Questões de Jornalismo

Lista completa de Questões de Jornalismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Jornalismo Gonzo segue um estilo de narrativa em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação. Devido à total parcialidade e ao desprezo por todas as regras básicas do jornalismo clássico, esse tipo de jornalismo tem recebido muitas críticas. O Jornalismo Gonzo é considerado uma extensão ou derivação de um tipo de jornalismo que faz uso de técnicas literárias e cujo termo foi criado por Tom Wolf numa coletânea lançada em 1973. Marque a opção que condiz com esse estilo de jornalismo definido por Wolf e desenvolvido entre os anos 1960 e 1970.

    A) New Journalism.

    B) Jornalismo de Reportagem.

    C) News Literacy.

    D) Jornalismo Investigativo.

    E) Colunismo Social.

Sobre o Jornalismo Cidadão, também conhecido como Jornalismo Democrático ou Jornalismo Open Source, o pesquisador João Correia (2010) afirma que ele resulta de propostas concretas para reforçar a ligação do jornalismo com a vida cívica. Marque a única opção que NÃO diz respeito a uma vantagem do Jornalismo Cidadão, segundo o autor citado.

    A) Permite o acesso de muitas pessoas à produção e divulgação pública de mensagens, constituindo uma óbvia vantagem comparativa por parte de grupos de cidadãos que queiram constituir-se como públicos e que se encontram numa situação periférica.

    B) Está menos dependente de dilemas éticos que são colocados aos media tradicionais confrontados com a necessidade de retrair as suas críticas pelo receio de perderem dinheiro da publicidade ou o acesso aos níveis mais elevados de decisão politica.

    C) Permite a cobertura de notícias que os media tradicionais não acham rentáveis.

    D) Garante a legitimidade necessária para que o jornalista exerça a profissão de maneira engajada e conforme um tipo de ativismo político, deixando-o livre para produzir matérias jornalísticas seguindo tendências político-partidárias e com vistas à conquista de espaços de poder pelos partidos políticos.

    E) Autoriza, graças às suas características interativas (incluindo a possibilidade de adicionar comentários aos artigos), uma discussão mais substancial dos acontecimentos da atualidade de uma forma que os media tradicionais jamais poderiam permitir.

Marque a opção que NÃO traduz uma característica do Jornalismo Online:

    A) Instantaneidade

    B) Interatividade

    C) Perenidade

    D) Multimidialidade

    E) Homogeneidade de conteúdos

Num contexto marcado pela repressão à liberdade de imprensa, a Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal publicado em território nacional. Era um órgão oficial do governo português e começou a circular em 10 de setembro de 1808, com impressão feita em máquinas trazidas da Inglaterra. Porém, em 1º. de julho do mesmo ano, o exilado Hipólito José da Costa lançou, de Londres, um impresso que defendia ideias liberais e a emancipação da Colônia. O texto faz referência ao impresso que, para muitos, é considerado o primeiro jornal brasileiro, ainda que editado fora do Brasil. Marque a opção que diz respeito ao impresso citado.

    A) Correio Independente

    B) Correio Braziliense

    C) Gazeta Nacional

    D) O Libertário

    E) O Liberal

Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.

    A) É um fenômeno analisado sob a ótica marxista por filósofos alemães a partir da década de 1970.

    B) Segundo as análises dos teóricos que criaram esse termo, a articulação mercadológica entre cultura, arte e diversão criticava e contestava o modo de produção capitalista nos momentos de lazer da classe trabalhadora.

    C) Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, responsáveis pela criação do conceito, uma das características da indústria cultural é a neutralidade ideológica.

    D) Segundo os filósofos que criaram o termo indústria cultural, ao desenvolver produtos culturais com a finalidade do lucro, submetendo os consumidores à lógica industrial, a classe dominante promove a alienação das classes dominadas.

    E) No livro Cultura da Mídia (2001), Douglas Kellner lança a expressão “indústria cultural”.

Sobre os gêneros do jornalismo e seus respectivos produtos, marque a opção cujo produto se refere ao gênero opinativo.

    A) Notícia

    B) Reportagem

    C) Nota

    D) Entrevista

    E) Editorial

Segundo Luciana Mielniczuk (2003), o webjornalismo se divide em três fases ou gerações. No entanto, estudos mais recentes apontam para novas fases do webjornalismo. A respeito do assunto, marque a opção INCORRETA.

    A) Webjornalismo de primeira geração: na qual os produtos oferecidos eram reproduções de partes do que era veiculado nos jornais impressos.

    B) Webjornalismo de segunda geração: também conhecida como “fase da metáfora”, na qual links e outros recursos do hipertexto começam a ser explorados.

    C) Webjornalismo de terceira geração: caracterizado por interatividade, multimidialidade e customização.

    D) Webjornalismo de quarta geração: marcado pelo uso de tablets, ipads, smartphones etc, que propiciam a prática colaborativa no jornalismo, bem como pelo desenvolvimento de produtos articulados em torno de base de dados complexas.

    E) Webjornalismo de quinta geração: caracterizado pela manipulação de imagens e pela divulgação de Fake News em redes sociais.

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:

    A) foi elaborada a partir do postulado de que a imprensa seria muito eficaz ao determinar aos seus leitores sobre o que pensar.

    B) legitima e defende o poder de persuasão dos media, ao considerar que o jornalista é o único profissional capaz de orientar corretamente as decisões dos leitores.

    C) tratava, na sua primeira elaboração, da possibilidade dos media estabelecerem a agenda de uma campanha política.

    D) está preocupada com a influência dos media na vida social e, em especial, na esfera política.

    E) defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa.

Luiz Martins da Silva e Fernando O. Paulino (2005) afirmam que há três caminhos possíveis para promover a ética e a qualidade na atuação da mídia: “De início, a „livre? atuação da imprensa, em segundo lugar a interferência estatal e, por fim, a busca de construção de espaços compartilhados”. Para os autores citados, a fim de avaliar o papel e corrigir alguns desvios do jornalismo, foram criados alguns mecanismos de participação do público e da sociedade civil em espaços de arbitragem, de avaliação e de questionamento das práticas jornalísticas, bem como espaços dentro das empresas de comunicação para a autocrítica e a correção de erros cometidos pelos jornalistas. Sobre esse assunto, marque a opção que NÃO se enquadra nas ações ou nos mecanismos contemplados pela análise dos autores citados.

    A) Criação de colunas de correção de erros e de seções de cartas dos leitores na imprensa.

    B) Estabelecimento de Conselhos de Imprensa.

    C) Criação de colunas de Ombudsman na imprensa.

    D) Adoção de medidas de censura e controle governamental sobre a produção midiática.

    E) Constituição de Observatórios de Imprensa.

Friedland e Campbell (2009) enumeram três características da Escola de Sociologia de Chicago que podem servir de inspiração para o jornalismo: a) a procura de abordagens criativas no trabalho de investigação; b) a preocupação em realizar pesquisas não apenas para estudar a sociedade, mas também mudá-la; c) a busca por uma linguagem simplificada e acessível aos leitores, inclusive com a exploração de recursos gráficos.
O pensador mais proeminente da Escola de Sociologia de Chicago, considerado um dos primeiros teóricos do jornalismo, que desenvolveu uma abordagem de pesquisa empírica voltada à observação das relações interpessoais no contexto urbano, é:

    A) Marshall Mcluhan

    B) Robert Ezra Park

    C) Robert Merton

    D) Paul Lazarsfeld

    E) Harold Lasswell

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...