirmar que:
especifica que os recursos do Fust serão aplicados em programas, projetos e atividades que estejam em consonância com plano geral de metas para universalização de serviço de telecomunicações;
confere ao Ministério das Telecomunicações a responsabilidade por implementar, acompanhar e fiscalizar os programas, projetos e atividades que aplicarem recursos do Fust;
exige que, durante dez anos após o início dos serviços cuja implantação tenha sido feita com recursos do Fust, a prestadora de serviços de telecomunicações que os implantou deve apresentar balancete anual, nos moldes estabelecidos pela Anatel, detalhando as receitas e despesas dos serviços;
especifica que na aplicação dos recursos do Fust será privilegiado o atendimento a deficientes;
tem por objetivo proporcionar recursos destinados a cobrir a parcela de custo exclusivamente atribuível ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações, que não possa ser recuperada com a exploração eficiente do serviço.
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Do ponto de vista do uso da informática na educação é correto afirmar que:
se a minha escola não possui internet no laboratório, não posso trabalhar com meus alunos;
se os computadores utilizados no laboratório estão conectados em rede local, posso compartilhar informações existentes num CD-ROM de uma das máquinas do laboratório;
se os computadores da escola forem antigos, é melhor esquecer que eles existem;
não é possível propor atividades para os alunos no laboratório se lá não houver pelo menos uma máquina para cada dois alunos;
todo laboratório de informática deve ter sempre um computador reservado para o professor.
Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Software educativo pode ser definido como:
o conjunto de todos os programas capazes de ser executados no computador da escola;
programas de computador utilizados com fins pedagógicos;
o conjunto de ferramentas computacionais usadas para editar textos e/ou planilhas, como Word ou Excel, por exemplo.
Informática / Microinformática - Rede de Computadores - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A tecnologia de rede que utilizada Carrier Sense Multipler Access with Collision Detection é:
Em relação aos discos rígidos do tipo SATA é correto afirmar que:
faz transferência de dados de forma paralela;
a configuração dos jumpers (master e slave) e das IRQs é fundamental para o bom funcionamento do sistema;
apresenta baixa imunidade a ruídos eletromagnéticos, por isso faz uso de 80 vias;
usa cabos de conexão serial de apenas 4 vias;
é uma tecnologia decadente, está sendo substituída pelos discos IDE e SCSI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...