Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas questões de 41 a 50 considere a configuração padrão de software e hardware e a versão em português dos aplicativos, exceto quando especificado em contrário.
A figura a seguir foi extraída do MS-Excel 2000 em português:
A partir da figura, pode-se afirmar que:
foi utilizada a opção "Congelar painéis" do menu "Janela";
foi utilizada a opção "Ocultar" do menu "Coluna" em "Formatar";
as colunas "A", "B" e "C" foram copiadas para a coluna "D";
foi utilizada a opção "Dividir" do menu "Janela";
uma planilha foi adicionada a outra no mesmo arquivo.
Para terminar um programa ou aplicativo que não está respondendo ("travado"), usa-se:
Alt+F4;
Alt+Tab;
Ctrl+Alt+Del;
Ctrl+Tab;
Shift+Tab.
Informática / Microinformática - Correio Eletronico E-mail - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Ao enviar uma mensagem de correio eletrônico para um amigo você recebe de volta uma mensagem do provedor de seu amigo pedindo que você clique em um link e digite o que vê escrito em uma imagem em uma caixa de texto. O objetivo deste procedimento é:
garantir que o remetente da mensagem pode visualizar figuras na mensagem de retorno;
garantir que a mensagem enviada não contenha vírus;
eliminar mensagens enviadas por robôs;
assegurar para o destinatário que o emitente da mensagem está on-line.
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
A figura a seguir mostra o conteúdo do arquivo Viagem.CSV
Esse arquivo deve ser importado para o Microsoft Excel, versão em Português, usando a função Obter Dados Externos do menu Dados. Para isso, a configuração correta dos controles Tipos de dados originais, Delimitadores e Qualificador de texto nas figuras abaixo são, respectivamente:
Delimitado, Espaço, '
Largura fixa, Tabulação, {nenhum}
Delimitado, Tabulação, {nenhum}
Largura fixa, Vírgula, "
Delimitado, Vírgula, "
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
A opção Salvar área de trabalho do menu Arquivo no Microsoft Excel, versão em Português, permite:
salvar as opções de apresentação de uma pasta de trabalho, tais como tamanhos de fonte e nível de zoom;
salvar a pasta de trabalho atual na área de trabalho (desktop) do computador;
definir uma área de impressão para a pasta de trabalho atual;
salvar uma pasta de trabalho como uma página da Web;
salvar um grupo de pastas de trabalho em uma área de trabalho personalizada.
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
Observe o trecho de uma planilha Excel mostrado na figura a seguir:
As células sombreadas correspondem a valores obtidos através da aplicação da função SOMA às faixas de células apropriadas. Considere agora a seguinte seqüência de operações: Apague o conteúdo da faixa de células A9:F9. Acrescente uma linha antes da linha correspondente à Europa. Digite Inglaterra e Irlanda nas células A9 e A10, respectivamente. Copie a faixa de células B6:E7 para as células B9:E10. Copie a fórmula na célula F8 para as células F9 e F10. Após essas operações, o conteúdo da célula F10 valerá:
18,549
16,470
20,628
8,154
12,312
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
Observe o trecho de uma planilha Excel, versão em Português, mostrado na figura a seguir:
A fim de que a célula B14 apresente um conteúdo análogo àquele das células C14:E14, a fórmula em B14 deveria ser modificada para:
=23,688
=C14:E14
=SOMA(B6:B13)
=SOMA(C14..E14)
=MÉDIA(B6:B13)
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
No Microsoft Excel, o símbolo utilizado para evitar que uma referência a uma linha e/ou coluna seja modificada ao se copiar uma fórmula (equação) de uma célula para outra é:
!
$
%
&
@
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
Com relação à equação (fórmula) do Microsoft Excel mostrada na linha a seguir, é correto afirmar que:
os colchetes indicam algum tipo de erro de referência;
ela faz referência a uma célula localizada em um arquivo chamado Pasta2, em uma planilha chamada Plan3. O endereço da célula é coluna B e linha 4;
ela faz referência a uma célula localizada em um arquivo chamado Pasta2, em uma planilha chamada Plan3. O endereço da célula é linha B e coluna 4;
ela faz referência a uma célula localizada em uma planilha chamada Pasta2, em um arquivo chamado Plan3. O endereço da célula é coluna B e linha 4;
a exclamação indica algum tipo de erro de referência.
Para as questões de número 29 até 48, considere o idioma português e a configuração padrão de software e hardware, a não ser quando especificado em contrário.
Observe o seguinte trecho de um documento editado no Microsoft Word, versão em Português:
Considere agora a aplicação do seguinte procedimento ao documento acima: O efeito das operações acima sobre o texto é:
O efeito das operações acima sobre o texto é:
os participantes da reunião, os documentos a serem lidos e aqueles a serem trazidos são apresentados como uma lista com marcadores; a agenda é apresentada como uma lista numerada;
a data, hora e local da reunião são apresentados como uma lista com marcadores; a agenda da reunião é apresentada como uma lista numerada;
são acrescentadas notas de rodapé para o trecho em itálico; a agenda da reunião é apresentada como uma lista numerada;
as linhas do trecho em itálico são numeradas e sublinhadas; o trecho sublinhado não é modificado;
os participantes da reunião, os documentos a serem lidos e aqueles a serem trazidos são apresentados como uma lista numerada; a agenda é apresentada como uma lista com marcadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...