Questões de Informática / Microinformática da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

Lista completa de Questões de Informática / Microinformática da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Começa a executar a partir da ROM quando o hardware é ligado. Exerce a função de identificar o dispositivo do sistema a ser inicializado para, em última instância, executar o carregador de boot. Este enunciado define

  • A.

    a RAM.

  • B.

    o sistema operacional.

  • C.

    o kernel.

  • D.

    o BIOS.

Existem vários sistemas operacionais no mercado. Todos, porém, realizam as mesmas operações básicas. Com relação aos sistemas operacionais, podemos considerar:

I. Conjunto de programas que gerenciam os recursos do computador, como acesso ao disco, gerenciamento de memória e gerenciamento de arquivos.

II. Conjunto de editores de textos, banco de dados, planilhas eletrônicas para automação comercial.

III. Conjunto de programas que faz a interface entre o usuário e o computador.

IV. Conjunto de programas que tem como objetivo a segurança do computador, como firewall, antivírus e criação de cópias de segurança.

 

É correto o que se afirma APENAS em:

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV

  • C.

    I e II.

  • D.

    Todas são corretas.

  • E.

    Apenas I é correta.

Para diminuir o tamanho da fonte corrente no Word, pode-se usar a combinação das teclas CTRL, SHIFT e

  • A.

    -

  • B.

    F1

  • C.

    Caps Lock

  • D.

    <

Quando estamos digitando um documento importante no MS-Word 2000, para evitar esquecer de salvar o arquivo, podemos configurar o Word para salvar automaticamente dentro de um intervalo predeterminado. Podemos realizar esta configuração:

  • A.

    não existe este recurso

  • B.

    no Menu Arquivo, opções de salvamento

  • C.

    no Menu Arquivo, propriedades do arquivo

  • D.

    no Menu Ferramentas, opções.

Com relação ao processador de texto WORD, selecione a alternativa correta.

  • A.

    Estando com um documento aberto no Word, ao clicar no menu Arquivo, e esco- lher a opção Sair, somente o documento atual será fechado, deixando o Word li- vre para iniciar um novo documento.

  • B.

    Para editar um novo documento no Word, basta clicar no botão () na barra de ferramentas Padrão ou escolher a opção Novo no menu Editar

  • C.

    O Word permite criar uma página da Web a partir de um documento existente. Para isso, estando com o documento já aberto, clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar como página da Web. Na caixa de diálogo Salvar como, digite no campo Nome do arquivo um nome e clique em Salvar

  • D.

    Dentre as várias funções oferecidas pelo Word, pode-se citar a função de cria- ção, recebimento e envio de documentos no formato de e-mails. Por exemplo, ao clicar no botão (), uma caixa de diálogo será aberta contendo uma lista de e- mails recebidos pelo usuário. Para abrir um e-mail específico, basta selecioná-lo e clicar em Abrir.

  • E.

    Para fazer uma cópia de um documento já salvo no Word, clique no botão () para abrir o documento do qual deseja fazer uma cópia e, em seguida, clique no botão () na barra de ferramentas Padrão. Uma caixa de diálogo será aberta permitindo que o documento seja salvo em um local ou formato diferente

Ao digitar textos no Word, podemos afirmar que:

  • A.

    símbolos especiais tais como §, € e © não podem ser usados em um texto, pois não estão disponíveis no teclado.

  • B.

    para inserir um símbolo pode-se clicar no menu Inserir e, em seguida, escolher a opção Símbolo. Na caixa de diálogo Símbolo, clicar com o mouse sobre o símbolo desejado e clicar no botão Inserir. O símbolo escolhido será inserido na posição corrente do cursor de digitação.

  • C.

    a única forma de inserir símbolos especiais é utilizar a respectiva combinação de teclas, por exemplo, Alt+Ctrl+C para o símbolo §.

  • D.

    símbolos são imagens e para utilizá-los em um documento, devemos clicar no menu Inserir e, em seguida, clicar na opção Imagem seguida da opção Símbolo no submenu e na caixa de diálogo que se abre, escolher o símbolo desejado e clicar no botão Inserir. O símbolo escolhido será inserido na posição corrente do cursor de digitação.

  • E.

    o botão na barra de ferramentas abre a caixa de diálogo Inserir símbolo onde pode-se selecionar o símbolo desejado e clicar no botão Inserir para inserir o símbolo escolhido na posição de digitação atual.

Um recurso de formatação de texto bastante utilizado no Word é o alinhamento de parágrafo. Para fazer com que as linhas de um parágrafo fiquem alinhadas tanto na margem esquerda quanto na margem direita, qual alinhamento deve ser utilizado?

  • A.

    À esquerda

  • B.

    Centralizado

  • C.

    À direita.

  • D.

    Justificado

  • E.

    Recuado

A figura abaixo mostra a barra de ferramentas "Formatação" do Word.

Qual é a função da caixa de controle?

  • A.

    Selecionar o tipo de letra (fonte) a ser usado.

  • B.

    Selecionar o tamanho de letra a ser usado.

  • C.

    Selecionar o layout de página a ser usado

  • D.

    Selecionar o alinhamento de parágrafo a ser usado

  • E.

    Selecionar o estilo de formatação a ser usado

Com relação ao Windows Explorer, considerando que o mesmo já esteja aberto, selecione a alternativa correta.

  • A.

    Para copiar um arquivo para uma pasta, utilizando o Windows Explorer, basta selecionar o arquivo que se deseja copiar, clicar no botão ( ), abrir a pasta que receberá a cópia do arquivo e clicar no botão ().

  • B.

    s seguintes passos fazem com que um arquivo seja movido de uma pasta para outra: selecione um arquivo de uma pasta qualquer, clique no menu Editar, es- colha a opção Recortar, selecione a pasta para onde deseja mover o arquivo, cli- que novamente no menu Editar e escolha a opção Colar.

  • C.

    Para mover uma pasta com todos os seus arquivos de uma unidade de disco qualquer para uma unidade de disquete, é necessário abrir a pasta que se deseja mover, selecionar todos os seus arquivos e arrastá-los até a unidade de disquete para qual se deseja mover a pasta.

  • D.

    O Windows Explorer não permite a cópia ou movimentação de arquivos e/ou pastas entre unidades de disco diferentes

  • E.

    Ao selecionar e arrastar um arquivo de uma pasta para outra estando ambas as pastas (origem e destino) na mesma unidade de disco, esse arquivo será copia- do, isto é, o arquivo selecionado ficará armazenado em ambas as pastas

Com relação à criação de pastas utilizando o Windows Explorer, selecione a al- ternativa correta

  • A.

    Para criar uma nova pasta em uma unidade qualquer, selecione a unidade dese- jada e clique na opção Nova Pasta do menu Editar. Uma caixa de diálogo será a- berta, na qual deverá ser informado o nome da nova pasta. Ao escolher o nome, clique no botão .

  • B.

    O Windows Explorer não permite a criação de subpastas, isto é, uma pasta não pode ser criada dentro de uma outra pasta

  • C.

    Para criar uma nova pasta em um disquete recém-formatado que já esteja em sua unidade de disco, clique na opção Nova Pasta no menu Inserir. Uma caixa de diálogo será aberta onde deverá ser informado o local (unidade de disquete) on- de a pasta será inserida e seu novo nome.

  • D.

    É possível criar uma pasta em um disquete recém-formatado que já esteja em sua unidade de disco, clicando com o botão direito do mouse na unidade de dis- quete, escolhendo a opção Enviar Pasta Para, e, em seguida, clicando em Disquete de 3½ (A:).

  • E.

    Para criar uma nova pasta em uma unidade qualquer, selecione a unidade em que a nova pasta será criada, clique no Menu Arquivo, escolha a opção Novo e clique em Pasta. A nova pasta surgirá na unidade desejada com o nome "Nova pasta". Digite o nome desejado para a nova pasta e, em seguida, pressione a tecla "Enter".

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