Questões de Jornalismo do ano 2020

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As informações de uma campanha encaminhadas à imprensa devem ser enviadas em um release, que terá que seguir os parâmetros de

    A) texto técnico na área da empresa ou instituição.

    B) texto meramente propagandístico.

    C) texto exclusivamente publicitário.

    D) artigo científico.

    E) matéria jornalística, iniciando pelo lead.

Os assessores de imprensa são os responsáveis pela divulgação e pelo convite aos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva. Na realização dessa ação, os profissionais enviam um press release com as informações do evento. Feita essa etapa, para que seja confirmado o recebimento do material, deverá ser feito um

    A) media training.

    B) follow up.

    C) mailing list.

    D) comunicado.

    E) clipping.

Dentro da tipologia, há vários caracteres que apresentam serifa, que é um pequeno filete ou traço na extremidade das hastes. Esse é o caso

    A) do Times New Roman.

    B) da Verdana.

    C) da Arial Black.

    D) da Futura.

    E) da Calibri.

Na terminologia jornalística, a palavra "barriga" é utilizada significando

    A) uma folha solta encartada no jornal.

    B) o contorno arredondado de uma letra.

    C) uma informação que só o jornal publicou.

    D) um grave erro de informação que foi publicado.

    E) uma palavra isolada no final do parágrafo.

Considere as definições abaixo:


I. Texto que expressa a opinião do veículo e que comumente não é assinado.

II. Flerta com a literatura e, em seu conteúdo, denota-se a opinião do seu autor.

III. Em geral é composta por pequenas notas, muitas delas carregadas de opinião.


Essas definições são, respectivamente, de:

    A) editorial ? coluna ? crônica.

    B) crônica ? coluna ? editorial.

    C) coluna ? editorial ? crônica.

    D) crônica ? editorial ? coluna.

    E) editorial ? crônica ? coluna.

O Correio Braziliense, fundado em 1808 por Hipólito José da Costa, em Londres, é considerado o primeiro jornal brasileiro. No entanto, o primeiro jornal impresso em solo brasileiro foi

    A) Gazeta do Rio de Janeiro.

    B) Idade d'Ouro do Brasil.

    C) Jornal do Brasil.

    D) Correio Paulistano.

    E) Revérbero Constitucional Fluminense.

Nos anos 1960, um livro propôs uma análise estruturalista dos meios de comunicação, num momento em que vários paradigmas divergiam sobre o tema. Para o seu autor, a teoria crítica frankfurtiana via os processos de comunicação com negatividade, do outro, correntes como a funcionalista norte-americana e a midialógica de McLuhan entendiam as mudanças na comunicação como um processo virtuoso, derivado da democratização e da integração cultural. O livro e o autor são, respectivamente,

    A) A Máquina Universo, de Pierre Lévy.

    B) Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno.

    C) Dos meios às mediações, de Jesús Martín-Barbero.

    D) Apocalípticos e Integrados, de Umberto Eco.

    E) Pensar as Mídias, de Armand Mattelart.

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em seu artigo 17, aponta que aqueles que o descumprirem estão sujeitos a inúmeras penalidades, tais como a de observação, advertência e

    A) aplicação de multa de acordo com a sua infração.

    B) suspensão e exclusão do quadro de sócios do Sindicato dos Jornalistas.

    C) pena de prisão se for reincidente.

    D) cassação do seu registro profissional.

    E) suspensão do exercício profissional do jornalismo.

Leia o trecho a seguir, extraído dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo”:

1. A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna ? é possível ter 100% de isenção? ? a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles:

[...]

d. Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;


O trecho de tais princípios descreve

    A) a ciência social aplicada, tradução do conhecimento acadêmico a termos correntes.

    B) o publicismo, seleção de temas que divulguem um programa político, ideológico ou partidário.

    C) o influencing, exercício do poder de direcionar a pauta do debate público.

    D) o editorialismo, construção de análises, expressando a opinião do veículo a partir dos fatos mais relevantes.

    E) o gatekeeping, identificação e seleção de temas de interesse público com base no valor-notícia.

Considere a notícia a seguir:


Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014


SÃO PAULO ? A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)


As denúncias

    A) geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. O gabinete de crise deve se esforçar para manter a crise neste patamar.

    B) configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes contribuem para mitigar a crise.

    C) não configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas não são responsáveis pela cadeia produtiva e as respostas dadas pelos representantes estão adequadas.

    D) configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes não mitigam essa crise.

    E) geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. As respostas dadas pelos representantes foram inadequadas, pois podem gerar nova crise de imagem.

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