Questões de Legislação de Trânsito do ano 2020

Lista completa de Questões de Legislação de Trânsito do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


A placa de sinalização precedente indica ser proibido

    A) estacionar.

    B) ultrapassar pela direita.

    C) mudar de faixa ou pista de trânsito da esquerda para a direita.

    D) parar e estacionar.

    E) transitar pelo acostamento.

O motorista de uma ambulância passou sobre uma poça de lama e, propositalmente, arremessou água com detritos sobre pedestres que estavam em um ponto de ônibus.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, essa conduta do motorista da ambulância é considerada infração

    A) grave, sujeita a multa e apreensão do veículo.

    B) média, sujeita a multa.

    C) leve, sem previsão de multa.

    D) gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo.

    E) média, sujeita a multa e recolhimento da habilitação.

No que se refere a direção defensiva, prevenção de acidentes, mecânica básica e dispositivos da legislação de trânsito brasileira, assinale a opção correta.

    A) O método básico de prevenção de acidentes consiste em cinco ações interligadas: conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade.

    B) Conselho municipal de trânsito é órgão consultivo que não compõe o Sistema Nacional de Trânsito e que consiste no foro adequado para o cidadão sugerir, questionar e atuar de forma integrada e efetiva na busca de um trânsito seguro, funcional e justo para todos.

    C) Em um veículo, desgaste irregular dos pneus, vibrações no volante, direção puxando para um dos lados e volante fora de centro representam sinais de desbalanceamento.

    D) Em áreas urbanas, ainda que haja passeios em condições adequadas de uso, os pedestres sempre têm prioridade sobre os veículos nas pistas de rolamento, desde que circulem em fila única pelos bordos da pista.

    E) Distância de reação é aquela que o motorista deve manter entre o seu veículo e o que vai à sua frente, de forma que ele consiga parar o seu veículo, mesmo em uma situação de emergência, sem colidir com a traseira do outro.

De acordo com determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a partir de 2019 tornou-se obrigatório que todos os carros do Brasil passem por uma verificação regular, de inspeção de veículos. Sem esse processo, o carro não poderá circular nas ruas. A respeito da inspeção veicular, assinale a opção correta.

    A) A inspeção de carro utilizado para transporte escolar deve ser feita anualmente, enquanto aqueles utilizados para transporte internacional devem fazer uma vistoria a cada seis meses.

    B) A inspeção veicular é uma exigência da legislação de trânsito brasileira, definida em casos específicos, normatizada pelo CONTRAN, com o objetivo de evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou com condições inadequadas de uso sejam legalizados.

    C) Um dos requisitos para que um veículo seja utilizado no transporte escolar e aprovado na inspeção é que o condutor possua carteira de motorista na categoria D e seja maior de 21 anos de idade. Além disso, para o transporte de crianças menores de 12 anos de idade, há também a necessidade de um acompanhante, com idade acima dos 18 anos.

    D) A primeira parte da inspeção veicular é a inspeção de segurança, que possui três etapas: a primeira é a averiguação visual, na qual são conferidos, entre outros, a cor, o modelo e o ano de fabricação do veículo; a segunda ocorre de forma mecanizada, sendo realizados testes que colocam à prova o funcionamento dos freios, da suspensão e do deslizamento lateral; na terceira etapa, o profissional responsável averigua a parte de baixo do veículo.

    E) Em se tratando de veículos de passeio e transporte escolar no primeiro ano de operação, serão considerados reprovados na inspeção veicular aqueles que tiverem apresentado qualquer defeito classificado como defeito grave (DG) ou defeito muito grave (DMG) em seus itens de segurança nesse período.

A respeito do chassi, julgue os itens a seguir.


I Em alguns veículos, os sistemas embarcados são montados diretamente na carroceria; nesse caso, é utilizado o termo monobloco para designar esse tipo de estrutura de suporte.

II O número do chassi, uma espécie de identificação de série, é formado por dezessete números, cada qual com uma função diferente, para identificar o veículo, sua origem, sua marca, seu modelo e outras informações.

III As quatro construções de chassi mais comuns são monobloco, carroceria sobre chassi (tipo longarina), chassi tubular e monocoque.

IV Em caso de colisões, o chassi e a carroceria devem absorver a energia do impacto, deformando-se de forma controlada, o que evita que os ocupantes do veículo sejam atingidos. Para isso, os modelos atuais são projetados de forma a criar uma célula de sobrevivência ao redor do habitáculo, de maneira que a deformação desta seja a menor possível.


Assinale a opção correta.

    A) Apenas os itens I e II estão certos.

    B) Apenas os itens I e III estão certos.

    C) Apenas os itens II e IV estão certos.

    D) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

    E) Apenas os itens II, III e IV estão certos.

A distância que o veículo percorre desde o momento em que o condutor vê o perigo até ele apoiar o pé sobre o freio é chamada de

    A) distância de frenagem.

    B) distância de reação.

    C) distância de parada.

    D) distância de segmento.

    E) distância de segurança.

Para a condução em via pública de um quadriciclo cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg, o seu condutor deve estar habilitado, no mínimo, na categoria

    A) E.

    B) D.

    C) C.

    D) A.

    E) B.

A conduta do pedestre de atravessar pistas de rolamento em viadutos, pontes ou túneis onde não existe permissão para tanto caracteriza infração de trânsito

    A) leve, com pena de repreensão.

    B) leve, com pena de multa no mesmo valor atribuído à infração de natureza leve.

    C) leve, com pena de multa em 50% do valor da infração de natureza leve.

    D) média, com pena de multa em 50% do valor da infração de natureza média.

    E) grave, com pena de multa em 50% do valor da infração de natureza grave.

Segundo estatísticas confiáveis, a principal causa dos acidentes de trânsito é

    A) má condição da via.

    B) falha humana.

    C) falha mecânica.

    D) falta de sinalização.

    E) fiscalização ineficiente.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima de uma via será de

    A) oitenta quilômetros por hora nas vias urbanas de trânsito rápido.

    B) quarenta quilômetros por hora nas vias urbanas arteriais.

    C) sessenta quilômetros por hora nas vias urbanas locais.

    D) oitenta quilômetros por hora, para ônibus e micro-ônibus, nas rodovias rurais de pista simples.

    E) noventa quilômetros por hora, para automóveis, camionetas e motocicletas, nas rodovias rurais de pista simples.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...