Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma conexão dial-up é:
um conjunto de números telefônicos;
uma ligação entre o seu computador e um provedor de serviço internet através de uma linha discada;
um aplicativo para discar números telefônicos;
um modo de enviar e receber fax através da linha telefônica;
uma conexão de rede de alta velocidade.
Informática / Microinformática - Correio Eletronico E-mail - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2001
Nós não podemos escolher quando vamos receber um e-mail, e muito menos que e-mail vamos receber. E para piorar, atualmente o modo mais comum de pegar vírus de computador é através de e-mail. Ao recebermos um e-mail com vírus, nosso computador fica infectado:
no exato momento em que o e-mail é recebido;
no exato momento em que o e-mail é enviado;
quando o nosso cliente de e-mail busca as mensagens no servidor de e-mail;
depois de um certo tempo após a leitura de todo o e-mail, dependendo do tipo de vírus;
o arquivo que vem anexo contendo o vírus é aberto.
José escreve uma carta de amor para Maria mas não quer que ninguém abra seu arquivo. Para isso, ele deve:
fechar o arquivo assim que acabar de escrevê-lo;
formatar a fonte do arquivo para "oculto";
inserir uma senha de proteção;
fechar o arquivo e renomeá-lo;
copiar o arquivo para um disquete.
João escreve uma carta para José e salva o arquivo com o nome de "José". Depois ele resolve mandar a mesma carta para a Maria, mudando apenas o primeiro parágrafo. Ele abre o arquivo "José" e faz as alterações, depois usa o comando "salvar como" e muda o nome do arquivo para "Maria". O arquivo "José":
é automaticamente deletado;
permanece inalterado;
passa a conter a carta para Maria;
passa a conter uma carta para Maria e outra para José;
fica sem nenhuma carta.
O aplicativo MS Outlook Express pode organizar automaticamente em pastas as mensagens recebidas, utilizando como critério um filtro criado pelo usuário. O filtro pode ser baseado em:
endereço para quem a mensagem foi enviada, conteúdo do assunto, tamanho da mensagem e tempo que a mensagem está no servidor;
endereço de quem enviou a mensagem, conteúdo do texto da mensagem, tamanho da mensagem e tempo que a mensagem está no servidor;
endereço de quem enviou a mensagem, conteúdo do assunto, a quantidade de arquivos anexos e tempo que a mensagem está no servidor;
endereço de quem enviou a mensagem, conteúdo do assunto, tamanho da mensagem e tempo que a mensagem está no servidor;
endereço de quem enviou a mensagem, conteúdo do assunto, tamanho da mensagem e tempo estimado para o usuário ler a mensagem.
João começa a digitar um documento no Word e, com medo de que falte luz, decide salvá-lo. Uma seqüência correta para salvar este documento pela primeira vez é:
Arquivo / Novo / Arquivo em branco;
Arquivo / Abrir / digitar nome do documento;
Arquivo / Salvar como / digitar nome do documento;
Editar / Copiar;
Ferramentas / Opções / Salvar / OK
Maria quer imprimir seu trabalho digitado no Word mas não consegue achar o atalho para impressão que apresenta o desenho de uma impressora, conforme mostrado abaixo.
Para que apareça a barra que contém esse atalho, a seqüência mais adequada é:
Exibir / Barra de Ferramentas / Padrão;
Exibir / Barra de Ferramentas / Formatação;
Janela / Organizar tudo;
Formatar / Estilo;
Ferramentas / Personalizar / Menus de atalho.
O chefe de Maria pede a ela que imprima 50 cópias de um texto de 10 páginas. As folhas devem ser entregues à gráfica separadas por número, isto é, as 50 cópias da primeira página seguidas das 50 cópias da segunda página, etc. A forma mais rápida de se fazer isto é:
imprimir 50 cópias do arquivo no modo seqüencial;
imprimir 50 vezes cada uma das páginas em ordem;
reconfigurar a impressora;
desmarcar a opção agrupar na tela de impressão;
usar a opção intercalar no menu Ferramentas/Opções.
João seleciona um parágrafo do seu texto com o objetivo de trocá-lo de lugar. No entanto, ele pressiona a tecla errada, e o parágrafo é deletado. Para não perder o texto, ele deve:
salvar o arquivo e fechá-lo;
usar o comando colar no menu Editar;
digitar tudo novamente;
usar o comando desfazer no menu Editar;
usar o comando refazer no menu Editar.
José deseja inserir um cabeçalho em seu documento. A seqüência mais adequada é:
Inserir / Cabeçalho e Rodapé;
Exibir / Cabeçalho e Rodapé;
Formatar / Cabeçalho e Rodapé;
Inserir / Comentário / Cabeçalho e Rodapé;
Formatar / Estilo / Cabeçalho e Rodapé.
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