Questões sobre Infrações

Lista completa de Questões sobre Infrações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um condutor foi flagrado por um agente da autoridade de trânsito atirando resíduos na via de circulação.


Por essa conduta, é correto afirmar que o motorista está cometendo qual tipo de infração?

    A) Leve.

    B)

    Média.



    C) Grave.

    D) Gravíssima.

Trambiquildo transitava com seu veículo pela Rodovia CTB 365 quando seu veículo apresentou pane elétrica e interrompeu a marcha em uma das pistas de rolamento, porém conseguiu empurrá-lo até a faixa de rolamento da direita onde parou o veículo. Prontamente, buscou, em seu porta-malas, a caixa de ferramentas e iniciou imediatamente o reparo de seu veículo, sem, contudo, ter posicionado o triângulo de emergência, que permaneceu no porta-malas. De imediato, o sistema de monitoramento da concessionária da rodovia identificou a emergência e enviou um guincho para auxílio e remoção do veículo. Trambiquildo, entretanto, se recusou a utilizar-se do guincho, uma vez que já estava efetuando o reparo. No tocante à conduta, Trambiquildo

    A) cometeu infração de trânsito grave sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.

    B) cometeu infração de trânsito leve sujeita à penalidade de multa.

    C) cometeu infração de trânsito média sujeita à penalidade de multa.

    D) não cometeu nenhuma infração de trânsito.

    E) cometeu infração de trânsito gravíssima sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.

Segundo o Código de Transito Brasileiro, art. art. 176, “deixar o condutor envolvido em acidente com vítima”:


I. De prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo.

II. De adotar providências, podendo fazê-lo, no sentido de evitar perigo para o trânsito no local.

III. De preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da polícia e da perícia.

IV. De adotar providências para remover o veículo do local, quando determinadas por policial ou agente da autoridade de trânsito.

V. De identificar-se ao policial e de lhe prestar informações necessárias à confecção do boletim de ocorrência:


A punição é de:

    A) Infração - gravíssima; Penalidade - multa (duas vezes) e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação.

    B) Infração - grave; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação.

    C) Infração - leve; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação.

    D) Infração - grave; Penalidade - multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação.

    E) Infração - gravíssima; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação.

Segundo o Código de Transito Brasileiro, art. 175, “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus”, a infração será:


Assinale a opção CORRETA:

    A) Infração - gravíssima; Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

    B) Infração - gravíssima; Penalidade - multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

    C) Infração - grave; Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

    D) Infração - média; Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

    E) Infração - leve; Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Segundo o Código de Transito Brasileiro, as infrações cometidas em relação às resoluções do CONTRAN terão suas penalidades e medidas administrativas definidas nas próprias resoluções. No art. 162, inciso III, “dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo”, a infração será:


Assinale a opção CORRETA:

    A) Infração - grave; Penalidade - multa (duas vezes). Penalidade Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

    B) Infração - gravíssima; Penalidade - multa (duas vezes). Penalidade Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

    C) Infração - leve; Penalidade - multa (duas vezes). Penalidade Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

    D) Infração - gravíssima; Penalidade – multa: multa (cinco vezes); Penalidade Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

    E) Infração - grave; Penalidade - multa (três vezes). Penalidade Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Após a leitura do texto abaixo, responda à questão seguinte:


[...] Normalmente, as pessoas acham que conhecem seu ponto de tolerância ao álcool e que podem beber sem colocar em risco a segurança no trânsito, mas estudos científicos apontam que não há uma quantidade de álcool que possa ser ingerida e considerada segura para se dirigir. Muitos fatores influenciam na absorção e na eliminação do álcool do organismo e mesmo pequenas quantidades são suficientes para comprometer a capacidade de condução. [...]

http://www.dnit.gov.br/noticias/alcool-e-direcao-uma-mistura-que-nao-acaba-bem


De acordo como o texto, direção e álcool não combinam, pois há vários fatores que influenciam no organismo de cada pessoa. Em consonância, o artigo 276 do CTB determina que qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor de veículo automotor às penalidades de

    A) multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

    B) multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir por 6 meses.

    C) multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

    D) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 6 meses.

    E) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Feita a leitura do excerto do texto de Marina Petri, publicado em 18 de maio de 2018, responda ao que se pede:
[...] Celular e direção são uma combinação perigosa. AAssociação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelou que o uso de celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil – atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas. São cerca de 150 óbitos por dia no país e quase 54 mil por ano provocados pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir. [...] (https://portaldotransito.com.br/noticias/uso-de-celular-na-direcao-e-terceira-causa-de-mortes-no-transito-no-brasil/).
Avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições, embasando-se na temática principal do fragmento do texto e na legislação de trânsito vigente.
( ) Dirigir o veículo utilizando o telefone celular segundo o Código de Trânsito Brasileiro é infração de natureza GRAVE. ( ) Caso o condutor esteja dirigindo o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular, a infração é de natureza MÉDIA. ( ) Na hipótese de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular a infração é de natureza GRAVÍSSIMA.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, F e V.

    B) V, V e F.

    C) F, V e V.

    D) V, F e V.

    E) F, V e F.

Após a leitura do texto abaixo, responda à questão seguinte:


[...] Normalmente, as pessoas acham que conhecem seu ponto de tolerância ao álcool e que podem beber sem colocar em risco a segurança no trânsito, mas estudos científicos apontam que não há uma quantidade de álcool que possa ser ingerida e considerada segura para se dirigir. Muitos fatores influenciam na absorção e na eliminação do álcool do organismo e mesmo pequenas quantidades são suficientes para comprometer a capacidade de condução. [...]

http://www.dnit.gov.br/noticias/alcool-e-direcao-uma-mistura-que-nao-acaba-bem


Sobre a temática: álcool e direção, analise as afirmações.


I- O passageiro de veículo automotor envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito poderá ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que, por meios técnicos ou científicos, na forma disciplinada pelo CONTRAN, permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.

II- A infração de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência também poderá ser caracterizada mediante imagem, vídeo, constatação de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo CONTRAN, alteração da capacidade psicomotora ou produção de quaisquer outras provas em direito admitidas.

III- Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, configura crime de trânsito.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

    A) I e III.

    B) II e III.

    C) I, II e III.

    D) III apenas.

    E) I e II.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...