Questões sobre Assessoria de Comunicação no Jornalismo

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As informações de uma campanha encaminhadas à imprensa devem ser enviadas em um release, que terá que seguir os parâmetros de

    A) texto técnico na área da empresa ou instituição.

    B) texto meramente propagandístico.

    C) texto exclusivamente publicitário.

    D) artigo científico.

    E) matéria jornalística, iniciando pelo lead.

Os assessores de imprensa são os responsáveis pela divulgação e pelo convite aos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva. Na realização dessa ação, os profissionais enviam um press release com as informações do evento. Feita essa etapa, para que seja confirmado o recebimento do material, deverá ser feito um

    A) media training.

    B) follow up.

    C) mailing list.

    D) comunicado.

    E) clipping.

Considere a notícia a seguir:


Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014


SÃO PAULO ? A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)


As denúncias

    A) geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. O gabinete de crise deve se esforçar para manter a crise neste patamar.

    B) configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes contribuem para mitigar a crise.

    C) não configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas não são responsáveis pela cadeia produtiva e as respostas dadas pelos representantes estão adequadas.

    D) configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes não mitigam essa crise.

    E) geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. As respostas dadas pelos representantes foram inadequadas, pois podem gerar nova crise de imagem.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.


PORQUE


II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)


Está correto o que se afirma em:

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

    C) As asserções I e II são proposições falsas.

    D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O release produzido pela assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa é um

    A) texto que só ganha status de palavra oficial quando é decorrente de coletivas de imprensa, quando os jornalistas conseguem confirmar as informações nele contidas.

    B) documento emitido pelo órgão público com linguagem jornalística; para os jornalistas, trata-se da opinião da liderança do governo.

    C) texto emitido pelo órgão público com linguagem publicitária para promover as ações positivas; eventuais acontecimentos negativos não estão sob alçada da assessoria.

    D) texto que, apesar de ser emitido pelo órgão público, não é considerado pelos jornalistas como palavra oficial.

    E) documento emitido pelo órgão público com linguagem jornalística; para os jornalistas, portanto, trata-se de palavra oficial.

Para apresentar ao público um personagem ainda pouco conhecido, porém de grande relevância para sociedade, deve-se preferir o uso de:

    A) perfil.

    B) resenha.

    C) editorial.

    D) nota em coluna social.

    E) ensaio fotográfico em estúdio profissional.

Relacione as colunas a seguir:

1. Autoridade, personalidade ou outro ator social reúne a imprensa para falar sobre determinado evento ou acontecimento.

2. Texto preparado por jornalista ou pela Assessoria de Imprensa, sobre assunto de interesse de uma empresa ou Instituição, para ser enviado a mídia para divulgação.

3. Conjunto de material de divulgação de uma personalidade, organização, empresa, produzido por Assessorias de Imprensa para divulgação na mídia.

4.Preparação do porta-voz para atendimento junto à mídia.

5. Atividade que busca a conquista de mídia espontânea para organizações e instituições junto às empresas jornalísticas.


( ) Press kit

( ) Media training

( ) Entrevista coletiva

( ) Assessoria de Imprensa

( ) Release


A sequência, de cima para baixo,que expressa corretamente a correlação entre as duas colunas é

    A) 4-3-1-5-2.

    B) 3-4-1-5-2.

    C) 3-4-5-2-1.

    D) 2-1-4-3-5.

Em uma festa estudantil no Campus Universitário da UFPA, à margem do rio Guamá, um jovem estudante, no final da festa, foi tomar banho no rio e morreu afogado. A forma mais adequada de gerenciar a comunicação, gerada por este fato, neste momento de crise será

    A) organizar todas as informações sobre o evento e passá-las para o reitor da universidade, para que ele possa responder às questões solicitadas pela mídia durante as entrevistas sobre o acontecimento e para que possa assumir as responsabilidades da organização junto aos atores envolvidos, como policiais e familiares do estudante.

    B) sistematizar as informações e conversar com os atores sociais envolvidos, colegas e pais do estudante, para que o caso não vaze para a mídia, provocando desconforto tanto para a família quanto para a universidade.

    C) providenciar as questões legais, como boletim de ocorrência, e dirigir as ações para que a comunicação sobre o evento seja assumida pela polícia local.

    D) evitar que o assunto chegue à administração superior, podendo, para tanto, gerenciar a crise junto aos colegas e parentes do estudante,bem como com ações legais junto às autoridades policiais.

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